Como funciona o programa Genius do Booking.com

Todas as minhas reservas de hospedagens são feitas pelo Booking.com, seja para hotéis, apartamentos, casas de temporada, moradia familiar, resorts, albergues e até iglus e casas na árvore (esses dois últimos ainda preciso experimentar). Fundada em 1996 na cidade de Amsterdã, a empresa há muito deixou de ser uma pequena startup holandesa para se tornar uma das maiores potências do e-commerce de viagens do mundo, contando com milhares funcionários que trabalham em centenas de escritórios espalhados em dezenas de países pelo mundo.

A página e os aplicativos móveis do Booking.com estão disponíveis em mais de 40 idiomas (incluindo o português) e lá constam umas 30 milhões de propriedades que ultrapassam 140 mil destinos em países e territórios ao redor do mundo. A cada dia, são feitas reservas de mais de 1.550.000 de diárias sem nenhuma cobrança de taxa extra para o cliente. Pelo contrário, a empresa tem um compromisso de oferecer ótimos preços e vantagens, o que inclui o programa Genius.

Como se tornar um membro Genius
Como se tornar um membro Genius

Você se torna um membro do nível 1 do Genius automaticamente quando cria um cadastro e começa a fazer reservas pelo Booking.com,  já tendo acesso a descontos em algumas propriedade. Para subir de nível, você tem que ter um “x” número de reservas dentro do período determinado. Na minha última pesquisa, eram cinco reservas em dois anos para subir do 1 ao 2; quinze reservas em dois anos para subir do 2 ao 3. Não é tão difícil se levarmos em consideração que se pode passar pode diversas cidades em uma mesma viagem. Também é importante destacar que você nunca perde o benefício, ainda que fique por um longo período sem fazer novas reservas.

O desconto de 10% é uma das vantagens
O desconto de 10% é uma das vantagens

Ao chegar no nível 2 do programa, o usuário passa a ter outras vantagens, como um desconto maior, upgrade de quarto e café da manhã grátis. Já no nível 3, o desconto é ainda maior e se tem acesso a atendimento prioritário para alterar reservas ou resolver outras questões. As vantagens do programa vão depender do que cada propriedade se dispõe a oferecer, sendo que apenas os descontos, aplicados antes das taxas, são uma obrigatoriedade. Obviamente, nem todas as propriedades participam, mas é fácil encontrá-las porque são centenas de milhares.

  • 10% de desconto (nível 1)
  • 10 a 15% de desconto (nível 2)
  • 10 a 20% de desconto (nível 3)
  • café da manhã gratuito
  • upgrade de quarto
  • atendimento prioritário
  • tarifas especiais para hóspedes de países específicos
  • desconto ou gratuidade no transfer, taxi e carros executivos de/para aeroporto
  • check-in adiantado
  • check-out tardio
  • drink e mimos de boas vindas
  • wi-fi gratuito
  • outros
Os estabelecimentos têm destaque
Os estabelecimentos têm destaque

Talvez você esteja se perguntando por que uma hospedagem ofereceria tais regalias. O fato é que elas também saem ganhando, pois passam a ter maior visibilidade nos resultados de pesquisas no Booking.com, principalmente para os usuários que costumam viajar com mais frequência, fazer reservas com mais antecedência, gastar mais e cancelar menos. Além disso, o nome da propriedade vem seguido do símbolo do programa, o que chama bastante a atenção para o usuário no momento da procura por ser sinônimo de vantagens. Por isso, os parceiros que fazem parte do programa Genius conseguem fechar mais negócios e têm um aumento de receita. Para ajudar no planejamento estratégico, ainda é possível que a hospedagem bloqueie até 30 dias do ano em que não oferecerá tarifas Genius, geralmente utilizadas em feriados ou dias de muita procura.

Há critérios para o estabelecimento fazer parte
Há critérios para o estabelecimento fazer parte

Mas não pense que o Genius é um modo do Booking.com te enfiar goela abaixo propriedades que não teriam grande procura. Na verdade, é preciso que elas sigam alguns critérios objetivos para fazer parte do programa, entre elas:

  • ter recebido 5 ou mais avaliações de hóspedes
  • ter uma nota de pelo menos 7,5 ou maior que a média da cidade/região
  • estar entre os 50% dos parceiros com melhor performance na cidade/região
  • cumprir critérios de preços estabelecidos pelo programa
Desconto aparece já na pesquisa
Desconto aparece já na pesquisa

Identificar quais são as propriedades que possuem esse padrão de qualidade e oferecem vantagens é muito fácil. O primeiro passo é que você tenha feito login com o seu usuário, pois só assim a plataforma saberá que você faz parte do programa. Daí você faz a sua pesquisa no Booking.com normalmente e verá, na lista de resultados, alguns estabelecimentos com o ícone amarelo do Genius ao lado do nome. Ao passar o mouse sobre ele, serão listadas quais são as vantagens oferecidas. Depois de feita a reserva, você pode também entrar em contato com o lugar e perguntar se é possível ter o check-in antecipado, fazer algum pedido especial como, por exemplo, se você prefere ficar em andares baixos ou superiores, além de tirar dúvidas.

28 comentários

  1. Olá! Me chamo Karla Mombach e era clente genius nível 2. Meu esposo alterou um dado do meu cadastro e sumiu o cliente nivel dois. Ficou somente genius. Como faço pra retomar?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Karla. Nunca aconteceu comigo, mas imagino que você tenha que entrar em contato com o suporte do Booking explicando a situação. Mas antes entra nas informaçõesndo seu perfil e confere se não aparece Genius 2 lá ou faz a simulação de uma reserva e confere a porcentagem do desconto. As vezes tá funcionando normal! 🙂

      Curtir

  2. Olá. Não tem nível 3? Estou no nível 2 e ainda não ganhei meu drink de boas vindas. Conte mais sobre sua experiência com o programa após passar para o nível 2, por favor

    Curtido por 1 pessoa

    1. No nível 2 você pode ter descontos maiores, café da manhã gratuito, upgrade de quarto e outros mimos, mas essas vantagens são definidas por cada hospedagem. Até o momento, não se tem notícia de um nível 3.

      Curtir

  3. O que acontece quando alguém do nível 1 completa 5 viagens? tem a marcação ali de um presente, mas não ouvi relato de ninguém que fale desse mimo. Só passa para o nível 2?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, disse em cima que “caso as acomodações tenham sido agendadas por outro usuário e você vá de acompanhante, é possível adicioná-las à sua conta e os números entrarão para a contagem”. Estou nesta situação, sabe como se podem então adicionar as estadias à minha conta?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá, Maria. Entrei em contato com o Booking e, infelizmente, essa opção não está mais disponível e somente uma pessoa poderá pontuar para se tornar ou subir de nível no Genius. Vou atualizar a informação na postagem.

      Curtir

  5. Oi, gente! Cancelei minha primeira reserva devido a alteração da data da viagem e ao refazer a reserva pra essa outra data, o benefício do genius não apareceu mais. Será que eu perdi por ter cancelado logo a primeira reserva?

    Curtido por 1 pessoa

  6. Meu marido é nível 3, nunca ganhamos nada além de descontos na reserva pelo booking. Na nossa última viagem na semana passada, tivemos um check in HORROROSO. Chegamos 8 da noite no hotel e fomos atendidos bem mal, no dia seguinte no café da manhã 08 da manhã, a recepcionista foi bem seca.
    Quando voltamos no final do dia, ela era super sorridente, perguntou como tinha sido nosso dia, o que visitamos, enfim, outra pessoa.
    Eu me perguntei se essa mudança tão drástica de um dia para o outro se deu por conta dela ter visto algo no perfil do Booking.
    O que o hotel consegue saber do perfil do hóspede?

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pergunta 1) Conclui as 5 estadias do Genius1. O site da booking me diz que está atualizando para que eu alcance o Genius 2. Esse processo dura em média quanto tempo?
    Pergunta 2) Tenho novas reservas a fazer. Devo aguardar o upgrade de categoria para receber as vantagens do próximo nível ou se eu fizer novas reservas nesse período, as reservas já começam a contabilizar para o próximo nível? Ou seja, para o Genius2?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Vanessa! A atualização costuma levar poucos dias, então eu esperaria um pouco para fazer as novas reservas já com desconto. De qualquer maneira, elas já contariam para avançar de nível, pois são contabilizadas somente após a efetiva hospedagem.

      Curtir

Deixe uma resposta