Restaurante Bené da Flauta

Ouro Preto – Restaurante Bené da Flauta

Apesar de ter visitado Ouro Preto diversas vezes ao longo dos últimos anos, eu nunca tinha ido a esse restaurante, que fica muito bem localizado no centro histórico da cidade, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis e próximo à Feira de Artesanato do Largo Coimbra. Talvez seja o caso de um desses lugares que você sempre passa na porta, mas não presta muita atenção. Ou talvez o fato de que eu e meus amigos sempre vamos n’O Passo Pizzajazz, que é nosso restaurante queridinho de Ouro Preto. Seja qual for o motivo, isso foi corrigido na minha última ida à antiga capital do estado de Minas Gerais e venho aqui contar como foi a experiência.

Bené da Flauta
Bené da Flauta | Foto: Dimas Guedes

O restaurante recebe o nome de um artista local que chamava a atenção dos turistas que visitam a cidade. Bené da Flauta partia de um pedaço de cana, bambu e outros materiais para fabricar seus instrumentos musicais, que usava para alegrar as pessoas que cruzavam seu caminho, se tornando um lendário personagem das ladeiras de Ouro Preto.


Ambiente ★★★★★

O restaurante funciona em um belo sobrado colonial do centro histórico, na Rua São Francisco de Assis, 32. O casarão, assim como tantos outros monumentos da região, está em ótimo estado de conservação, tanto do lado de fora, quanto por dentro. As mesas estão distribuídas nos espaçosos ambientes dos dois andares.

Sobrado onde funciona o restaurante
Sobrado onde funciona o restaurante

Na hora que eu fui, para o almoço, o movimento estava tranquilo na parte de baixo, com várias mesas vagas. Isso porque a maioria das pessoas preferem mesmo ficar no segundo andar, cujo salão com janelas vastas proporciona uma vista panorâmica linda da cidade, além de clima muito agradável. Dali é possível ver a portada da igreja de São Francisco de Assis, obra prima de Aleijadinho, da rua dos Paulistas, do Antônio Dias, da casa de Scliar, da igreja de Santa Efigênia, da capela das Dores e tantas outras construções históricas primorosas.

Ambiente do segundo andar
Ambiente do segundo andar

Serviço ★★★★☆

Conseguimos uma mesa junto à janela sem ter que esperar nem um minuto sequer. Se você preferir se planejar com antecedência, é possível solicitar uma reserva através da página oficial do restaurante. Imagino que ele fique mais cheio a noite, já que a maioria das pessoas prefere não interromper os passeios do dia para um almoço mais demorado. Não que o serviço fosse ruim, mas pedidos à la carte sempre exigem mais tempo de preparo, então não é como um self-service ou fast-food que você chega e a comida está toda pronta.


Preço ★★★★☆

Sempre que eu vou a um restaurante desse nível, eu penso no custo/benefício. Eu não me importo de pagar um pouco mais caro por uma comida, ambiente e serviço de qualidade. Infelizmente eles não disponibilizam o cardápio no site e eu não gosto de postar preços específicos aqui porque eles podem ficar rapidamente defasados (talvez por isso mesmo nem eles coloquem). De qualquer maneira, digo que o valor está adequado para o que é oferecido.


Comida ★★★★★

No menu há língua, rabada, carne seca, ossobuco, carré de carneiro, pirão e outros pratos regionais brasileiros, mas também massas italianas, salmão, bacalhau e outros ingredientes e pratos da culinária mundial. Nesse dia, estávamos com vontade de comer um bom prato típico da culinária mineira. As opções eram frango com quiabo, feijão tropeiro e tutu à mineira, todos os três servidos apenas no horário de almoço.

Tutu à Mineira
Tutu à Mineira

Escolhemos comer o Tutu à Mineira, que vinha com feijão batido com farinha de mandioca, ovos e torresmo, acompanhado de fatias de lombo de porco, ovo cozido, linguiça, torresmos, couve mineira e arroz branco. Serve com fartura duas pessoas, então a refeição ficou barata.

Para sobremesa havia opções de doces regionais, tortas e outros. Como íamos continuar o passeio, subindo e descendo muitas ladeiras, resolvemos não exagerar na refeição e deixamos para experimentar em uma outra oportunidade.


Resumo ★★★★☆

A ida a esse restaurante já é recompensada pelo ambiente agradável, com vista para vários pontos turísticos da cidade. Somando a isso o gostinho de comida caseira da culinária mineira, não tem como não recomendar esse restaurante. Quero voltar em outra oportunidade para experimentar os pratos de influência internacional e as sobremesas.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s