Lagoa Cristalina

Presidente Figueiredo – Lagoa Cristalina

Localizada a apenas cinco quilômetros do centro de Presidente Figueiredo, essa lagoa é bastante visitada devido às suas águas que, como o próprio nome indica, são absurdamente cristalinas. O ideal é alugar um carro para fazer a viagem de quase duas horas a partir de Manaus e dormir alguns dias na cidade para aproveitar esse e outros atrativos. Indo por conta própria, você consegue se organizar de maneira mais livre, ficando mais tempo naqueles locais que achar mais interessantes e evitando os grupos de turistas que fazem os passeios guiados.

Parte rasa da lagoa
Parte rasa da lagoa

Para ter acesso ao local é preciso pagar uma pequena taxa. Os valores atualizados podem ser conferidos na página oficial. Também há equipamentos disponíveis para aluguel como óculos de mergulho e coletes para flutuação. Embora tenha uma parte rasa, a Lagoa Cristalina tem partes bem profundas, o que pode não parecer devido à transparência da água. Como eu sei nadar, dispensei os equipamentos.

Nadando na Lagoa Cristalina
Nadando na Lagoa Cristalina

Eu recomendo ir para Presidente Figueiredo fora dos finais de semana e feriados. Isso porque a população da região também costuma fazer viagens para lá nos dias de folga, se juntando aos demais turistas. Felizmente, quando eu passei pela lagoa, não tinha mais ninguém e pude aproveitar com mais tranquilidade. Ainda assim, só é permitido ficar dentro da lagoa por vinte minutos, os grupos não devem ultrapassar o número de dez componentes e é proibido pular, pois isso faria subir a areia no fundo, tornando a água turva.

Rio Vermelho
Rio Vermelho

Já no Rio Vermelho, o banho é liberado sem limite de tempo. Na verdade, trata-se de uma parte do Igarapé das Lajes, que acabou ficando mais conhecido pela cor que a decomposição das folhas das árvores proporciona. A intensidade vai depender do fluxo da água e a incidência da luz, mas eu achei que estava bem vermelhinho mesmo.

Canoa no rio
Canoa no rio

O local também rende boas fotos e tem ali algumas canoas que podem ser usadas livremente. O acesso se dá pela BR-174, a mesma rodovia que sai da cidade de Manaus em direção a Presidente Figueiredo. Para quem quiser fazer o passeio por conta própria, recomendo dar uma olhada no mapa interativo abaixo, onde marquei todos os pontos que visitei durante a minha estadia de quatro dias.

Embora o turismo por lá ainda esteja em desenvolvimento, já é possível encontrar uma boa quantidade de opções de hospedagem entre apartamentos, casas de temporada, albergues e outros. A maioria se encontram na parte central da cidade, mas há também alguns espalhados pelas estradas que dão acesso às trilhas.

Deixe uma resposta