Foto da noite de Paris tirada por um satélite da NASA

Paris – Cidade Luz

Assim como Nova York é conhecida como Big Apple, Paris também tem seu próprio apelido: La Ville-Lumière ou, em português, Cidade Luz. Existem algumas versões para explicar o surgimento dessa denominação. Um dos mais conhecidos é a presença da Torre Eiffel, que domina a paisagem da cidade e fica toda iluminada durante a noite. Entretanto, outras versões defendem que o buraco é mais embaixo.

No século XVII, Paris estava em uma rota de comércio importante da Europa, além de ser o destino de viajantes. O fluxo de pessoas se dava dia e noite. Com o crescimento da população e avanço da violência urbana, o rei Luís XIV denominou, em 1667, Gilbert Nicolas de la Raynie como novo general de polícia. Sob seu comando, foi determinado que os candeeiros das ruas fossem substituídos por grandes tochas, bem mais potentes, mesmo nos becos e ruelas mais afastados para reduzir a criminalidade. Isso tornou a cidade bem mais iluminada, ganhando a reputação de Cidade Luz.

Também de modo literal, várias pessoas dizem que Paris recebeu o apelido por ter sido uma das primeiras cidades europeias a adotar a iluminação pública a gás. Nos anos 1860, as ruas de Paris eram iluminadas por 56.000 lâmpadas desse tipo.

Outra teoria defende que o nome surgiu no século XVIII, quando o movimento cultural da elite intelectual europeia procurou questionar o conhecimento herdado da tradição medieval através da razão, sendo denominado Iluminismo ou Século das Luzes. O centro desse movimento foi justamente a França, onde filósofos como Voltaire e Montesquieu contribuíram com Denis Diderot e Jean Le Rond d’Alembert com a edição da grande coleção de 35 volumes da Encyclopédie.

Outra versão, também ligada à característica de centro cultural da cidade, afirma que pintores, escultores, arquitetos, músicos, bailarinos e artistas de todo o mundo foram atraídos a Paris por séculos, como insetos são atraídos pelas lâmpadas. O nome de Cidade Luz viria daí. Vai saber?


Foto de capa: Night image of Paris | NASA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s