Distrito de Santana do Riacho, a pequena comunidade da Serra do Cipó possui poucos habitantes, mas concentra várias opções de hospedagens, estabelecimentos comerciais e restaurantes para atender a grande demanda de turistas que visitam a região durante todo o ano. O último que conheci foi o Filomena Bistrô, que visitei depois de um longo e exaustivo dia de passeio pelo parque nacional que dá nome à vila.
Ambiente ★★★★★
Localizado na rua principal, o restaurante funciona em uma casa que chama a atenção pela sua simplicidade e charme. Eu mesmo não havia pesquisado nada sobre as opções gastronômicas da cidade, mas me interessei ao passar na frente do espaço. As mesas são distribuídas pelo jardim, varanda e parte interna. Eu preferi comer do lado de fora, já que estava fazendo calor nessa noite, mas passei também lá dentro para dar uma olhada na decoração.

Mesmo nas mesas externas é possível ver o cuidado com a escolha dos elementos. Nas paredes e mesas há diversos objetos com uma pegada retrô que dão charme e aconchego, sendo necessário olhar com calma para pegar cada detalhe, como os desenhos e frases dispostos na parede. Também destaco a limpeza e a organização.

Serviço ★★★★★
O atendimento não poderia ter sido melhor, com o cuidado tipicamente mineiro de fazer com que você se sinta em casa. Gostei da disposição de explicar com calma as opções de refeição e dar sugestões, sempre com um clima agradável.
Preço ★★★☆☆
Como pode ser observado na foto do cardápio a baixo, com valores referentes ao segundo semestre de 2021, o restaurante não é barato. Entretanto, considero que os valores condizem com a qualidade dos pratos.

Eu costumo dizer que não me importo de pagar mais caro para ter uma experiência diferente e é exatamente isso que o Filomena Bistrô oferece. Além disso, os preços estão de acordo com outros estabelecimentos desse mesmo nível, ainda mais se considerarmos estar em um polo turístico.
Comida ★★★★☆
Com foco na cozinha artesanal, são oferecidas opções da gastronomia mundial com influência local. O carro chefe é o risoto, mas também são feitas polentas, por exemplo. Para ter uma experiência completa, resolvi pedir entrada, prato principal e sobremesa.

Para dar início aos trabalhos, escolhi a tábua de frios da charcutaria da serra, queijos da região e cesta de pães, que tem boa diversidade de petiscos e é bem servida. Como eu estava com apenas mais uma pessoa, até achei que foi comida demais. Por isso mesmo, conversamos com a atendente e ela sugeriu dividir tudo, inclusive pegamos somente um prato principal.

Fomos de risoto de abacaxi com queijo provolone, que não fazia parte do menu e estava disponível nesse dia. Achei interessante por ser um sabor que nunca tinha experimentado. Para complementar, pedimos um acréscimo de dois escalopes de filé mignon, que foi servido ao ponto e estava bem macio e saboroso. Assim, ficou mais barato que dois pratos principais e foi mais que o suficiente para a nossa fome.

Para fechar, comemos o cheesecake com geleia de morango. O destaque ficou para a calda caseira, com muitos pedaços de frutas. Já a base eu não achei tão interessante, talvez porque eu goste da massa mais saborosa e cremosa. Para mim, foi o ponto baixo da noite.
Resumo ★★★★☆
Com ambiente agradável e ótimo atendimento, esse bistrô oferece muitas opções de refeições que me interessaram. Os preços são adequados ao que é servido e eu certamente voltaria para experimentar outros pratos.