Depois de um longo dia de passeio até o Monte Fitz Roy e Laguna de los Tres, uma trilha com mais de vinte quilômetros (considerando a ida e a volta) que deixou meu corpo todo cansado, nada melhor que ir a um bom restaurante para repor as energias.
Ambiente ★★★★☆
A Maffía Trattoria foi aberta em 2003 e fica na rua principal de El Chaltén, a menos de trezentos metros de onde eu estava hospedado. Aliás, foi justamente o dono do Nikeu Aparts que me recomendou o local.

Com uma estrutura feita com troncos de madeira e blocos de pedra na parede, contrastando com as cores fortes da bandeira italiana, a decoração rústica cria um ambiente aconchegante. Além de algumas fotos de família, não há muitos elementos de decoração. Achei isso adequado, visto que o espaço é bem pequeno.

Além disso, acaba dando destaque para os produtos que ficam expostos, como as diversas opções de massas frescas e uma prateleira feita com as próprias pedras, que achei bem interessante, onde estão dispostas as garrafas de vinho.
Serviço ★★★☆☆
O estabelecimento abre todos os dias no fim da tarde, sendo muito procurado para um jantar por casais, grupos e famílias. Como não havia me planejado, eu não tinha uma reserva prévia e a única opção disponível foi sentar em uma mesa compartilhada, mesmo chegando próximo ao horário de abertura do local. Isso me atendeu bem, mesmo porque eu estava viajando sozinho e acabou não sentando ninguém junto no tempo em que fiquei por lá.

Outra opção teria sido pedir a comida para levar, o que não seria um problema, pois o Nikeu Aparts tem uma cozinha compacta completa com todos os utensílios que eu poderia precisar. Mas preferi ficar por lá mesmo e o atendimento foi eficiente.
Preço ★★★☆☆
Comparado com outros destinos no país, a Patagônia Argentina é um pouco mais cara. Apesar disso, fiz a viagem em um momento em que a moeda local estava bastante desvalorizada, fazendo meu dinheiro render mais. Além disso, acabei gastando ainda menos do que tinha planejado com o uso do dólar no paralelo com o cartão de débito internacional. Com isso, achei os preços em conta de um modo geral.
Comida ★★★★★
Além disso, o custo-benefício é bom porque a comida servida no Maffía Trattoria é realmente muito saborosa e dá para perceber a qualidade e o frescor dos produtos utilizados.

Como o nome e a decoração deixam bem claro, esse é um restaurante italiano bem típico, com uma atmosfera familiar e descontraída. Para a entrada, que não é cobrada nos restaurantes argentinos, vieram uns pãezinhos, pasta de berinjela e maionese temperada.

Meu prato principal foi um spaghetti a la carbonara, que eu adoro, mas sempre fico com receito de pedir em restaurantes porque não é todo mundo que sabe fazer bem. Nesse caso, fiquei bastante satisfeito porque o molho estava perfeitamente aveludado e bem distribuído na massa. Além disso, os pedaços de bacon foram generosos e o tempero gostoso.

Nessa hora eu já estava bastante satisfeito, mas quis finalizar o jantar com uma sobremesa. O tiramisu mistura biscoito molhadinho no café com um creme à base de queijo mascarpone. O nome faz referência ao potencial estimulante dos ingredientes, pois a expressão “tirami su” pode ser traduzida como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. É outro item que já me decepcionou em outros restaurantes, que servem uma versão meio aguada, mas aqui estava bem saborosa.
Resumo ★★★★☆
Embora tenha um ambiente pequeno, esse é um dos restaurantes mais recomendados da cidade e eu realmente achei a comida muito gostosa. Teria voltado lá para experimentar outros pratos, mas também queria conhecer outros restaurantes da cidade. Quem sabe em uma próxima viagem?