Restaurante Tempero da Angela

Bichinho – Tempero da Angela

Parece ser uma unanimidade que este seja o melhor restaurante de Bichinho, um pequeno povoado que fica a poucos minutos de carro da histórica Tiradentes. Localizado na Rua Deputado José Bonifácio, 64, na parte central da comunidade, o restaurante é muito procurado por quem gosta da comida típica mineira.

Pode parecer estranho, mas mesmo nós, mineiros, não temos o costume de fazer esse tipo de comida no dia a dia. Para começo de conversa, poucas pessoas têm um fogão a lenha e panelas de ferro em casa. Além disso, não é sempre que se compra ingredientes frescos e adequados para esse tipo de preparo. Por último, a culinária tradicional é bem mais trabalhosa do que comprar tudo semipronto e mais genérico nos supermercados. Enfim. A viagem a uma cidade do interior do estado ou mesmo a ida a um restaurante de comida típica mineira na capital é uma oportunidade de saborear a culinária regional preparada com ingredientes e técnicas mais tradicionais.


Ambiente ★★★★★

O visual do restaurante reflete perfeitamente a sua proposta: simplicidade. São diferentes ambientes com chão de cimento, paredes de tijolinho à vista, telhado sem laje e nenhuma preocupação em esconder a estrutura – o que pode ser considerado muito chique quando transportado para casas e apartamentos de grandes cidades, que buscam esse estilo para trazer a sensação de conforto.

Um dos salões do restaurante
Um dos salões do restaurante

Apesar do visual informal, é interessante destacar que o local é mantido sempre bem limpinho. Além disso, os ambientes são amplos, o que deixa o lugar fresco e agradável.

Outra parte que eu achei muito gostosa foi a horta que se encontra nos fundos, um sonho para quem vive nas capitais e busca um espaço para plantar seus próprios alimentos e ter mais contato com a natureza. O interessante ali é que muito do que é consumido no restaurante é de produção local.

Horta nos fundos do restaurante
Horta nos fundos do restaurante

Serviço ★★★★★

Como se pode esperar de um restaurante famoso, o Tempero da Angela fica bastante cheio e a fila de espera pode ser grande, principalmente nos finais de semana. A boa notícia é que a fila de espera é muito bem organizada. Ao chegar no local, você coloca seu nome na lista e é orientado a ficar na sala de espera, que é bem ampla e conta com várias mesas. Ali você pode consumir bebidas enquanto espera ser chamado pela senha no painel eletrônico.

Sala de espera e bar
Sala de espera e bar

Eu gosto bastante desse esquema porque tira aquela sensação de não saber qual é o seu lugar na fila ou que podem chamar alguém com o mesmo nome que o seu e causar uma confusão. Todo restaurante movimentado deveria ser assim.

De qualquer maneira, a espera nem foi tão grande, apesar de ser um sábado. Aproveitamos esse tempo para pedir uma bebida, dar uma refrescada e descansar, pois andamos bastante pelas lojas de artesanato.


Preço ★★★★★

O restaurante abre todos os dias, somente na hora do almoço. O preço é super em conta, havendo uma pequena variação entre os dias de semana e sábado e domingo, quando fica um pouquinho mais caro. Mesmo as bebidas, que alguns restaurantes aproveitam para meter a faca porque muitos clientes não olham os preços, eu achei baratas. Não coloco os preços aqui porque fica desatualizado rapidamente (alô, inflação). Mas reforço que achei bem barato.


Comida ★★★★★

O Tempero da Angela funciona exclusivamente no sistema de buffet, em que você paga um determinado valor e pode comer à vontade. O cardápio varia dependendo do dia, mas pode esperar uma grande variedade de carnes e acompanhamentos, que você mesmo serve no prato diretamente de dois fogões a lenha. A comida é preparada ali mesmo, na sua frente, pela própria Angela e suas ajudantes de cozinha.

Fogão a lenha
Fogão a lenha

Eu confesso que não sou o maior fã de comida mineira ou, mais especificamente, dos pratos que levam frango caipira. Ainda assim, havia muitas opções de carne para eu comer, como carne desfiada, linguiça e outros. Fora os acompanhamentos, que estavam maravilhosos – não dá nem para experimentar de tudo, tamanha a diversidade. Além dos pratos quentes, estão inclusos no preço do menu as saladas e as sobremesas. Essas últimas consistiam em doces de leite e mamão, feitos na própria cidade, e um queijo minas preparado no próprio restaurante.

Comida mineira à vontade
Comida mineira à vontade

Resumo ★★★★★

Esse foi um dos melhores restaurantes de comida tipicamente mineira que já experimentei. A simplicidade do local, o preço acessível, a qualidade dos produtos, a variedade de opções e o tempero caseiro são imbatíveis. Obviamente, um local com tantas qualidades acaba ficando famoso e atraindo muitas pessoas, o que gera os inconvenientes da grande procura. Mas eles são bem organizados na fila de espera e ganharam mais pontos com isso.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s