Potes feitos com capim dourado.

Palmas – Feira da 304 Sul

Eu passo nas feirinhas em praticamente toda viagem que eu faço, pois acredito que seja o lugar ideal para ter um contato direto e autêntico com o artesanato local, além de poder experimentar comidas típicas. No caso de Palmas, por exemplo, as feiras cobertas estão presentes desde a inauguração da cidade e são bem representativas da cultura popular da região.

Galpão de feira com tendas e quiosques.
Galpão da feira

A mais antiga e tradicional é a Feira da 304 Sul, que funciona no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcanti. Quando eu fiz esse passeio, ela estava funcionando às terças e sextas durante todo o dia, além da parte da manhã do sábado. Para quem fica pouco tempo na cidade, seguindo o passeio para o Jalapão, dá para conferir a feira durante a noite. Se você vai passar lá em outros dias, vale a pena conferir se outras feiras estão abertas.

Sacos empilhados com farinhas de diferentes cores e texturas.
Farinhas de diferentes cores e texturas

Ao entrar, percebi imediatamente que se trata de uma feira bastante frequentada pela população local, que vai até lá para fazer suas compras de farinhas, especiarias, pescados, frutas, verduras e legumes. O espaço é organizado por zonas temáticas, ficando bem fácil localizar os itens desejados. Além disso, não é um galpão muito grande.

Tenda de frutas em uma feira dentro de um galpão.
Tenda de frutas

Como eu cheguei mais tarde, algumas barracas já estavam fechando. Ainda assim, deu para ver que ali são comercializados produtos bem frescos, incluindo algumas frutas típicas da região. Também é bom para conhecer uma variedade grande de farinhas às quais não temos acesso, pelo menos aqui na minha cidade no sudeste do país.

Praça de alimentação de uma feira em galpão.
Área de lanchonetes e bares

Nesse momento, a maior parte dos frequentadores do local estava concentrada na parte de lanches e bares. Entre as opções, havia salgados e doces que encontramos em qualquer feira desse tipo, mas também iguarias mais regionais como tapiocas, porções de peixe frito e outros. 

Tendas com diversas peças de artesanato típicas do Tocantins.
Artesanatos diversos com destaque para o capim-dourado

Para os turistas, talvez o principal atrativo seja a parte dos artesanatos, incluindo peças de capim-dourado. A grande vantagem da feira é a grande diversidade de opções, já que os pontos de venda encontrados durante os passeios são bem menores. A dica, nesse caso, é comprar o que te interessou, porque determinados itens pode não ser encontrado em nenhum outro lugar.

No mapa interativo acima, é possível ver a localização da Feira da 304 Sul, além de outros pontos turísticos por onde passei durante a minha breve estadia na cidade. Como os atrativos ficam bem espalhados, o ideal é alugar um carro, já que os aplicativos de transporte são limitados e muitos motoristas não aceitam corridas para pontos mais distantes.

O mapa também ajuda a escolher entre as hospedagens na cidade, com diversas opções de casas e apartamentos, hotéis, albergues e outros. Eu fiquei no Hotel Araguaia e no ibis Palmas Avenida JK, que ficam na parte mais central da cidade.

Deixe uma resposta