Trilha tranquila

Presidente Figueiredo – Mapa turístico

Presidente Figueiredo foi uma descoberta muito interessante nas minhas pesquisas sobre Manaus porque eu não imaginava que essa viagem com o objetivo de conhecer a parte histórica da cidade e a beleza da Floresta Amazônica, com passeios de barco pelos rios e imersão na floresta, iria incluir um destino onde o foco são cachoeiras, grutas, cavernas e trilhas.

Queda d'água ampla
Queda d’água ampla

De fato, a ida até a cidade acabou trazendo mais diversidade aos passeios pela região, mas também exigiu um certo planejamento. A princípio, pensei em fazer a excursão de um dia, uma boa opção para quem tem pouco tempo. Mas acabei optando por dormir lá por alguns dias para aproveitar melhor os atrativos.

Caverna do Maroaga
Caverna do Maroaga

Para isso, recomendo reservar uma hospedagem na cidade ou nas proximidades. Em razão do turismo ecológico, a região tem se destacado como um novo destino e ganhado mais estrutura para receber os visitantes. Na região central, um dos mais procurados é o Hostel da Milla. Já quem busca mais contato com a natureza durante a estadia pode optar pela Pousada Paraíso do Calango Azul.

Pequena queda d'água
Pequena queda d’água

É possível contratar o serviço de um guia, que vai facilitar a parte do planejamento ao criar um plano dos pontos a serem visitados. Mas também vale a pena reservar um carro e fazer tudo por conta própria, o que permite economia de dinheiro e mais liberdade na programação. Eu fiz a viagem em agosto, no começo da estação seca, e isso influencia na escolha de alguns dos atrativos devido à grande variação na quantidade de água que corre nos rios. Tem também os que ficam melhores na época da cheia e outros que podem ser aproveitados durante todo o ano.

Nadando na Lagoa Cristalina
Nadando na Lagoa Cristalina

Em quatro dias, incluí no roteiro a Caverna do Maroaga e Gruta da Judeia; Piscinas Naturais e Cachoeira do Mutum; Lagoa Cristalina; Cachoeira da Iracema; Cachoeira da Pedra Furada; Cachoeira Natal; e outros. Marquei abaixo os pontos que visitei e citei nas minhas postagens, sem a pretensão de ser um guia definitivo da região. Recomendo pesquisar as taxas cobradas para acesso, já que muitas das cachoeiras ficam dentro de propriedades privadas.

Eu achei o deslocamento nas proximidades de Presidente Figueiredo bem tranquilo, mesmo que alguns dos atrativos fiquem a dezenas de quilômetros da cidade usada como base. Para ver mais detalhes, como o nome das ruas ou de estabelecimentos, basta aproximar o mapa interativo com o zoom. Para facilitar, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item.

Mapa, ícone gastronomia marrom Gastronomia
Mapa, ícone hospedagem cinza Hospedagem
Mapa, ícone localidade mostarda Localidades
Mapa, ícone parque passeio verde Passeios
Mapa, ícone transporte azul Transporte

Deixe uma resposta