Mario Vargas Llosa

Arequipa – Mario Vargas Llosa

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa em 1936, quando seus pais já estavam separados. Parte da sua infância foi vivida em Cochabamba, na Bolívia, para onde se mudou com a mãe e os avós maternos. Nessa época, ele acreditava que seu pai havia morrido, já que a família não queria admitir o divórcio. Anos depois se mudou para Piura, no Peru e, com dez anos, foi morar em Lima. Lá finalmente conheceu pessoalmente seu pai, Ernesto Vargas Maldonado, com quem sua mãe, Dora Llosa Ureta, voltou a ter um relacionamento. Aos 14 anos, ingressou a mando de seu pai no Colegio Militar Leoncio Prato e, anos depois, começou a trabalhar como jornalista amador. Essas experiências pessoais serviram como base para seu primeiro romance, A cidade e os cachorros, publicado em 1963.

Trecho do livro "A cidade e os cachorros"
Trecho do livro “A cidade e os cachorros”

Aliás, experiências pessoais costumam aparecer em suas obras, bem como fatos históricos dos locais retratados. Temas políticos e sociais são frequentes, incluindo aí a busca pela liberdade pessoal contra uma realidade opressiva. Chegou também a se envolver diretamente com a política. Assim como outros intelectuais da época, Vargas Llosa apoiou a Revolução Cubana e o governo de Fidel Castro. Com o tempo, entretanto, passou a acreditar que o socialismo era incompatível com seus ideais de liberdade, se identificando como liberal. Foi um dos fundadores do partido político Movimiento Libertad, em defesa da camada mais pobre da sociedade, e chegou a concorrer à presidência em 1990, perdendo para Alberto Fujimori.

Casa Museo Mario Vargas Llosa
Casa Museo Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa é considerado um dos grandes escritores latino-americanos, tendo recebido o Prêmio Nobel de Literatura em 2010. Apesar de morar atualmente na Espanha, para onde foi em 1958 para completar seus estudos, Vargas Llosa passa cerca de três meses por ano no Peru, onde ainda possui familiares. Um dos destaques turísticos de Arequipa é a Casa Museo Mario Vargas Llosa, um espaço criado para mostrar sua vida e obras, instalado na casa em que nasceu. O museu possui 16 salas que fazem uso de hologramas, vídeos em 3d e outros componentes como objetos doados pelo próprio escritor. O ideal é que se reserve pelo menos 1h30 para esse passeio. Ele fica na Avenida Parra, 101 e abre de terça a domingo.

Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa
Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa

Recomendo também uma visita à Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa, que funciona em um casarão construído com as brancas rochas vulcânicas que são características da cidade. Como está localizada no centro histórico e tem entrada gratuita, é uma boa pedida para quem está com menos tempo e quer ter contato com a obra do autor – muitos de seus livros estão expostos no local.

Pátio da Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa
Pátio da Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa

A biblioteca é mais voltada para o uso dos moradores da cidade e não conta a história do escritor. Isso não quer dizer que ela não tenha seus atrativos turísticos. Eu mesmo adorei a arquitetura do local e os jardins bem silenciosos. O clima do lugar é bem agradável.

Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa
Biblioteca Regional Mario Vargas Llosa

A biblioteca foi inaugurada em 2011 com a presença do escritor. Vargas Llosa declarou, na ocasião, que começou a ler aos cinco anos de idade, sonhando em ser escritor desde então. Além dos livros destinados para consulta e empréstimo, ali está exposta a coleção pessoal do autor, que doou milhares de exemplares de sua biblioteca para a cidade de Arequipa. Eu, particularmente, acho muito interessante dar uma olhada no que o autor de livros tão interessantes costumava ler. A biblioteca, que fica na Calle San Francisco, 308, abre de segunda a sábado e a entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s