Na pesquisa das hospedagens em El Calafate, eu tinha como prioridade a localização próxima à avenida principal, onde se concentram as agências de turismo, restaurantes e lojas. Também não queria deixar de lado o conforto, já que alguns passeios são cansativos e eu queria dormir bem e quentinho. Acabei escolhendo o Hotel Kosten Aike, cujo nome pode ser traduzidas como vento (kosten) e lugar (aike).
Comodidades
Essas são palavras dos povos tehuelches, grupo de etnias ameríndias que ocupava a região em tempos pré-colombianos. Elementos de sua cultura também aparecem na decoração com tons terrosos e formas geométricas bem definidas.

O tema segue nas roupas e acessórios vendidos na loja que fica no saguão principal, uma boa alternativa para aqueles que esqueceram de trazer algum item, querem reforçar a proteção contra o frio ou adotar o estilo local. Além disso, um outro espaço conta com diversas lembrancinhas de viagem e itens diversos.

A estadia já incluía o buffet de café da manhã. Destaco a qualidade e variedade de opções, além de algumas novidades a cada dia. Nesse mesmo espaço funciona o Ariskaiken Restaurant, onde aproveitei para jantar depois de um dia intenso de passeio em que eu não estava com tanto ânimo para sair. Achei o cardápio e os preços bons, parecidos com o que é encontrado na cidade. De entrada já servem pães com patê e o prato principal foi um generoso pedaço de carne, salada e purê de batatas.

Falando em carne, o Hotel Kosten Aike também serve o churrasco argentino e o tradicional cordeiro patagônico, esse último preparado na fogueira do Kampen Steakhouse. Por fim, existe a opção de aproveitar o clima descontraído do Aura Bar para beber bons drinks e socializar. Inclusive, o local pode ser usado para eventos sociais e corporativos, congressos e convenções.

Tanto esse lounge quanto a sala Telmeltenk, que pode abrigar reuniões de trabalho e encontros para até setenta pessoas, têm acesso independente a partir do exterior. O business center está equipado com computadores e o auditório possui sistema de áudio e projeção modernos. Para os hóspedes também está disponível o salão de jogos com sinuca e tênis de mesa.

No andar superior fica a estrutura de bem-estar do Hotel Kosten Aike. Ultimamente eu tenho preferido me hospedar em acomodações que tenham academia para não abandonar totalmente os treinos enquanto estou viajando. Geralmente são poucos equipamentos, mas dá para manter uma rotina de exercícios básica.

Já para quem prefere relaxar, o spa conta com banheira de hidromassagem em ambiente interno e iluminação colorida, criando um clima agradável. Outra opção é a ducha escocesa, que alterna jatos de água fria e quente. Já a sauna seca é aquecida por um forno e usa pedras para manter a temperatura elevada, podendo atingir até 80°C. Por fim, podem ser adquiridos serviços extras de massagem.

A única coisa que eu não gostei é que essa área não fica aberta até mais tarde. Como alguns passeios duram o dia inteiro e ainda é necessário reservar parte da noite para jantar, o uso acaba ficando limitado.
Conforto
Além de toda a estrutura nas áreas comuns, também é preciso destacar que os quartos são amplos, variando entre 27 e 58 m2. Todos são bem iluminados e equipados com aquecedores, frigobar, televisão a cabo e cofre.

Eu estava viajando com mais uma pessoa e fiquei em um quarto standard com duas camas de solteiro, mesa de apoio com duas cadeiras, espaço para trabalho e armário guarda-roupas. Também há unidades que acomodam três ou quatro pessoas, sendo que as maiores contam até mesmo com sofás e poltronas na sala de estar.

O banheiro privativo, além de ser espaçoso, ainda conta com uma banheira. Eu preferi usar ela para relaxar, já que havia outras pessoas no spa em algumas das noites. O único problema é que não encontrei uma tampa para o ralo e achei mais fácil improvisar que pedir na recepção do hotel. No mais, gostei que tem um pequeno varal dentro do box que permite lavar peças de roupa durante o banho e deixar secando. Como era de se esperar, também recebemos produtos de cortesia e o secador de cabelo funcionava bem.
Wi-fi grátis
Eu tenho sempre viajado com um plano de celular para ter internet na rua, o que facilita bastante a vida para confirmar reservas de passeios, pesquisar opções de restaurantes, consultar mapa, atualizar as redes sociais e manter contato. Já na hospedagem, prefiro usar o wifi porque gasta menos bateria e a velocidade é maior. A rede funcionou bem no quarto em que eu estava hospedado, mesmo sendo bem distante da recepção.
Localização
Falando em distância, comentei logo no começo do texto que a proximidade com o centro da cidade foi um dos meus principais critérios ao escolher o Hotel Kosten Aike. De fato, ele fica a apenas duas quadras da Avenida del Libertador. Ao mesmo tempo, é uma rua bem tranquila e silenciosa.
Dá para usar o estacionamento gratuito e vale a pena alugar um carro, já que os principais atrativos ficam fora da cidade ou até mesmo em comunidades próximas. Como as agências cobram à parte para a retirada no hotel nos passeios e alguns podem ser feitos por conta própria, ter um veículo à disposição pode representar uma boa economia, além de dar mais liberdade. Caso prefira não dirigir, há um serviço de transfer entre a hospedagem e o aeroporto.
Funcionários
O atendimento foi eficiente e simpático em todos os momentos, tanto na recepção quanto no restaurante. Além disso, não tive nenhum problema durante toda a estadia.
Custo benefício
O Hotel Kosten Aike não requer pré-pagamento na reserva. O pagamento no momento do check-in com o cartão internacional de débito fica bem mais em conta. Também pode ser feita a compra de pesos argentinos no câmbio paralelo.
Outra coisa que busco nas minhas hospedagens é cancelamento gratuito. Assim, não perco dinheiro no caso de haver algum problema que impeça a realização da viagem ou mudança de planos.
Resumo
+ localização
+ áreas comuns
+ quartos amplos
+ restaurante e bar
