Jalapão – Onde se hospedar

Os passeios pelo Jalapão costumam ser feitos com o pacote fechado por agências de viagem, como o Tour pelo Parque Estadual do Jalapão, com duração de três a seis dias. Como eu queria aproveitar ao máximo o destino, optei pela viagem mais longa. A programação das companhias não muda muito, com pequenas variações nos atrativos visitados. O diferencial fica por conta do atendimento, do tamanho do grupo e do nível das hospedagens.

Quem vai de passeio guiado não precisa se preocupar com boa parte das pesquisas e planejamentos, já que as agências fecham pacotes completos. Já para quem vai por conta própria e quer ter total liberdade na programação da viagem, é preciso planejar bem: verificar as hospedagens na região, fazer reservas nos atrativos, prever paradas estratégias para almoço, entre outros detalhes.

No mapa interativo acima, estão marcados todos os atrativos que eu visitei no Jalapão. Vale a pena consultá-lo para ter uma noção da distribuição, distâncias e acessos a cada um dos pontos turísticos. O parque está localizado no leste tocantinense, abrangendo parte dos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins, em uma área de aproximadamente 158 mil hectares. Além das duas comunidades, Ponte Alta do Tocantins também é usada como base para os passeios, nesse caso, fora dos limites do parque parque. Ali ficam os atrativos das Serras Gerais. Clicando no nome das cidades, é possível ver as hospedagens disponíveis para reserva.

Vista geral da cidade de Palmas, Tocantins, no Brasil.
Cidade planejada

Palmas, a capital do estado, é usada como principal porta de entrada para a região através de seu aeroporto. Como as agências marcam a saída de lá bem cedo, a maioria dos turistas precisa passar pelo menos uma noite na cidade. Eu recomendo incluir mais um dia para conhecer os atrativos locais, como as praias de água doce no lago. Por lá, há muitas opções de hospedagens, com destaque para: 

★★★★☆ Hotel Girassol Plaza – Para quem busca conforto, esse é um hotel quatro estrelas com excelente localização, ideal para quem viaja a negócios ou quer relaxar com estilo.

★★★★☆ Hotel HPlus Premium – Também voltado para uma experiência mais sofisticada

★★★☆☆ ibis Palmas Avenida JK – Econômico, moderno e com bom custo-benefício, possui o já conhecido padrão ibis de hospedagem. Foi onde me hospedei nos últimos dias.

★★★☆☆ Hotel Pousada dos Girassóis – Para quem quer ficar perto da praça pagando menos, essa é uma opção que não abre mão do conforto.

★★☆☆☆ Hotel Araguaia – Dormi a primeira noite neste hotel, que fica de frente ao Parque dos Povos Indígenas. É uma opção mais barata, mas que atende bem às necessidades do viajante.

Deixe uma resposta