Aeropuerto Internacional de Ushuaia

Ushuaia – Aeropuerto Internacional

Quando eu comecei a planejar minha viagem para Ushuaia, dei início às pesquisas de voo para a cidade, que conta com um aeroporto pequeno, mas bem estruturado. Ele serve tanto para quem tem como destino final a cidade, conhecida como el fin del mondo, quanto para quem vai seguir viagem em cruzeiros para a Antártica, mais no fim do mundo ainda. Meu objetivo era conhecer alguns dos destinos da Patagônia Argentina mesmo. Na ida peguei um voo com conexão na cidade de Buenos Aires. Há saídas dos dois aeroportos da capital para Ushuaia e eu viajei a partir do AEP – Aeroparque Jorge Newbery. A chegada foi emocionante (para dizer o mínimo), com muita turbulência devido aos ventos fortes que são característicos da região.

Esteiras na chegada ao aeroporto
Esteiras na chegada ao aeroporto

Com projeto do arquiteto uruguaio Carlos Ott, o aeroporto foi inaugurado em 1995 e substituiu a antiga estrutura que, hoje, abriga o Aeroclub Ushuaia. O nome completo, Aeropuerto Internacional Ushuaia – Malvinas Argentinas, faz referência às ilhas que ainda hoje são ocupadas pelos britânicos sob o nome de Falkland Islands, tendo seu domínio disputado pela Argentina.

Aerolíneas Argentinas
Aerolíneas Argentinas

O aeroporto tem capacidade para receber aeronaves de grande porte, mas a maioria do voos é operada pela Aerolíneas Argentinas com ligação para outras cidades do país. Eu fiz a pesquisa e a compra diretamente no site da companhia, mas vale a pena usar um comparador de voos caso queira  confirmar se há outras opções ou incluir trechos internos no Brasil.

Aluguel de carro
Aluguel de carro

Na área de desembarque ficam as empresas de aluguel de carro como Hertz, Avis, Localiza e outras. Vale a pena fazer a reserva com antecedência, principalmente nos meses de verão, quando a cidade é tomada por um grande número de visitantes e é mais tranquilo dirigir nas estradas, já que não há neve. Outra opção é contratar um transfer para ir e voltar do destino final na cidade. Algumas agências de turismo e hospedagem também oferecem o serviço já inclusos no pacote.

Serviços e lojas
Serviços e lojas

O aeroporto tem poucas unidades de comércio, como duty free, loja de artesanatos e farmácia. Os serviços incluem caixa automático de banco, agência de câmbio e um guichê de atenção ao passageiro que também oferece informações turísticas. Mas eu recomendo pesquisar os passeios com antecedência e fazer a reserva daqueles mais procurados, principalmente se a viagem for feita na alta temporada. Em termos de refeições, as opções também são limitadas. Eu passei em um café e comprei um lanchinho.

Cidade vista a partir do aeroporto
Cidade vista a partir do aeroporto

O Aeroporto Internacional de Ushuaia encontra-se em uma extensão de terra que adentra no Canal Beagle, fazendo com que as chegadas e partidas passem pertinho da água. Como está a apenas quatro quilômetros de distância do centro, o transporte é rápido e prático. Dá até mesmo para ver a cidade e as montanhas da Cordilheira dos Andes a partir do aeroporto. Para a minha hospedagem no Polo Sur Apartamentos, por exemplo, foram menos de dez minutos de carro.

Sala de espera com belas vistas
Sala de espera com belas vistas

Tanto no voo de chegada quanto de partida eu não tive problemas com atrasos. Quando chegou o momento de ir embora de Ushuaia, continuei a viagem pelo país com uma ida a El Calafate. O destino é incluído por boa parte dos turistas que visitam a região e o voo tem apenas 1h20 de duração. De carro, levaria umas 12h dirigindo e seria necessário passar pelo Chile e fazer uma travessia de balsa. Para se ter uma ideia, o trajeto pela Ruta Nacional 3 até Buenos Aires tem mais de três mil quilômetros e levaria quase 40 horas de viagem direta. Ou seja, quem visita a região provavelmente vai mesmo passar por esse aeroporto.

Deixe uma resposta