Terminal 1 do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle

Paris – Transporte entre o aeroporto Charles de Gaulle e Paris

Uma das coisas importantes de se pesquisar antes de fazer uma viagem internacional é o transporte entre local de chegada e sua hospedagem. Aliás, é bom ver isso até antes de comprar a passagem, caso a cidade em que você vai ficar tenha mais de uma opção de aeroporto ou estação. Às vezes vale mais a pena pagar um pouco mais caro na passagem, mas chegar em uma região central, perto do seu hotel ou com mais facilidade de transporte, por exemplo. Vamos considerar que você chega em Paris no Aéroport Paris-Charles de Gaulle (CDG). As variantes para determinar que tipo de transporte escolher para ir até Paris são: conforto, tempo, preço, destino final e quantidade de passageiros.

Taxi entre Paris e o aeroporto Charles de Gaulle
Taxi entre Paris e o aeroporto Charles de Gaulle

Quem é bonita faz a Angélica e vai de taxi. Esta é a opção mais confortável, já que você pega o transporte logo na saída do desembarque, em qualquer um dos terminais, e desce glamorosa na porta do seu hotel. A única preocupação é se certificar que se trata de um taxi oficial: eles são identificados pela luz em cima do veículo com o escrito “taxi” e taxímetro no painel interno, sendo recomendado ignorar qualquer proposta de pessoas que esperam passageiros nas saídas dos desembarques.

A tarifa para Paris (central) é padronizada, sendo dividida em duas categorias: se você vai ficar à margem direita ou esquerda do rio Sena. Se o destino é outro, como o Parc des expositions, La Défense, Aéroport Paris-Orly, Disneyland Paris ou Versailles, por exemplo, há indicações dos valores aproximados. Se você está viajando sozinho, pode ficar caro pegar um taxi, mas o preço é diluído se vão até quatro pessoas juntas, então esse é um fator importante a se considerar (mas tem que pensar se cabem as malas de todos no mesmo carro). Para conferir os preços atuais, acesse a página oficial.

Se você já quer chegar no aeroporto com um transfer reservado (caso você necessite de um carro maior ou adaptado para cadeira de rodas, por exemplo) é possível fazer o agendamento no G7. Nesse caso, também é possível pedir um taxi compartilhado, uma boa opção para pagar um pouco menos se você estiver sozinho ou de duas pessoas. No local de partida, escreva a opção “Roissy CDG #”, em que o # deve ser substituído pelo seu terminal de chegada.

Transporte público entre Paris e o aeroporto Charles de Gaulle
Transporte público entre Paris e o aeroporto Charles de Gaulle

Agora, se você quer economizar mesmo, o negócio é enfrentar o transporte público. E eu digo enfrentar porque dá mais trabalho, tanto por não te deixar na porta da sua hospedagem quanto pela função que é ficar carregando mala para cima e para baixo depois de viajar por mais de sei lá quantas horas, talvez mais de um dia. Além disso, sempre dá uma insegurança se for a sua primeira vez na cidade, ainda mais sem falar a língua local. Mas vamos lá, talvez a economia valha o esforço.

Há várias opções de ônibus. O Le-Bus Direct é o serviço de transporte oficial que liga o aeroporto ao Etoile/Champs Elysées ou Torre Eiffel (linha 2); ao Aéroport Paris-Orly (linha 3); e às estações Gare de Lyon e Gare Monparnasse (linha 3). Esses são ônibus caros, mas fica bem mais barato que ir sozinho em um taxi, mesmo que você precise pegar outro metrô até seu destino final. Já o Roissybus é um pouco mais barato e faz a ligação entre o Aéroport Paris-Charles de Gaulle e a Opéra. Se seu destino final é a Disneyland Paris, há a opção de pegar o Val d’Europe. Já o Filéo Roissy te leva para outras cidades. Além desses, tem as opções mais baratas como o Noctilien (ônibus noturno) e as linhas 350, 351 e 19 (ônibus comum). Algumas dessas opções de transporte aceitam o Navigo, desde que seja comprado para das zonas 1-5, e o Paris Visite. Para entender o sistema de transporte de Paris, acesse a postagem Bilhetes e passes do Métro de Paris.

Mas a melhor opção de transporte público para o aeroporto é o trem, no caso o RER B (azul), já que é mais rápido e não é tão caro, além de parar em várias estações. O RER tem duas estações no aeroporto, sendo que a primeira atende aos terminais 1 e 3 e a segunda ao terminal 2. É importante observar que o serviço não funciona de madrugada.

Mapa do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle
Mapa do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle

Para pegar o RER do aeroporto para Paris, você terá que se dirigir a uma das estações – talvez seja necessário pegar um transporte interno do aeroporto, o que pode ser um pouco confuso por causa dos números dos terminais (1, 2 e 3) e os números das estações (1 e 2). O mapa acima pode ajudar a te orientar, mas, basicamente, preste atenção às placas e anúncios em francês e inglês.

Para comprar o bilhete, use um dos caixas de autoatendimento que vendem os tickets Paris Ile-de-France, TER, Tramway, Metro, Bus – não pode ser no caixa amarelo, que vende os bilhetes para outras cidades. Só são aceitos cartões com chip. Se não for o seu caso, vá a um dos guichês da bilheteria e compre diretamente com um atendente – os que falam inglês são identificados com uma bandeirinha da Grã-Bretanha em um dos cantos do vidro. Se quiser um bilhete único, será a opção Paris Aller-Simple, mas você também pode comprar um passe para vários dias, Navigo (zonas 1-5) ou Paris Visite.

Já na estação, observe nos televisores os próximos trens disponíveis – o normal faz 9 paradas entre o aeroporto e a Gare du Nord, enquanto o expresso vai direto e economiza mais de dez minutos no trajeto. A maioria dos turistas desce nas estações Gare du Nord (próximo à Basilique du Sacré Cœur de Montmartre); Châtelet les Halles (próximo ao Louvre); St. Michel-Nôtre Dame (do lado esquerdo do rio Sena); e Luxembourg (próximo ao Jardin du Luxembourg).

Ainda pode ser necessário pegar um outro transporte para chegar ao seu destino final. Para saber um pouco mais sobre o metrô, acesse a postagem Metrô de Paris. Obviamente, quando chegar à cidade, espera-se que você já saiba onde vai ficar ;). No mais, o caminho inverso também pode ser feito ao final de sua viagem.

Tag de mala

A tag de viagem para identificação de mala Bon Voyage está disponível para venda na Loja Viajento como parte da Coleção França.

Anúncios

2 comments

  1. Parabéns por sua descrição de como ir até Paris. Apesar de já ter ido diversas vezes e sempre de Taxi, fiz nova avaliação para ir de RER , só que como somos em 3 pessoas, Eu , minha mulher e meu neto. No RER pagaremos 30 euros , no Taxi 55 euros e o tempo considerando porta a porta, RER 50 min, Taxi 60 min, só que não preciso arrastar malas. Conclusão , vou de Taxi. Não é isso?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s