Se você está planejando uma viagem para Palmas ou apenas vai passar por lá tendo como destino final o parque do Jalapão, não deixe de dar uma olhada no mapa turístico da cidade. Nele você pode identificar alguns atrativos que podem ser visitados mesmo tendo pouco tempo, além de traçar um roteiro mais complexo se for ficar por alguns dias.
Se quiser ver mais detalhes do mapa interativo, como o nome das ruas ou de estabelecimentos, basta aproximar o com o zoom. Para facilitar, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item.
Os pontos turísticos ficam bem espalhados, então o melhor é procurar por hospedagens na cidade que estejam na região central. São diversas opções de casas e apartamentos, hotéis, albergues e outros, que se concentram em uma área bem servida de restaurantes e bares.

Os principais atrativos são as praias de água doce banhadas pelo Lago de Palmas. Destacam-se a Praia da Graciosa, de mais fácil acesso, e a Praia do Prata, com área de banho mais agradável. Ambas têm um pôr do sol privilegiado, com cores intensas devido à proximidade com a Linha do Equador e o clima mais seco, com a luz rebatendo nas partículas de poeira.

Para quem gosta de experimentar a gastronomia local em sua forma mais autêntica ou quer comprar artesanatos, incluindo as peças produzidas com o famoso capim dourado, vale a pena ir à Feira da 304 Sul. Outro ponto bastante visitado no centro é a Praça dos Girassóis, onde se concentram os edifícios governamentais, monumentos, memorial, igreja e outros pontos de interesse.
Eu acho que dois dias são suficientes para conhecer bem a capital tocantinense. Para agilizar o processo, é possível reservar passeios guiados com foco nas praias, roteiro cultural ou bate e volta para as cachoeiras. Outra alternativa é alugar um carro e fazer tudo por conta própria, o que permite mais liberdade na programação e quanto tempo ficar em cada lugar, além de considerável economia. Um ponto distante que me foi recomendado e eu teria ido se estivesse de carro alugado foi a Praia do Funil, já próximo da cidade de Miracema do Tocantins. Por fim, também há museus, parques e outros lugares para visitar.

