Tom Cruise dispensou dublês em várias cenas de ação

Missão: Impossível – Efeito Fallout ★★★★☆

Título original: Mission: Impossible – Fallout
Ano: 2018
Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Henry Cavill, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Sean Harris, Angela Basset, Michelle Monaghan e Alec Baldwin.

Não sou aquela pessoa que “largou tudo para viajar”. Equanto não chegam as próximas férias, aproveito, então, para fazer passeios de outras formas: planejando os próximos destinos, assistindo filmes, lendo livros, maratonando séries, ouvindo músicas, conferindo exposições de arte e outras coisas. Volta e meia eu posto algo relativo a alguma desses hobbies por aqui. Mas o que um filme de ação tem a ver com viagem? Bom, é frequente nesse estilo cinematográfico as cenas em locais conhecidos e turísticos com direito a perseguições e outras peripécias, o que gera uma curiosidade de como e onde foram filmadas. Aproveito e sempre dou uma pesquisada, já que também sou formado em cinema.

Uma boa parte do filme se passa em Paris
Uma boa parte do filme se passa em Paris

O sexto e mais recente título da franquia Missão: Impossível se passa, em grande parte, na cidade de Paris. As locações incluíram a Trocadéro Esplanade, que fica próxima à Torre Eiffel, o Le Grand Palais, o rio Sena, a Cathédrale de Notre-Dame, o Arc de Triomphe e outras. Para quem ainda não conhece, o famoso Arco do Triunfo fica no centro de uma rotatória ligada a nada menos que 12 avenidas, incluindo a Champs-Élysées. O trânsito ficou fechado por 90 minutos para a gravação das cenas. Você consegue imaginar a organização necessária para realizar tal proeza? Principalmente se considerar que se trata de um filme de ação, com muito movimento de câmera, veículos em movimento, etc. Só de pensar na produção necessária para resultar em poucos segundos no corte final do filme eu já fico com dor de cabeça.

Tom Cruise quebra o tornozelo em Londres
Tom Cruise quebra o tornozelo em Londres

Uma parte menor da trama se passa em Londres e é possível ver diversos pontos turísticos, como no topo da famosa torre Tate Modern, a grandiosa St. Paul’s Cathedral e na área da Blackfriars Bridge. Foi nessa cidade, ao gravar uma cena em que pulava de um prédio para o outro, que Tom Cruise acabou quebrando o tornozelo, o que atrasou a produção por algumas semanas. Obviamente também é possível ver locais famosos como o prédio do parlamento com a torre do Big Ben, a enorme roda gigante da London Eye e outros pontos que ajudam o espectador a se ambientar na cidade inglesa.

Preikestolen, na Noruega
Preikestolen, na Noruega

Além da França e Reino Unido, as filmagens também aconteceram na Noruega, Nova Zelândia e Emirados Árabes. Uma coisa legal é que a magia do cinema é usada para deslocar o espectador do local de origem. As imagens no famoso Preikestolen da Noruega, por exemplo, foram utilizadas para cenas que se passam na Índia. A maior parte das tomadas de helicóptero feitas na Nova Zelândia, que Tom Cruise aprendeu a pilotar para dar mais realidade à atuação e evitar o uso de dublês e efeitos especiais, no filme também parecem ser na Ásia. Além disso, ao vermos o personagem pulando de um avião, não temos como saber que as filmagens aconteceram perto de Abu Dhabi. Outra parte da trama se passa em Berlim, na Alemanha.

Cenas do helicóptero foram gravadas em Queenstown, Nova Zelândia
Cenas do helicóptero foram gravadas em Queenstown, Nova Zelândia

O resultado é um filme cheio de ação em que, pelo menos para mim, pouco importa a história – embora ela exista e tenha lógica dentro do mundo da franquia. Inclusive não vou aprofundar no enredo, justamente para evitar spoilers. Tom Cruise, assim como todo o restante do elenco cheio de estrelas, não decepciona nas atuações. As lutas e perseguições são bem filmadas e editadas, permitindo que você entenda perfeitamente o que está acontecendo. A trilha sonora icônica da série está presente. Enfim, apenas recomendo que quem gosta desse estilo cinematográfico assista ao filme e aproveite para prestar atenção às locações. Quem sabe você reconhece outros lugares que passaram batido por mim ou inclua esses destinos nos seus próximos passeios? Boa viagem!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s