Retrospectiva 2023 – Livros

A minha ideia (pouquíssimo ambiciosa, diga-se de passagem) de ler pelo menos um livro por mês desse ano que acabou não foi alcançada. Ainda assim, tive boas experiências e, como não foram tantas obras assim, vou fazer um breve resumo de cada uma.


Uma autobiografiaRita Lee

Perdemos uma das maiores e mais importantes artistas da história brasileira. Mas, além da sua obra musical, também ficou seu trabalho literário. Essa autobiografia reflete bem sua personalidade, marcada pela honestidade debochada e postura crítica com relação a tudo e todos, inclusive a si mesma. É uma ótima oportunidade para conhecer sua história, passando pela infância, a entrada na vida artística, os relacionamentos, os discos, os tropeços e as glórias. Mais recentemente, ela lançou Outra autobiografia e ainda possui no currículos diversos livros infantis.


Ensaio sobre a cegueiraJosé Saramago

Parado no sinal de trânsito, um motorista se descobre subitamente cego. É o primeiro caso da “treva branca”, que logo se espalha e leva ao isolamento dos contaminados. Reduzidos à essência humana, os personagens entram tanto em conflitos internos quanto em brigas físicas enquanto lutam pela sobrevivência. Eu já conhecia a história por ter visto o filme e lembrava bem dos acontecimentos marcantes, mas o livro permitiu reflexões mais profundas devido ao ritmo próprio da leitura, incluindo paralelos com a situação vivida na pandemia do coronavírus dos últimos anos, que levou muitas pessoas ao isolamento e alguns comportamentos absurdos.


O mágico de OzL. Frank Baum

Depois de rever o filme pela milésima vez, me atentei ao fato de que se tratava da adaptação de um livro e resolvi ler a obra original. O enredo começa quando uma menina é surpreendida por um forte ciclone que leva sua casa para um mundo distante. A aventura fantástica é repleta de criaturas inusitadas como um espantalho que deseja ter um cérebro, um homem de lata sem coração e um leão covarde, além de bruxas e muitos seres perigosos. Um clássico indiscutível entre crianças, jovens e adultos. Ele acabou se transformado em uma longa série de livros, que pretendo continuar lendo.


Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábiosMarçal Aquino

Parece que todo ano eu pego um livro para ler apenas porque achei o título interessante, sem buscar nenhuma informação sobre o conteúdo. Nesse caso, imaginei que seria uma história romântica e acabei sendo surpreendido. A trama se passa em uma cidade do interior paraense. Em meio a uma nova corrida do ouro e as hostilidades do submundo do crime, um fotógrafo reflete sobre sua vida pessoal e a paixão avassaladora que levou à sua ruína. Trata-se de um interessante retrato do interior brasileiro, com personagens complexos que vão sendo relevados aos poucos.


Silo e OrdemHugh Howey

Para quem gosta de uma distopia, recomendo acompanhar essegrupo que vive enclausurado em um enorme silo, sob regulamentos estritos, em uma trama de segredos e mentiras. A obra inspirou uma das melhores séries do ano e, como a primeira temporada vai só até metade do primeiro livro, dá para se adiantar e descobrir o rumo que a história toma daqui para frente sem ter que esperar pelos próximos episódios. Para mim, ainda falta ler a terceira parte da trilogia, chamada Legado, embora tenha gostado mais da adaptação que da obra original.


A noite das bruxasAgatha Christie

O mesmo aconteceu com esse romance policial, um dos últimos escritos pela autora considerada a dama do crime. No livro, uma menina de treze anos se gaba de já ter testemunhado um crime, mas ninguém lhe dá ouvidos, já que ela tem o costume de contar mentiras. Mais tarde, durante uma festa no dia das bruxas, ela é encontrada morta e todos os presentes na casa passam a ser suspeitos do assassinato. No filme, a história foi bastante modificada e acabou ficando mais dinâmica, com diversas reviravoltas e um clima sobrenatural.


Sharp objectsGillian Flynn

Esse é da mesma autora de Garota Exemplar, que rendeu um filme maravilhoso. A trama acompanha uma repórter que volta à sua cidade natal para investigar o brutal assassinato de uma menina e o recente desaparecimento de outra. Hospedada na casa da família, a jornalista precisa lidar com memórias difíceis de seu passado, além de desvendar segredos perturbadores. Mais um livro que virou série, mas essa eu ainda não assisti.


O segredo do meu maridoLiane Moriarty

Falando em segredo, esse é o ponto de partida de mais uma história cheia de suspense. Nesse caso, uma mãe de família encontra uma carta escrita pelo seu marido com indicações de que só poderia ser aberta depois que ele morresse. O conteúdo tem potencial para destruir a vida que eles construíram juntos, além de afetar diversas outras pessoas. O problema é que ele ainda está vivo. A autora é mais conhecida pelo livro Pequenas grandes mentiras, que, na série, manteve o nome original em inglês, Big little lies.


Compre um Kindle

Além das versões impressas, é possível ler essas obras no Kindle, dispositivo que permitir carregar uma quantidade enorme de livros em um aparelho cuja bateria dura por vários dias, tem uma tela que não cansa os olhos, dá acesso imediato a dicionários de significado e tradução, marca e compila trechos e outras vantagens. Tenho aproveitado para fazer algumas dessas leituras nas línguas originais em que foram escritas, o que ajuda muito no aprendizado.

Deixe uma resposta