Para a minha viagem em Ushuaia, fiquei hospedado em um studio com cozinha do Polo Sur Apartamentos. Como cheguei tarde, por volta de dez horas da noite, uma preocupação que eu tinha era encontrar um lugar para comprar algo de comer.

Felizmente, o El Mercado fica exatamente ao lado da hospedagem e ainda estava aberto. A fachada chama a atenção pela grandiosidade, mas na verdade o espaço ocupado pelo estabelecimento não é tão grande assim.
Ambiente ★★★★★
Apesar de mais compacto do que eu havia imaginado, o lugar é bastante completo, funcionando como padaria, mercado e restaurante. Minha primeira experiência por lá foi bem rápida, já que passei rapidamente para comprar algo e levar de volta ao apartamento para esquentar no microondas mesmo. Depois voltei com mais calma em diferentes momentos do dia.

A parte da padaria é bem organizada, com vários produtos expostos na vitrine. Aproveitei para também dar uma olhada nos itens do mercado, que vende bebidas, molhos, doces, massas, frios e outras coisas. Tudo bem organizado em um ambiente com visual retrô, incluindo aí o uso de tijolinhos em porcelana típicos das estações de metrô, iluminação com trilhos e lustres escuros, piso e móveis de madeira e objetos antigos.

Para quem vai fazer as refeições por lá, há algumas mesas no andar inferior, mas a parte de cima do restaurante acaba sendo mais organizada. Ali também tem um bar bem completo, ficando especialmente movimentado a noite.
Serviço ★★★★☆
Eu passei por lá em mais de uma ocasião e fui bem atendido por diferentes funcionários. No caso da padaria e do mercado, você vai direto ao caixa para pagar pelos produtos escolhidos na loja ou fazer pedidos no balcão. Também passei por lá para tomar café da manhã em um dia e jantar em outro, já que era a opção mais próxima da minha hospedagem e eu já tinha gostado dos produtos. Em todas as ocasiões, achei o atendimento eficiente, mas tinha fila de espera nos horários de pico. Acostumados com o fluxo de turistas, os atendentes entendem bem quando você aponta para o que deseja e dão explicações simples, o que me deixou satisfeito.
Preço ★★★★★
Eu fiz a viagem em 2023 e, mesmo Ushuaia sendo um destino caro quando comparado a outras cidades argentinas, achei os preços bons para brasileiros. A moeda deles estava desvalorizada quando comparada ao real e o câmbio paralelo do dólar praticamente dobrava o poder de compra usando o cartão de débito internacional. Além disso, os pratos eram bem servidos.

Não recomendo levar em conta os valores mostrados acima, já que a inflação no país anda descontrolada e já podem ter sido feitos muitos aumentos. Mas comparei o preço e as opções de vinho vendidos por lá e no supermercado ao lado, o La Anónima, e achei que estavam em conta. Comparados com os valores praticados no nosso país, então… valia muito a pena.
Comida ★★★★★
O que eu mais gostei nesse lugar é que eu tinha ótimas opções para todos os horários do dia. O menu completo pode ser acessado na página oficial e, embora não tenha os preços, dá para ter uma boa noção da variedade e até já escolher o que pretende comer com antecedência.

As empanadas me salvaram logo na chegada e também em um dia em que eu estava cansado e com preguiça de sair para fazer um jantar completo. Tinha ali uns oito sabores, então eu dei uma variada para experimentar e gostei de todas. Outras opções para levar eram pedaços de pizza e tortas, além dos pães, bolos e quitutes típicos de padaria.

Outro dia passei lá para tomar um café da manhã bem completo, já que eu estava hospedado em um apartamento que não incluía a refeição. A escolha foi pelo desayuno el mercado (para dos personas), que poderia ser facilmente dividido por três e ainda servir bem. Vieram dois cafés com leite, dois sucos de laranja, um croissant grande de presunto e queijo, um bolo com marshmallow (era pastel de nata, mas estava em falta e escolhemos um substituto), quatro torradas de pão artesanal com manteiga e geleia, dois pratos generosos de ovos mexidos, quatro fatias de presunto e de queijo e uma aguinha com gás para fechar.

O menu é focado em massas com diferentes recheios e molhos, muitos sabores de pizzas, carnes à milanesa, tapas e tortillas, além de outros pratos e opções veganas. Em todo caso, quando você vai lá para almoçar ou jantar, primeiro é servida uma cestinha de pães diversos muito gostosos, acompanhados de uma maionese caseira, sem cobrança a mais. Dá para perceber que a padaria trabalha com produtos de qualidade.

Para o prato principal, tinha uma opção que teoricamente era individual, mas a atendente falou que servia muito bem duas pessoas e não mentiu. Era uma carne com molho acompanhada de cebola caramelizada, pedaços generosos de bacon, ervilhas, pimentões vermelhos e ovo frito. Também vinha um dos acompanhamentos à escolha e pedimos as batatas fritas.
Resumo ★★★★★
A padaria e restaurante do El Mercado me atendeu bem em diferentes ocasiões, seja para um lanche rápido para levar, um café da manhã completo ou um saboroso jantar no fim de um dia de passeio. Acabei não experimentando as massas e pizzas, que são o carro chefe do local, mas fiquei bastante satisfeito com tudo o que comi e certamente voltaria lá em outra visita a Ushuaia.