Portal na entrada da cidade

Holambra – História e informações gerais

Depois da Segunda Guerra Mundial, com suas terras devastadas e improdutivas devido aos bombardeios, o governo da Holanda estimulou a imigração de parte da população para outros países, principalmente à Austrália, ao Brasil, ao Canadá e à França. A Katholieke Nederlandse Boer en Tuiemers Bond (Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos), após a permissão do Brasil da vinda de um grande grupo de católicos para as nossas terras, enviou uma comissão para coordenar a imigração de aproximadamente 500 pessoas provenientes da província de Brabante do Norte. Os holandeses se estabeleceram na antiga fazenda Ribeirão, no estado de São Paulo. No dia 14 de julho de 1948, eles fundaram a colônia Holambra e a Cooperativa Agropecuária Holambra com o objetivo de produzir leite e laticínios. Mas o gado trazido pelos imigrantes não resistiu às doenças tropicais, o que levou os imigrantes a optarem pela suinocultura e a criação de galinhas.

A vinda de um novo grupo neerlandês em 1951 trouxe o cultivo das flores, que foi expandido nos anos seguintes. Em 1972, foi criado o departamento de floricultura voltado para a venda de uma grande variedade de flores e plantas ornamentais e, em 1989, foi iniciado o leilão de plantas e flores. Em 1991, 98% da população local votou pela emancipação do distrito. O nome do novo município, Holambra, parece ter vindo da junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade é considerada uma Estância Turística pelo Estado de São Paulo, o que lhe garante uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Canteiro de flores
Canteiro de flores

Holambra é nacionalmente conhecida como a cidade das flores. De fato, a floricultura é a principal atividade econômica do município, sendo o maior exportador de flores da América Latina. A região é responsável por 40% da produção do setor florícola brasileiro e por 80% da exportação do país. As flores são comercializadas diariamente através de um leilão eletrônico realizado pela cooperativa Veiling Holambra, o principal centro de comercialização de flores e plantas do Brasil. Ao longo do ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas, mas o momento de maior movimentação é durante a Expoflora.

Detalhe do ornamento à beira do lago
Detalhe do ornamento à beira do lago

O pequeno município de Holambra está localizado perto de Campinas, a cerca de 130 quilômetros da cidade de São Paulo. O território apresenta relevo predominantemente plano e é banhado pelos rios Jaguari, Camanducaia e Pirapitingui. Com população de cerca de 13 mil habitantes, a cidade tem um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) per capita do Estado de São Paulo, o melhor índice de segurança do Brasil e se destacou com a 61ª posição na lista de cidade com melhor qualidade de vida do país. Holambra tem 100% do esgoto tratado, área urbana totalmente pavimentada, índice de escolaridade acima da média nacional e áreas de lazer como praças, parques e lagos em boas condições. O clima tranquilo transparece durante a visita a Holambra, dá mesmo vontade de morar em uma das casas em estilo europeu.

Anúncios

One comment

  1. NOS ENCANTAMOS POR ESSA CIDADE TANTO QUE, ESCOLHEMOS PARA SER O TEMA DA ATUAL BI CAMPEÃ DE QUADRILHA JUNINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. CADA VEZ MAIS QUE PESQUISAMOS E VAMOS A FUNDO NOS IMPRESSIONAMOS

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s