Restaurante El Quincho

El Calafate – El Quincho

A viagem pela Patagônia tem um aspecto gastronômico importante, já que a região possui algumas iguarias e preparos bem típicos. Entre as muitas opções espalhadas pela cidade, inclui no meu planejamento o jantar na Estancia 25 de Mayo, uma das mais antigas fazendas da região, com 17.000 hectares de terra, que fica bem próxima ao centro da cidade de El Calafate.

Reserva de passeio ou atração

É possível reservar apenas o jantar com apresentação folclórica, mas o passeio fica bem mais completo ao incluir a tarde no campo. Assim, é possível também desfrutar da paisagem, conhecer um pouco da história local, ver a criação de ovelhas e experimentar outros quitutes, como um café preparado com uma técnica que eu nunca tinha visto antes, tortinhas fritas, torradas com cordeiro confitado e vinho quente.

História da ocupação da região
História da ocupação da região

Ambiente ★★★★★

Depois de fazer um passeio pela fazenda extremamente agradável, que descrevi na postagem anterior, nos encaminhamos até o restaurante. Os lugares onde cada grupo se sentaria já estavam pré-determinados. Não sei qual era o critério, talvez na ordem que foram feitas as reservas. Sei que fiquei na primeira fila de mesas, perto ao palco, decorado com uma pintura e objetos antigos.

Salão do restaurante
Salão do restaurante

Eu gostei do ambiente do restaurante, cujo salão tem o forro de madeira à mostra, o piso de tábua corrida e uma das paredes laterais coberta com troncos. O resultado é um ambiente aconchegante, principalmente com a iluminação indireta ao cair da noite. Os móveis, pinturas e outros elementos complementam a decoração antiga, mas sem deixar de lado o conforto.


Serviço ★★★★★

Ali assistimos a um breve vídeo sobre as famílias que comandaram a propriedade ao longo do tempo, o que dá uma boa contextualização da ocupação dessa região inóspita do país. O atendimento é eficiente, mesmo porque trata-se de um menu fixo e isso facilita bastante a preparação dos alimentos. Mas, além disso, todo o pessoal é bastante simpático.

Apresentação folclórica
Apresentação folclórica

Também gostei do espetáculo folclórico, cujo cantor era a mesma pessoa que acompanhou a visita guiado pela fazenda. Diferentemente da maior parte das apresentações voltadas para turistas, eu achei o conteúdo bem autêntico, com danças típicas sem grandes malabarismos e música de qualidade. Também destaco a limpeza do ambiente e o transfer, proporcionando o conforto de ter incluído o transporte de ida e volta para a hospedagem na região central. Caso você esteja em um hotel mais afastado  ou ficando em uma casa ou apartamento privados, será necessário se deslocar até um dos pontos de encontro.


Preço ★★☆☆☆

Como eu citei anteriormente, a Estancia 25 de Mayo possui algumas opções de passeio: a tarde no campo para conhecer a propriedade; o jantar com espetáculo de música e dança; ou, como eu fiz, as duas coisas. Todas as agências de turismo vendem os pacotes, mas o serviço é oferecido sempre pela propriedade e os preços são padronizados. O valor cobrado é alto, mas achei que valeu a pena.


Comida ★★★★

Obviamente que, da parte do jantar, a comida é o elemento mais importante. Eu achei muito bem servido, ainda mais considerando que já havíamos experimentado alguns quitutes no passeio pela fazenda. Logo no começo serviram as bebidas já inclusas no pacote, com a opção de pedir algo à parte.

Pão com pastas
Pão com pastas

Assim como de costume em todos os restaurantes que eu fui na Argentina, a entrada era pão com pasta. Nesse caso, foram servidos chimichurri, vinagrete e uma conserva de berinjela. Eu até tentei não comer muito para não acabar com o apetite, mas acabei chutando o balde.

Empanada criolla
Empanada criolla

Na sequência veio uma empanada criolla, receita clássica do país com recheio de carne moída e temperos específicos. Eu achei gostosa, mas estava mais interessado mesmo no prato principal que viria a seguir.

Churrasco típico argentino
Churrasco típico argentino

Trata-se do tradicional asado argentino, como é chamado o churrasco por lá. Além da carne de cordeiro, que é o grande diferencial porque não estamos acostumados a consumir por aqui, também tinha boi, linguiça, chouriço e frango. O acompanhamento eram batatas rústicas, além de um generoso buffet de salada que podíamos servir livremente.

Torta de maçã
Torta de maçã

Para a sobremesa, havia três opções disponíveis no dia. Eu escolhi a torta de maçã acompanhada de sorvete. Também poderia ter sido uma torta de frutas vermelhas ou panquecas com doce de leite.


Resumo ★★★

A experiência como um todo foi bastante agradável e eu acho que vale a pena fazer o passeio completo, com a visita às instalações da fazenda e o jantar folclórico na sequência. Realmente não é barato, mas saí  mais que satisfeito.

Deixe uma resposta