Localização de Nova York

Nova York – Geografia e clima

Sempre que vou viajar, principalmente se é para outro país, uma das primeiras coisas que eu olho é o clima na data em que pretendo ir. Se for uma cidade com muitos passeios externos, como ruas e parques, evito os períodos de chuva. Para outras, o inverno é uma furada pois várias atrações fecham mais cedo ou simplesmente não abrem por vários meses. Calor excessivo, para mim, é uma grande furada. Tem também a ideia de evitar a alta temporada, quando tudo fica muito cheio e mais caro. Enfim, a escolha da data pode melhorar ou acabar com a viagem.

Divisão de Nova York em cinco boroughs | Wikimedia Commons
Divisão de Nova York em cinco boroughs | Wikimedia Commons

Nova York está localizada bem ao norte dos Estados Unidos, na costa leste, e a maior parte do seu território está distribuído em três ilhas. A cidade em si está dividida em cinco boroughs:

• Manhattan (New York) é a menor em área e a mais povoada – maior número de habitantes por metro quadrado. Ali estão localizados os mais famosos pontos turísticos da cidade sendo, portanto, o lugar mais procurado para os turistas passearem e se hospedarem. É o centro administrativo, financeiro e cultural da cidade de Nova York – muitas vezes descrito como o centro financeiro e cultural do mundo.
• The Bronx está logo acima de Manhattan e tem a maior parte do seu território no continente, ao contrário dos outros boroughs que estão em ilhas. Não é uma área muito procurada por turistas, mas lá está o Bronx Zoo (o maior zoológico urbano do mundo) e o Pelham Bay Park (o maior parque de Nova York). Além disso, foi onde surgiu o rap e o hip hop.
• Queens está localizado em Long Island, a nordeste do Brooklyn. É o maior dos boroughs de Nova York e o que apresenta maior diversidade étnica. Historicamente, é um agrupamento de pequenas cidades e vilas fundadas pelos holandeses e abriga os dois aeroportos da cidade: o John F. Kennedy e o LaGuardia.
• Brooklyn (Kings) é ligado ao sul de Manhattan pela famosa Brooklyn Bridge e faz fronteira com o Queens em Long Island. É conhecido por sua diversidade étnica, cultura, cenário artístico independente e arquitetura própria.
• Staten Island (Richmond) fica mais ao sul e é ligado ao Brooklyn por uma ponte e a Manhattan pela balsa gratuita que oferece uma boa visão da Estátua da Liberdade.

Times Square
Times Square

Tem muita gente em Nova York, principalmente em Manhattan. Tem hora que você vai na Times Square e mal consegue andar na rua por causa do tanto de pedestres – tanto moradores quanto turistas. Pode estar chovendo canivete que aquele lugar vai estar cheio. A noite as coisas costumam ficar mais tranquilas – já fui bem tarde na loja da Apple, que funciona 24h, e é bem mais tranquilo de ser atendido. É bom pensar também em que dia e que horas vai chegar nos museus, Empire State Building e Estátua da Liberdade, por exemplo. Eu prefiro ir de manhã nos dias de semana, quando tem bem menos gente. Mas algumas coisas dependem da sorte também, vai que você chega em determinado local e tem uma excursão gigante ¯\_(ツ)_/¯


Médias mensais do clima de Nova York
Médias mensais do clima de Nova York

Temperatura
O inverno é de temperaturas baixas, geralmente chegando a médias negativas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Nesses meses pode chover ou nevar, dependendo da temperatura. Não é dos invernos mais rigorosos, mas é necessário levar roupas adequadas – os casacos e calças que usamos aqui definitivamente não são quentes o suficiente para enfrentar a neve. Além disso, é bom levar luvas, meias grossas e gorro, pois as extremidades do corpo costumam sofrer mais com o frio.

O verão é bem quente. Como o gráfico apresenta médias, pode parecer que 29°C é pouco. Mas, para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro a média máxima para o verão é de 33°C – não muito diferente. Isso, para quem está passeando na rua, caminhando bastante, sem ar-condicionado, é bem intenso. Eu detesto, me cansa, dá dor de cabeça, desidratação… Julho e agosto seriam meses de trevas para quem não gosta de calor. Mas já fui na primeira quinzena de junho e a temperatura estava bem agradável, dias lindos de sol e natureza exuberante.

Duração do dia
No inverno os dias duram menos – amanhece mais tarde e anoitece cedo. Isso pode influenciar principalmente passeios externos, como no Central Park. Também é comum que algumas atrações fechem mais cedo no período de inverno, então é bom conferir as informações nas páginas oficiais.

Dias de chuva e precipitações
Nova York não tem uma grande variação de chuvas ao longo dos meses. Se você vai ficar poucos dias, é possível que pegue apenas sol ou tempo nublado por dias seguidos, vai depender da sorte. Como é uma cidade em que chove razoavelmente bastante durante todo o ano, recomendo levar um tênis impermeável ou bota, principalmente no inverno, pois não tem nada pior que ficar com a meia molhada e o pé congelando. Um agasalho impermeável, capa de chuva ou guarda-chuva também não faz mal pra ninguém.


Resumo
Se você não gosta de muito calor, recomendo bravamente que evite os meses de julho e agosto. Se não se importa, podem ser meses interessantes para visitar a cidade pois no verão são realizados vários eventos ao ar livre.

Para quem não curte frio e não faz questão de ter a chance de ver neve, os meses de dezembro a fevereiro também são ruins. Em abril as temperaturas ficam mais agradáveis e a natureza volta a dar frutos, o que se mantém até outubro.

Como os preços das passagens e a lotação de hotéis e das atrações turísticas ficam melhores nas baixas temporadas, recomendo abril, maio e junho (primavera) ou setembro e outubro (outono) para visitar a cidade. Mas já fui em dezembro, janeiro, maio e junho e nunca me arrependi. Nova York é uma cidade linda e inclusive merece ser visitada em diversas estações.

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s