Jalapão – Fervedouro Bela Vista

São Félix do Tocantins é uma das comunidades usadas como base para os passeios no Jalapão. Dali se tem acesso mais fácil aos atrativos que ficam na parte norte do parque. Eu passei dois dias nessa região, dormindo uma noite somente na Pousada Bela Vista.

Reservar este passeio

Muitas agências de turismo incluem uma visita ao fervedouro que fica na propriedade, como é o caso do Tour pelo Parque Estadual do Jalapão, que pode ser feito com duração de três a seis dias. Mas também é possível alugar um carro e fazer o passeio por conta própria. Nesse caso, o ideal é reservar um veículo maior e com tração 4×4, pois há muitas estradas de terra na região.

Banho noturno

O Fervedouro Bela Vista é um dos maiores e mais belos da região do Jalapão. Durante o dia, é cobrada uma pequena taxa de visitação. Como é bastante procurado, a dica é chegar cedo para evitar filas, visto que só podem entrar dez pessoas de cada vez, com permanência limitada a uns 15-30 minutos. Assim como nos demais fervedouros, não se deve pular e fazer movimentos bruscos para não agitar a areia no fundo. Além disso, está proibido o uso de protetor solar, óleos, repelentes e outros produtos, para evitar a contaminação da água.

Limite de ocupação

A partir das 18h, o uso se torna exclusivo para os hóspedes da pousada, indo até as 8h da manhã. Isso quer dizer que há a possibilidade de banho noturno. Se durante o dia a água cristalina apresenta um azul intenso, recebendo luz solar direta, à noite ela ganha um clima totalmente diferente, com iluminação vindo da plataforma. Além disso, o fervedouro tem uma boa pressão, dando a sensação de flutuar na água. Eu estava com medo de fazer muito frio a noite, mas achei a temperatura gostosa.

Estrutura rústica

O fervedouro é acessado por uma passarela de madeira, com alguns degraus no final da pequena trilha. Na área externa, há um amplo estacionamento, banheiros e outras estruturas que podem ser usadas tanto pelos visitantes quanto pelos hóspedes. Destaque para a arquitetura típica, com móveis de madeira, telhados de palha e areia no chão.

Piscina aquecida

Ao contrário do fervedouro, a piscina não pode ser usada de madrugada. O momento ideal para ficar ali é no fim da tarde, quando é possível acompanhar o pôr do sol. Importante notar que a água é aquecida, tornando o banho ainda mais agradável. Ao seu lado fica um bar, onde é possível comprar bebidas e lanches. Os banheiros são amplos e limpos, servindo também como vestiário para troca de roupas.

Restaurante da pousada

Já o restaurante serve refeições no estilo buffet. Como eu fiquei hospedado na pousada, optei jantar por lá mesmo, mesmo porque a outra opção seria comer algo que tivesse levado ou sair para comer na cidade, que fica a uns 4 km de distância. Achei a comida variada e gostosa, com a simplicidade e o tempero caseiros. Para quem visita durante o dia, é uma ótima parada para o almoço.

Roupas e acessórios

Por fim, ainda tem ali uma pequena loja com roupas e acessórios, o que atende bem quem viajou e esqueceu de levar algo. Também dá para comprar itens com o nome do parque do Jalapão, artesanatos e lembrancinhas diversas. Para quem quer mais contato com a natureza e está viajando no estilo econômico, a propriedade ainda conta com uma área de camping.

No mapa interativo acima eu coloquei todos os atrativos que eu visitei durante a minha viagem, incluindo pontos dentro e fora do parque do Jalapão. Acho interessante dar uma olhada para ver como estão distribuídos os passeios, as distâncias a serem percorridas e entender por que vale a pena dedicar mais dias ao destino. Para quem vai viajar por conta própria, o recurso é imprescindível para um melhor planejamento.

O Fervedouro Bela Vista fica a cerca de 4 km do centro de São Félix do Tocantins. Essa parte norte do parque do Jalapão tem alguns atrativos próprios, mas a maioria dos turistas se hospeda em Mateiros, que tem uma estrutura maior e mais diversificada. Particularmente, eu acredito que vale a pena dividir os dias em diferentes localidades, fazendo o circuito completo, que também inclui Ponte Alta do Tocantins. Confira as hospedagens na região, com algumas opções de hotéis, casas, apartamentos e albergues, entre outros.

Deixe uma resposta