Depois de passear no Musa – Museu da Amazônia, onde dei uma boa caminhada pela reserva florestal e subi a escadaria da torre de observação com 42 metros de altura, tudo que eu queria era relaxar e comer algo gostoso. A escolha foi o Angatu Café e Confeitaria Regional, que possui uma unidade na região do museu e outra no centro da cidade.

A palavra que dá nome ao local vem do tupi-guarani e significa bem-estar, felicidade e alma boa. De fato, é um espaço super agradável, que mistura sofisticação e cultura regional.
Ambiente ★★★★☆
Quando cheguei, a minha primeira impressão foi de que a decoração era muito moderna e sem personalidade. Ao entrar, comecei a reparar no uso de elementos diversos da regionalidade para valorizar a cultura amazônica, além de cores intensas dos painéis, e fiquei bastante satisfeito.

De fato, o primeiro ambiente é um salão mais clean, mas possui objetos do artesanato local nos lustres trabalhados em palha, vasos que ganham destaque com a iluminação direcionada e móveis rústicos de madeira. Em um dos cantos, pinturas e frases destacam a importância dos povos indígenas.

Também há um quintal bastante agradável. Embora seja coberto, a sensação que temos é de estar em um jardim devido à quantidade de plantas. O único ponto negativo é o uso de grama falsa. Entendo que a manutenção é mais fácil, mas passa um ar de artificialidade que destoa, tanto no visual quanto sensorialmente, do restante dos elementos.

Essa parte de fora é mais agradável por ter um clima mais aconchegante, talvez por ser um pouco mais escuro e trabalhar a iluminação indireta. As peças de artesanato e grafismos continuam presentes em grandes painéis, o que torna o local um dos queridinhos na cidade pelos usuários de redes sociais.

Ali também fica uma área infantil com diversos brinquedos, uma ótima alternativa para os pequenos deixarem de lado os celulares e tablets para interagir com o entorno e entre si.
Serviço ★★★☆☆
Não posso reclamar do atendimento eficiente, mas nada que se destacou como particularmente positivo. O local estava limpo, os pedidos chegaram rapidamente e os funcionários certamente são competentes, mas sem demonstrar grande simpatia.
Preço ★★★★☆
Com relação aos custos, eu achei os preços bons, principalmente considerado que é um lugar que atrai tanto o público local quanto turistas. O cardápio abaixo é referente a 2023, quando fiz essa viagem, mas os valores atuais podem ser encontrados na página oficial.

Ali também há informações úteis como os dias e horários de funcionamento, divulgação de eventos como música ao vivo, fotos das bebidas e pratos servidos e outras novidades.
Comida ★★★★☆
Falando em comida, o menu inclui itens que não podem faltar no café dos amazonenses e os visitantes não ficarão decepcionados em experimentar, como a tapioca muitas opções de recheios e as variações do x-caboquinho. Mas também há panquecas, sanduíches, cuscuz, farofas, omeletes, waffles e outros. Por fim, o espaço também funciona como um bar com drinks, cervejas e tira-gostos., sendo bastante frequentado na hora do happy hour.

Eu estava mais no clima de tomar um lanche da tarde, então pedi o café mocha com doce de leite, que não tem nada de regional, mas é bem gostoso. Já para comer fui no famoso cabocão, um sanduíche típico da região com recheio de queijo, tucumã e banana. Pode ser pedido com tapioca, mas eu já tinha experimentado essa versão em outro lugar e aqui preferi pegar o pão na chapa. O tucumã tem uma polpa firme, de cor amarela ou alaranjada bem intensa. Como o gosto é suave, lembrando o sabor de algumas castanhas, acaba sendo um ingrediente bem versátil.

Como eu não estava sozinho, aproveitei para provar algumas porções que foram pedidas. A primeira foi o bolinho de piracuí, que veio com apenas cinco unidades, mas estava bem suculenta por dentro. Depois fui descobrir que piracuí é o nome de um preparo também conhecido como “farinha de peixe”. Basicamente, uma massa feita com peixe salgado seco, que pode ser triturado ou desfiado. O mais comum é usar o acari, mas podem ser usadas outras espécies.

A segunda foi menos diferentona, já que estou acostumado a encontrar pastelzinho de carne de sol na região onde moro. Nesse caso, eram seis unidades e também achei gostoso. Tudo muito bem tempero e com um cuidado que transparece no preparo e na apresentação.
Resumo ★★★★☆
O Angatu Café tem potencial para agradar a todos os paladares pela diversidade de produtos servidos. Além das iguarias regionais, o local ganha pontos pela decoração dos ambientes, que fazem sucesso nas redes sociais.