Trilhas leves

Manaus – Mapa turístico

Manaus oferece uma boa variedade de passeios, incluindo a arquitetura colonial, museus, artesanato, visitas a tribos indígenas, comunidades ribeirinhas, passeios na floresta, praias de água doce, restaurantes de comidas típicas e contemporâneas, entre outros. Entender onde fica cada atrativo e os meios de transporte necessários para alcançá-los vai ajudar a escolher uma hospedagem que melhor atenda às suas necessidades.

Vista do terraço
Vista da cidade

O centro histórico pode ser percorrido com caminhadas curtas, apesar do calor intenso ser um empecilho para fazer tudo por conta própria em um só dia. Pontos mais distantes dentro da cidade exigem um de deslocamento motorizado. Já para pequenas viagens por terra, como ir até as cachoeiras da cidade vizinha chamada Presidente Figueiredo, a melhor opção é alugar um carro para ter total liberdade na definição do roteiro e quanto tempo ficar em cada lugar.

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

A forma mais fácil de conhecer os atrativos da área urbana é com um passeio pelo centro histórico, que passa pelos prédios mais emblemáticos e abarca boa parte do desenvolvimento da capital. Ele ainda pode ser complementado com uma volta de lancha rápida pelo rio, que inclui a visita a uma comunidade ribeirinha. O tour do seringal tem um roteiro parecido, mas segue para o Museu do Seringal, que conta a trajetória dos barões da borracha e o consequente desenvolvimento econômico e social da cidade.

Pesquisar e reservar passeios

Existem muitas outras opções de passeios, muitos deles parecidos com o que é feito durante uma hospedagem na selva. Posso citar como exemplos a Reserva Florestal Adolpho Ducke, onde é possível conhecer as árvores e animais da floresta; e o tour do Rio Negro, que passa por uma comunidade indígena, banho com botos cor-de-rosa e uma praia de água doce.

Encontro das águas
Encontro das águas

Outras alternativas para quem quer continuar dormindo no conforto da cidade grande são fazer um bate e volta com a excursão à Floresta Amazônica; o tour pelos rios Negro e Tarumã com Museu do Seringal; ou a ida até as Ilhas Anavilhanas

Musa - Museu da Amazônia
Floresta Amazônica

Também é possível contratar passeios mais completos, como o tour de oito dias pelo Rio Negro, que inclui toda a hospedagem, passeios e alimentação no período. Quem tem menos tempo pode reservar o tour de dois dias pela Floresta Amazônica, com o mesmo tipo de atividades, mas feitas com mais agilidade. 

Porto Público
Porto Público

Observando o mapa interativo abaixo, é possível entender porque alguns pontos como o Encontro das Águas, Lago do Catalão, Parque Janauary, Praia da Lua, Mergulho com Botos, Museu do Seringal, Praia do Tupé, Balneáreio Cachoeira do Castanho, Aldeia Tukuya e Arquipélago de Anavilhanas só podem ser acessados com passeios guiados, pois exigem deslocamento por embarcações.

No mapa estão marcados todos os pontos que visitei ou citei nas minhas postagens. Para ver mais detalhes, como o nome das ruas ou de estabelecimentos, basta aproximar com o zoom. Já ao afastar, aparecem os lugares mais distantes, incluindo a hospedagem Dolphin Lodge, que possui bangalôs sobre o rio e inclui passeios e todas as refeições. Por fim, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item. 

Mapa, ícone arquitetura amarelo Arquitetura
Mapa, ícone compras roxo Compras
Mapa, ícone gastronomia marrom Gastronomia
Mapa, ícone hospedagem cinza Hospedagem
Mapa, ícone localidade mostarda Localidades
Mapa, ícone museu arte vermelho Museus e arte
Mapa, ícone parque passeio verde Passeios
Mapa, ícone transporte azul Transporte

Deixe uma resposta