Fazenda Trevo dos Búfalos

Trancoso – Fazenda Trevo dos Búfalos

A vantagem e fazer o trajeto entre Arraial d’Ajuda e Trancoso (e vice-versa) de carro é que você tem total liberdade de parar onde quiser. No meu caso e dos companheiros de viagem, aproveitamos a oportunidade de conhecer a fazenda chamada Trevo dos Búfalos, cuja entrada fica, como o próprio nome indica, exatamente no trevo entre os dois distritos. O local possui um rebanho de búfalos murrah e é especializado na produção artesanal de mozzarella.

Placa indica local de entrada
Placa indica local de entrada

O espaço fica aberto todos os dias da semana das sete horas da manhã até às seis da tarde. Assim que entra, você é transportado para um lugar de calmaria que parece funcionar em um outro ritmo – principalmente depois de sair de uma cidade turística cheia de carros, vendedores ambulantes e pessoas andando para cima e para baixo. Confesso que deu vontade até de ficar hospedado em uma fazenda autêntica, em contato real com a natureza, não como naqueles hotéis rurais que mais parecem um resort.

Recepção calorosa
Recepção calorosa

Fora que logo fomos recebidos por esses doguinhos super simpáticos que vieram brincar, além de diversos bichos espalhados por uma bela área livre. Pouco depois, apareceu o dono da fazenda, um senhor bastante solícito que explicou calmamente sobre os produtos feitos no local, sem aquele desespero em realizar vendas. Mas, obviamente, você vai querer comprar alguma das muitas opções de queijos que incluem mozzarella em diversos formatos como peças inteiras, bolinhas, palitinhos e outros, burratas e queijo frescal. Todos eles sem conservantes e feitos com 100% leite de búfala.

Queijos artesanais de leite de búfala
Queijos artesanais de leite de búfala

Para quem não sabe, esses queijos tem algumas vantagens quando comparados com os de vaca. Para começo de conversa, esses animais tem menos contato com medicamentos, então produzem um leite mais saudável. Além disso, possuem muito mais cálcio, sendo um grande aliado contra doenças como a osteoporose. Já a maior presença do potássio ajuda contribui para baixar a pressão arterial. Também é indicado para o coração, já que possui bem menos colesterol. Outra vantagem é a presença das vitaminas A e C, importantes para o sistema imunológico por agirem como antioxidantes e contribuírem para a eliminação dos radicais livres e toxinas. Ainda assim, é um alimento rico em gordura, então é preciso consumir com moderação.

Adoro esse clima de fazenda
Adoro esse clima de fazenda

Ainda que seja simplesmente para conhecer o espaço, vale a pena visitar o Trevo dos Búfalos. Eu aproveitei e comprei alguns produtos e achei o sabor bem suave, tudo bem novo e fresquinho. Essa é uma parada que eu certamente incluiria em todas as minhas idas e vindas entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.

10 comentários

  1. Conheço este lugar.
    Os proprietários são pessoas maravilhosas.
    Os produtos de Leite de Búfala, tudo de bom.
    Eu recomendo.
    Odilon Neto – BH/Jequitinhonha-MG

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito orgulho dos meus tios Hélio e Neide que transformaram esse cantinho num paraíso. Sempre que posso passamos por lá para uma visita com café e mussarela de búfala, claro. Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta