Muitas pessoas fazem um bate e volta para El Chaltén saindo da cidade de El Calafate, mas quem gosta de fazer trilhas e outros esportes em meio a natureza deve reservar alguns dias para ficar no pequeno povoado e aproveitar melhor seus atrativos. A vila está localizada entre montanhas, lagos e glaciares e é considerada um dos principais destinos de trekking da Argentina, recebendo visitantes de todo o mundo.

Embora seja pequena, a comunidade possui mais de cem opções de hospedagem entre casas, apartamentos, hotéis, albergues, chalés e acampamentos.
Comodidades
Eu escolhi ficar no Nikeu Aparts, que oferece algumas unidades de apartamentos que abrigam até quatro pessoas. O empreendimento não oferece nenhuma refeição ou outras comodidades, mas possui toda a estrutura para que o hóspede tenha mais liberdade no uso das instalações privadas.
Conforto
Como eu estava viajando sozinho, escolhi o estúdio de dois andares, com o quarto na parte superior para até duas pessoas. O espaço é novo e moderno, com decoração simples e funcional.

Na parte de baixo fica uma pequena sala com poltrona, mesa de refeições e banco de apoio. O cabideiro serve para pendurar os casacos que certamente serão usados e podem chegar molhados de chuva ou neve, já que o clima é bastante intenso durante todo o ano, mas também tem um varal de piso para quem optar por lavar algumas peças de roupa. Ali também fica o aquecedor, controlado individualmente para manter um clima agradável em todo o estúdio de acordo com a necessidade dos ocupantes.

A cozinha compacta estava equipada com tudo o que eu precisava para preparar refeições simples, incluindo frigobar, fogão elétrico com duas bocas, torradeira, microondas, chaleira elétrica, talheres, panelas, copos e mais. Além disso, foram disponibilizados cafés, chás, temperos, azeite, detergente, bucha e outros. São itens necessários, mas que a gente não quer comprar durante poucos dias de estadia.

O banheiro tem um tamanho adequado e parece ter sido reformado há pouco tempo. Ele pode ficar um pouco frio nos dias de temperatura mais baixa, já que não tem um aquecimento individualizado. Além disso, a água quente não dura muito tempo, então nada de banhos demorados. Outro problema é que o vidro só ocupa metade do box, molhando um pouco do lado de fora. As utilidades como sabonete, shampoo, papel higiênico, secador de cabelo e outros também foram disponibilizados.

O quarto desse estúdio fica no piso superior. Como o teto é mais baixo, o colchão fica mais próximo do chão, mas é bem confortável e quente. Também há a opção de reservar o apartamento que possui uma cama de casal, uma cama de solteiro e um sofá cama, acomodando até quatro pessoas.
Wi-fi grátis
Eu estava viajando com um plano de internet móvel ilimitado, o que ajudou bastante a pesquisar sobre os passeios e opções gastronômicas quando estava na rua. Já na hospedagem, o wi-fi funcionou perfeitamente e com maior velocidade que a conexão do celular, além de gastar menos bateria.
Localização
A localização da hospedagem não era uma das minhas maiores preocupações, já que El Chaltén é pequena e pode ser percorrida de uma ponta à outra sem grandes dificuldades. Mas, como eu sabia que ficaria bem cansado com as trilhas, que já são longas por si só, resolvi ficar em um ponto mais central para evitar deslocamentos desnecessários.
Acabei ficando bastante satisfeito com a escolha do Nikeu Aparts, visto que está bem próximo de diversas opções gastronômicas e de mercado. Além disso, fui caminhando da rodoviária até lá sem grandes problemas, percorrendo a distância de 850 metros por um caminho praticamente todo plano.
Funcionários
O estúdio estava todo bem limpo e organizado. Também gostei que o piso não era coberto com carpete, o que acaba acumulando sujeira e dando um cheiro ruim, sendo terrível para quem tem alergias e problemas respiratórios.

Assim que eu cheguei, fui recebido pelo dono do empreendimento, com quem eu vinha conversando por mensagens de celular para combinar o horário de chegada e pegar outras informações. Ele também me passou algumas dicas importantes sobre passeios e onde comer, o que ajudou bastante.
Custo benefício
Embora não seja um destino barato, é possível conseguir preços mais em conta na cidade, principalmente para quem está viajando em grupo e vai dividir o espaço com outras pessoas. Como eu fiz a viagem em um período que o peso argentino estava bastante desvalorizado, aproveitei para investir em mais conforto para compensar o cansaço das longas caminhadas.
O Nikeu Aparts acabou representando um bom investimento, inclusive por ter cozinha e permitir economizar em algumas refeições. Para valer mais a pena, fiz o câmbio do dólar paralelo para a moeda local em Buenos Aires, já que na vila não tinha uma cotação vantajosa.
Resumo
+ conforto
+ cozinha
+ localização
– sem refeições
– banheiro
