Cabana Rosa dos Ventos

Arraial d’Ajuda – Cabana Rosa dos Ventos

A Praia do Mucugê de Arraial d’Ajuda tem algumas barracas concentradas em um espaço bem próximo à cidade, literalmente coladas umas às outras. Na maioria dos dias que eu fiquei por lá, acabei sentando na La Plage Beach Club, que me havia sido recomendada. Mas, como eu gosto de experimentar, muitas vezes já pensando em postar por aqui a experiência, também quis conhecer a Cabana Rosa dos Ventos.


Ambiente ★★★★★

Eu adoro ir para a praia, ficar com os meus pezinhos na areia, entrar no mar… Mas também gosto de ter uma ducha de água doce, banheiro por perto, drinks e comidinhas. Por isso, ter a estrutura de uma barraca é tão bom. Em contrapartida, para mim não faz a menor diferença esses serviços extras que eles oferecem. Hoje em dia tem lugar que inclusive parece uma galeria de compras, com espaço de beleza e tudo mais. O que tinha aqui era mais simples, um serviço de massagem, mas eu nem experimentei.

Maré alta quase chegando nas cadeiras
Maré alta quase chegando nas cadeiras

Meu negócio é curtir a praia em si. O problema é que eu sou muito branquelo e queimo fácil, mesmo passando e repassando protetor, então a minha prioridade é sombra disponível o tempo todo. Por isso gostei bastante dessa barraca, que tinha guarda-sóis bem grandes e coladinhos uns aos outros. Também achei as cadeiras confortáveis, tanto as de ficar sentado quanto as de deitar, já que elas têm esses colchonetes fofinhos. Além disso, não pude deixar de reparar em como a praia e a área da Rosa dos Ventos estavam e se mantiveram limpas durante todo o dia.

Música ao vivo
Música ao vivo

Obviamente que também tem uma parte coberta, que é onde ficam as mesas para servir o almoço. Mas o diferencial mesmo é a banda que toca ao vivo a partir de uma da tarde, o que é bem melhor do que pagar couvert artístico para uma pessoa que monta uma playlist e deixa tocando. É divertido pela interação do público, que está lá bebendo e se divertindo e eles cantavam umas músicas baianas daquelas bem antigas, que a gente ainda sabe não apenas a letra, mas também a coreografia.


Serviço ★★★☆☆

O serviço era o que se pode esperar de uma barraca de praia. Primeiro eles se mostram extremamente simpáticos e eficientes ao te abordar caminhando na areia, tentando convencê-lo de se sentar em uma das mesas. Depois, como chega muita gente e os garçons ficam mais sobrecarregados, você acaba tendo que esperar um pouco mais para ser atendido. Não achei ruim, mesmo porque estava ali para relaxar e, como não era alta temporada, as mesas nem estavam todas ocupadas.


Preço ★★★☆☆

Confesso que os preços de praias turísticas me assustam um pouco, pois são sempre bem acima até mesmo dos valores praticados na cidade. Mas isso é também um padrão e não dá para esperar por um milagre. Pelo menos eles não cobram pelo uso da estrutura e não há consumação mínima fora da alta temporada. Além disso, eles ofereciam alguns descontos e promoções, justamente para atrair os clientes. Não sei se essa prática é comum durante todo o ano ou se é porque estava fora da alta temporada, já que fiz a viagem em junto. O fato é recomendo dar uma conferida na conta ao final do dia para confirmar se constam os valores combinados. Eu não tive nenhum problema nessa barraca, mas acontece muito em estabelecimentos desse tipo de um modo geral, principalmente com quem pede muitas garrafas de cerveja ou em grupos maiores.

Cardápio de refeições e drinks
Cardápio de refeições e drinks

Outra questão importante é que você não precisa mesmo comer refeições completas no local, tipo almoçar. Nem mesmo tira-gosto é obrigatório, já que ficam passando vendedores ambulantes o tempo inteiro vendendo todo tipo de comidas como queijo na brasa, salgadinhos, picolés, milho cozido, cocada e por aí vai. Até onde pude perceber, eles não se incomodam com esse consumo não, já que as pessoas circulam por ali livremente e vi muitos clientes comprando. Já levar a sua própria bebida não é permitido, por motivos óbvios. Se você está ocupando as mesas e cadeiras, é preciso consumir algo.


Comida ★★★☆☆

Falando em bebida, eu raramente bebo cerveja e mesmo com drinks sou super controlado porque fico tonto com poucas doses. Por isso mesmo, acabo nem gastando muito nessas saídas. Geralmente consumo somente uma ou duas bebidas e depois já passo para a água com gás.

Pina colada
Pina colada

Nesse dia mesmo, só pedi uma pina colada e fiquei ali saboreando. Obviamente que a opção mais barata teria sido comprar e levar de casa, mas a gente estava sem guarda-sol, então para mim não rola. Para quem tem disponível ou encara ficar desprotegido mesmo, tem bastante espaço na areia para chamar de seu. Eu preferi usar a estrutura das barracas mesmo. Depois entrei um pouco no mar que, se você reparar, forma umas piscinas naturais de água rasa e calma em frente aos recifes, que ficam um pouco mais ao fundo. Quando a maré sobe, as ondas ficam um pouco mais fortes.

Isca de peixe dourado com fritas
Isca de peixe dourado com fritas

Eu estava hospedado em uma casa de temporada da família, devidamente equipada com tudo o que se precisa para viver confortavelmente, inclusive uma cozinha completa que usávamos para fazer almoço e economizar bastante nas refeições fora. Por isso mesmo, pedimos apenas um petisco para enganar a fome enquanto estávamos na praia. Escolhemos uma isca de dourado, que podia vir acompanhado de fritas ou aipim. Eu achei o peixe delicioso, com a casquinha bem crocante e a carne suculenta. As fritas também estavam sequinhas, como deve ser.


Resumo ★★★☆☆

A Praia do Mucugê é uma ótima opção para passar o dia junto ao mar em Arraial d’Ajuda devido à sua proximidade com a cidade – eu ia a pé da casa de temporada onde estava hospedado – e também pela estrutura das barracas. Eu gostei bastante da Cabana Rosa dos Ventos e certamente voltarei outras vezes.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s