Holambra – Zoet en Zout

Com foco nas tortas e doces holandeses, a confeitaria Zoet en Zout trabalha com produtos artesanais de alta qualidade. Inicialmente, faziam doces apenas por encomenda, mas a necessidade de oferecer um número maior de produtos fez com que saíssem da pequena cozinha nos fundos da casa para outra maior e melhor equipada. Além dos eventos, foi construída a loja para receber os clientes, principalmente os turistas que visitam a cidade.

O uso de especiarias como o cravo, canela, açúcar mascavo e outros ingredientes selecionados garantem a ligação com as origens holandesas e o bom nível da gastronomia europeia. Appeltaart (torta de maçã), Abrikola’s (doce de damasco com amêndoas) e Stroopwafel (waffle de camarelo) são alguns dos exemplos mais tradicionais encontrados lá. As receitas passaram de geração para geração, de mãe para filha, além de dois anos de estudos na Holanda. A confeitaria fica ao lado do local onde é realizada a Expoflora, o evento mais famoso da cidade.


Ambiente ★★★★★

Zoet en Zout
Zoet en Zout

A confeitaria é bem bonita, parece um sítio com sua casinha entre as árvores. Tem algumas mesas na parte interna, mas, pelo ambiente, achei mais agradável ficar na varanda ou em uma das mesas dispostas no gramado. A rua que dá acesso à loja, na verdade uma viela, não tem muito movimento, então fica aquele clima tranquilo do interior. Aliás, a parte externa oferece uma bela vista do lago Vitória Régia e você pode ficar ali engordando em paz.


Serviço ★★★☆☆

Atendimento no balcão
Atendimento no balcão

O atendimento é feito no balcão, onde o cliente vai para fazer seu pedido e recebe um cartão magnético que será usado para o pagamento na saída. O sistema funciona bem, embora, dependendo do dia, a fila de espera seja grande. Na minha opinião, se tem o cardápio onde você pode ver os produtos, tem várias mesas espalhadas pela propriedade, tanto na área interna quanto externa e tem funcionários que vão até as mesas para fazer a limpeza, deveriam também atender e trazer os pedidos. Fica um pouco chato quando você chega com mais de uma pessoa, daí tem a preocupação de procurar uma mesa, escolhe no cardápio, vai um fazer o pedido enquanto o outro fica guardando lugar, daí a pessoa que foi comprar tem que levar vários pratos na mão… enfim. Seria melhor se tivesse garçons para atender nas mesas e, como o movimento é grande, seria bom ter também alguém para receber os clientes, encaminhar até as mesas, fazer uma lista de espera, enfim.


Preço ★★★★☆

Cardápio
Cardápio

Os preços dos produtos da Zoet en Zout são o que se espera de uma confeitaria dessa qualidade. Não é barato, obviamente, mas não é um absurdo de caro. Confesso que os pedaços de torta poderiam ser um pouco maiores. E não entendo porque os doces individuais são mais caros que as tortas, talvez pelo trabalho que dá para produzir, mas são tão pequeninos… Enfim, infelizmente eles não disponibilizam o cardápio na página oficial – eu gosto de colocar o link aqui porque daí vocês podem conferir o preço atual, mas nesse caso não dá. Então levem em consideração que essa é a foto do cardápio em agosto de 2016.


Comida ★★★★

No cardápio há um aviso de que nem todos os produtos listados estão disponíveis todos os dias – normal de restaurante, ainda mais nesse caso de produtos feitos artesanalmente. A boa notícia é que são tantas opções que sempre haverá algo que te agrada. Então, quando você for na confeitaria, você pode dar uma olhada no cardápio para ver a descrição dos produtos e decidir qual te desperta desejos incontrolavelmente gulosos, mas terá que se dirigir até o balcão para confirmar a disponibilidade e fazer o pedido de qualquer maneira.

Torta Mousse de Chocolate com Framboesa
Torta Mousse de Chocolate com Framboesa

A torta Mousse de Chocolate com Framboesa vem com um bolo de chocolate, recheio de mousse de chocolate com framboesa e cobertura de chocolate. Chocolate + chocolate + chocolate = <3. No cardápio fala que é uma base crocante, mas o que eu vi foi um bolo de chocolate bem fofinho. De qualquer maneira, é uma delícia, a torta é bem molhadinha e dá para sentir bem o sabor da framboesa.

Torta Maravilha
Torta Maravilha

A torta Maravilha vem com uma base crocante de chocolate, creme de doce de leite, chocolate e coco. Também é uma delícia, mas, como bom mineiro, eu adoro um doce de leite e acho que essa camada poderia ser mais generosa. A base é realmente diferente da torta de mousse, embora no cardápio a descrição seja a mesma.

Rozen Gebak
Rozen Gebak

Agora na parte de doces individuais. O Rozen Gebak tem base de pão de ló, uma mini carolina recheada com ganache de chocolate branco e bavaroise ao aroma de rosas. Eu confesso que eu não gosto de chocolate branco, geralmente acho muito enjoativo, mas esse doce realmente é uma delícia.

Pistache
Pistache

Pistache também vem com chocolate branco, mas é outro que não me incomodou. O doce tem base de suspiro, creme de pistache com pedaços finalizado com uma fina camada de pão de ló. A cobertura é dividida entre os chocolates amargo e branco. Eu adoro pistache, sorvete de pistache, doce de pistache, enfim. Uma delícia de doce.

Stroopwaffle
Stroopwaffle

O Stroopwaffle é composto por duas bolachas (isso mesmo, não é biscoito) redondas, bem fininhas e recheadas com um caramelo. A iguaria surgiu no século XIX, em Gouda. Eram bolachas baratas, feitas com restos de massas, migalhas de bolacha e calda. Na época, o stroopwaffle era conhecido como “bolacha pobre”, mas ele levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima: hoje é conhecido no mundo todo e, sim, eu acho muito gostoso. O ideal é comer ele quentinho e, para isso, você deve colocar em cima da xícara de chá para que o vapor amoleça o caramelo. Mas também dá para esquentar no microondas e, como dura bastante tempo, vale a pena levar um pacotinho para casa.


Resumo ★★★★

Na Zoet en Zout você encontra produtos de qualidade, de influência holandesa e feitos com muito cuidado. Tudo que eu provei estava muito gostoso e me disseram que o sorvete também é ótimo. O fato de ter fazer os pedidos no balcão não é um incômodo, mas para um ambiente em que você quer ficar sentado, curtindo a paisagem e conversando com os amigos, o ideal seria que o garçom fosse até a mesa. De qualquer maneira, vale muito à pena e com certeza voltarei lá para experimentar outras tortas e doces caso volte em Holambra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s