Hotel Solar das Lajes

Ouro Preto – Hotel Solar das Lajes

Como eu moro próximo a Ouro Preto, costumo visitar a cidade com certa frequência e já me hospedei em diferentes estabelecimentos. Dessa vez, escolhi o Hotel Solar das Lajes, que funciona em um belo casarão do século XVII e faz parte do conjunto arquitetônico conhecido como Castelos dos Nobres, tombado pela UNESCO e com uma área de preservação ambiental no seu entorno.

Arquitetura de casarão colonial
Arquitetura de casarão colonial

Inclusive, vale a pena explorar os espaços externos, que incluem uma mina de ouro aberta à visitação dos hóspedes que fica sob a primeira construção, um nível abaixo da rua. Além disso, destaca-se a arquitetura colonial do edifício, que está muito bem conservado com suas paredes branquinhas, madeira a vista e janelas coloridas de azul e amarelo.


Comodidades

Todo o espaço tem um ar histórico. Além da boa manutenção da construção, com suas formas e cores tradicionais, os móveis e objetos antigos usados na decoração complementam a ambientação. Eu gostei dela estar bem inserida à natureza, mas também ligada à parte urbana. A cada janela que você olha, se tem uma vista bonita.

Salão do café da manhã
Salão do café da manhã

O café da manhã é servido em uma grande mesa de madeira num salão com janelões em arco, que permitem ter uma vista panorâmica da cidade. O teto de palha, os lustres de ferro, o piso de madeira, os quadros com pinturas em óleo e outros elementos complementam o visual. A refeição, como não poderia deixar de ser, funciona em estilo buffet – você serve o quanto quiser, repetidas vezes. O menu inclui especialidades regionais como bolo de milho, pão de queijo, pudim, rocambole e outros.

Piscina e deck com vista panorâmica
Piscina e deck com vista panorâmica

Quando eu fiquei hospedado por lá, era inverno e eu nem cogitei a possibilidade de entrar na piscina ou mesmo usar a sauna. Embora fizesse muito frio, o dia estava lindo e deu para aproveitar a vista que se tem a partir do deck de madeira, com muitas igrejas e monumentos históricos ao fundo. Na parte inferior, há uma área onde é possível relaxar em redes e colchões ao ar livre.

Espaço para eventos
Espaço para eventos

Além disso, o Hotel Solar das Lajes conta com espaço para a realização de eventos com equipamentos multimídia, podendo receber reuniões, exposições e recepções. O local atende até 100 pessoas, chegando ao dobro disso quando usada a área externa junto à piscina.


Conforto

O hotel é composto por vinte e um apartamentos com diferentes configurações, acomodando de duas a quatro pessoas. Todos os quartos possuem televisão plana, frigobar, telefone e banheiro privativo. Alguns possuem ar-condicionado e vista panorâmica.

Quarto de casal
Quarto de casal

Eu fiquei em um quarto de casal, com móveis antigos de madeira e vista para os jardins. As opções mais rebuscadas incluem ambientes mais amplos. Como eu ia passar uma noite no local e pretendia ir ao hotel somente para dormir, não vi necessidade de investir num maior conforto. Mas, para uma estadia mais longa, pode ser uma boa pedida.

Banheiro moderno
Banheiro moderno

Apesar de estar em um casarão colonial, todas as instalações foram modernizadas, unindo a sensação de conforto de uma casa de fazenda com um certo requinte. No meu caso era um banheiro comum, mas as unidades maiores tem até mesmo banheira de hidromassagem para duas pessoas – um luxo para quem vai viajar em clima de romance.


Wi-fi grátis

Ouro Preto é uma cidade desenvolvida e a maior parte das hospedagens fica na região central, então não há problemas de conexão tanto com sinal de celular quanto com a internet wireless. A rede funcionou bem em todos os ambientes do hotel por onde passei, incluindo o quarto e a área externa.


Localização

Com a vista privilegiada que se tem da cidade, pode-se pensar que o Hotel Solar das Lajes esteja no alto de uma das íngremes ladeiras que acabam com as pernas dos visitantes. Na verdade, a subida é bem suave.

Vista privilegiada
Vista privilegiada

A hospedagem está em uma rua tranquila, a cerca de 800 metros da Praça Tiradentes, principal ponto de referência do centro histórico. Embora não seja tão próximo, dá para circular a pé, sem depender de táxi ou procurar estacionamento, o que dá certo trabalho devido às vagas limitadas das ruas estreitas.

O Hotel Solar das Lajes fica exatamente em frente ao Palácio d’Ouro, um complexo arquitetônico que foi totalmente restaurado e preparado para contar a história de Vila Rica, como era chamada a cidade, de Minas Gerais e do Brasil. Além da casa principal, o espaço conta com mirantes, senzalas, seteira, capela, mina, jardins, complexo minerador, aqueduto e outros.


Funcionários

Como eu passei somente um dia no local, meu contato com os funcionários se limitou aos momentos de entrada e saída. Achei o atendimento adequado, ainda que sem aquele calor humano que se espera em uma cidade do interior de minas.


Custo benefício

Os preços variam de acordo com a acomodação escolhida e o dia, sendo mais caro aos finais de semana. Como é uma hospedagem em um casarão clássico, com boa estrutura de lazer e quartos confortáveis, eu achei os valores adequados.

Reservar hotel

Vale lembrar que a consulta dos preços e a reserva no Hotel Solar das Lajes podem ser feitas online. A cobrança é feita no cartão de crédito, sendo possível cancelar gratuitamente até duas semanas antes da estadia.


Resumo

+ casarão colonial
+ integração com a natureza
+ área de lazer
+ vista da cidade
– distância do centro histórico 

Deixe uma resposta