Trem panorâmico do Bernina Express

Bernina Express – Viagem no trem panorâmico de Chur a Tirano

Correndo por 122 km de trilhos, passando por 55 túneis e sobre 196 pontes e viadutos, o trajeto do Bernina Express é uma obra prima da engenharia. A combinação dessa criação humana com as paisagens percorridas durante a viagem é tão impressionante que foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O que mais me impressionou foi a mudança gradual na paisagem, que vai do alto dos congelados Alpes Suíços, com suas montanhas de formas dramáticas, para o calor e o charme das colinas verdes mais ao sul.

Observe o número do vagão antes de embarcar
Observe o número do vagão antes de embarcar

Ao contrário das outras viagens de trem pela Suíça, para os tours panorâmicos é preciso fazer reserva de assento – as vendas começam três meses antes do dia de viagem. Seja para comprar o ingresso, seja para uso do Swiss Travel Pass, é preciso reservar o lugar e pagar uma taxa. Recomendo que você acesse essa postagem para mais detalhes sobre como proceder. De posse do seu bilhete, basta se dirigir com alguma antecedência para a estação de partida e procurar pelo seu lugar. O número aparece em letreiros nas laterais do trem. Observe que, na foto acima, aparece o número do vagão 3.

As malas são colocadas no próprio vagão
As malas são colocadas no próprio vagão

Se você vai viajar com malas, recomendo que você chegue com bastante antecedência porque o espaço para bagagens é limitado. Pude perceber algumas pessoas com dificuldade para conseguir um lugar onde deixar as bagagens grandes – as menores podem ser acomodadas embaixo dos assentos.

A diferença desse trem para os convencionais é que ele possui janelas amplas, o que possibilita uma ótima visibilidade. Além disso, ele anda numa velocidade mais lenta justamente para permitir que os passageiros observem a paisagem. A viagem completa, de Chur, na Suíça, até Tirano, na Itália, dura cerca de quatro horas. A título de comparação, o mesmo trajeto poderia ser feito de carro em menos de três horas.

Disposição dos assentos na segunda classe
Disposição dos assentos na segunda classe

Eu viajei na segunda classe, pois comprei o Swiss Travel Pass para essa categoria. Sinceramente, não senti a menor necessidade de viajar de primeira classe pelo país. Pelo que pude observar do interior dos trens por onde passei, a diferença da qualidade não justifica o preço elevado da primeira classe. Enfim, o que quero dizer dos assentos é que no meu bilhete estava escrito 44-47, então parecia que eram apenas duas poltronas. Mas na hora eu entendi que o traço queria dizer do 44 ao 47, ou seja, 44, 45, 46 e 47. Repare que são duas poltronas voltadas para frente e duas para trás, formando um grupo de quatro. Isso quer dizer que duas pessoas vão viajar de costas para o avanço do trem. Eu estava meio bolado com isso, mas, durante a viagem, descobri que isso não é um problema, não prejudica em nada a visão. De qualquer maneira, como meu grupo era justamente de quatro pessoas, tínhamos a liberdade de revezar.

Cardápio do serviço de bordo
Cardápio do serviço de bordo

Eles também passam em alguns momentos da viagem com um carrinho com lanches e lembrancinhas. Basicamente são vendidos cafés, bebidas geladas, vinhos e outras bebidas alcoólicas, alguns lanches e bonequinhos. Na compra do ingresso, é possível encomendar uma coisa mais completa, como tábua de frios e queijos, champanhe e outros mimos. Acho interessante se a ideia for surpreender o companheiro de viagem com um clima mais romântico ou comemorativo. Inclusive eles são chamados de pacote surpresa e podem ser conferidos na página oficial. Fora isso, o melhor é levar seu próprio lanche e evitar os preços altos cobrados durante a viagem. Não vou colocar os preços aqui porque eles podem estar já desatualizados.

No mapa interativo acima, é possível observar todos os pontos por onde o trem passa ou para. Durante a viagem, são feitos anúncios em alguns locais específicos, inclusive indicando que você verá algo importante à direita ou esquerda, para preparar as câmeras e tal. As informações também podem ser conferidas em um guia distribuído no interior do veículo. Abaixo, vou reproduzir as informações contidas nesse livreto, respeitando a numeração adotada por eles, e adicionar as minhas observações, quando necessário.

  1. Chur

Essa cidade é o ponto de partida para quem quer fazer o passeio completo do Bernina Express. Como o trem parte de manhã cedo, eu me programei para chegar um dia antes e aproveitei para andar pelo centro histórico da cidade. Caçadores dos primórdios da idade da pedra já passavam por essa região há 11.000 a.C, segundo achados arqueológicos, mas são as construções medievais que se destacam. Quem pensa que se trata de uma cidade sem atrativos está enganado. Ali há ótimos restaurantes e museus, como o Bündner Kunstmuseum – Museu de Belas Artes da região. Passei a noite no ibis Hotel e, no dia seguinte, fui de ônibus até a estação e embarquei no Bernina Express.

Centro histórico de Chur
Centro histórico de Chur
  1. Reichnau

Esse local marca o encontro de duas linhas férreas que se encontram em sentidos opostos. Uma delas, construída em 1903, segue para a cidade de Ilanz. A outra, de 1896, vai para Thusis.

  1. Domleschg

Provavelmente não há outro lugar na Europa em que você irá encontrar tantos castelos em uma área tão pequena quanto Domleschg. Sólidas fortalezas como a Schloss Ortenstein, no topo de uma montanha, coexistem com outros tesouros culturais escondidos. Um deles é a Kirchlein St. Georg, uma capela da Idade Média que se destaca pela pintura do forro do teto.

Essa primeira parte da viagem foi marcada por campos verdes, já que estávamos na primavera. Quando saímos, o tempo estava nublado, o que me deu um certo medo de não conseguir ver nada direito durante o passeio. No fim das contas, eu até gostei desse visual meio misterioso, com nuvens baixas se enroscando nos morros.

A bucólica paisagem do campo
A bucólica paisagem do campo
  1. Thusis

Aqui é onde a Linha Albula realmente começa. Logo além da vila ficam as muralhas de pedra onde se encontra o famoso Viamala Gorge, seguida do grande castelo de Hohen Rätien. Viamala é um desfiladeiro que irritava os viajantes em seus passeios pelos Alpes, pois representava um obstáculo selvagem e perigoso na jornada pela região. Atualmente, são justamente esses motivos que o fazem ser tão procurados. Obviamente que não é possível ver nada disso de dentro do trem, infelizmente.

  1. Solisviadukt

Um dos pontos altos do passeio. Literalmente. O trem passa por esse viaduto com cerca de 90 metros de altura sobre o rio Albula. Essa é a mais alta e longa ponte da linha.

  1. Tiefencastel

Esse local é marcado por ter sido base de uma cidade romana construída no topo do monte Kirchhügel. De Tiefencastel saem as trilhas históricas que levam em direção a Julier, Septimer e Albula, muito procuradas por caminhantes.

  1. Landwasserviadukt

Essa é uma ótima ponte para ser fotografada pelos viajantes porque possui uma curva nos trilhos suspensos que adentram a rocha, com um visual de cair o cu da bunda e um trajeto realmente emocionante. É uma das partes em que há um anúncio para os turistas ficarem atentos, pois passa bem rápido. A entrada aparece melhor para quem está do lado direito do trem e o ideal para evitar o reflexo é encostar a lente da câmera no vidro da janela.

Landwasserviadukt
Landwasserviadukt
  1. Filisur

O tráfego frequente de pessoas pelo Passo de Albula fez com que surgisse esse vilarejo chamado Filisur, marcado por suas ricamente decoradas casas de pedra. Esse passeio do Bernina Express é interessante porque você vai passando por essas vilas e pensando: que sonho morar nesse lugar!

Nessa parte do tour ainda havia alguns pontos com nuvens bem baixas, mas nada que prejudicasse o passeio. Como o trajeto percorrido é longo, foi interessante porque passamos por diversos climas diferentes.

Filisur vista do trem
Filisur vista do trem
  1. Davos

Originalmente uma vila rural, essa cidade agora é a metrópole dos Alpes. A rápida transformação teve início ainda no século XIX, quando foram descobertos os benefícios para a saúde de se morar em locais altos e com ar puro. Os visitantes, entretanto, não eram apenas pacientes à procura de cura para seus males, mas também incluía autores como Thomas Mann, cuja novela A montanha mágica se passa em Davos. Depois apareceram os turistas de todos os lugares do mundo.

  1. Wiesnerviadukt

Com 204 metros de comprimento, esse viaduto é a maior ponte da linha que liga Davos a Engadin. A sessão que vai de Davos para Filisur foi aberta em 1909.

  1. Estação Stugl/Stuls

Parada no tempo, a estação de Stugl im Wald continua com sua aparência original por mais de 100 anos.

  1. Bergün

A estação em Bergün, assim como a de Filisur, foi construída no verdadeiro estilo de Engadin. A sala do spa, com seus toques de art noveau, foi construída em 1906, na mesma época em que a linha de trem trazia a área para a era moderna.

Essa parte do passeio é marcada pelas montanhas rochosas dos Alpes, com neve mesmo durante a primavera. Ali parecia que ainda não tinha chegado a primavera, pois os gramados e folhagens de muitas das árvores estavam secos.

Montanhas nevadas dos Alpes Suíços
Montanhas nevadas dos Alpes Suíços
  1. Linha Bergün-Preda

A linha de Bergün para Preda precisa lidar com uma diferença de altitude de 416 metros pelo caminho. Para transpor essa inclinação, foram criados uma série de túneis, viadutos e pontes. É impressionante como a estrutura se mistura com a paisagem à sua volta.

  1. Preda

Na virada do século XX, o único atrativo dessa vila era o Hotel Kulm. Isso foi antes de centenas de trabalhadores terem sido trazidos para o local para a abertura do mais alto túnel de uma ferrovia nos Alpes Suíços, a 1.800 metros de altitude acima do nível do mar e com extensão de 6 km. Você fica alguns minutos passando por dentro do túnel, obviamente sem ver nenhuma paisagem lá fora.

  1. Samedan

O principal ponto desse local é justamente a estação de trem. Também se destaca por ter o aeroporto em maior altitude de toda a Europa.

Essa viagem é interessante de fazer com outras pessoas. É bom ir conversando, levar alguma coisinha para comer, comprar um café do serviço de bordo. Não ficamos o tempo todo tirando fotos, mas estávamos sempre de olho na paisagem.

A vegetação ainda estava seca em Samedan
A vegetação ainda estava seca em Samedan
  1. St. Moritz

A cerca de 1.800 metros acima do nível do mar, St. Moritz é um dos mais famosos destinos turísticos do mundo. A luxuosa área é repleta de grandes hotéis que começaram a ser construídos no início do século XX, quando os montanhistas e viajantes culturais britânicos começaram a visitar a região.

  1. Charneca Stazerwald

A água presa nessa região na era glacial criou uma maravilhosa região de charneca que caracteriza a Suíça.

A partir desse ponto entramos em uma área realmente muito nevada, estava tudo branquinho e lindo. O trem é todo fechado e climatizado, então você não sente frio nenhum – pode reparar que os casacos estão pendurados perto das janelas.

Passamos por trechos cobertos de neve
Passamos por trechos cobertos de neve
  1. Pontresina

Corre na língua pequena que os árabes chegaram a se aventurar para o norte até essa vila aos pés do imponente Piz Bernina, com altitude de 4.048 metros acima do nível do mar. Nunca ficou claro se o nome da comunidade veio de Pons Sarasina ou Ponte Sacarens. O fato é que montanhistas britânicos chegaram à região em 1850 para fazer a primeira escalada ao pico da montanha. Esse ano marcou o início da transformação da vila rural para importante destino turístico, incluindo lendários hotéis como o Hotel Saratz Pontresina.

  1. Lej Nair e Lago Bianco

As águas do norte do Passe de Bernina fluem naturalmente pelo Danúbio em direção ao Mar Negro, enquanto as águas do sul acabam no rio Po e o Adriático. A partir de 1911, iniciaram-se esforços para mudar a ordem natural de alguma forma, buscando conter as águas em lagos artificiais como o Lej Nair (Lago Negro) e Lago Bianco (Lago Branco).

Quando passamos por lá, uma boa parte dos lagos ainda estava congelada e coberta de neve, parecendo uma gigante nuvem branca. Ainda assim, foi possível ver os lagos com as belas montanhas ao fundo.

Lago Bianco
Lago Bianco
  1. Ospizio Bernina

Essa estação se encontra a 2.253 metros acima do nível do mar, fazendo com que seja a mais alta da Rhaetian Railway. O hospício da qual vem seu nome também marca a fronteira entre a parte sul, no vale de Puschlav, onde se fala italiano, e a região de Engandin, cujos habitantes de comunicam com o romansh (mais especificamente o Rhaeto-Romantic) e alemão. O prédio da estação e o bar da montanha datam de 1925, aproximadamente.

  1. Alp Grüm

A estação e restaurante, construídos a partir de 1923, estão rodeados de uma paisagem de montanhas fantástica, incluindo o Glacial e o lago Palü, com vistas panorâmicas acima do Cavaglia e além dos Alpes Italianos. O arquiteto Nicolaus Hartman, responsável pelo projeto da estação, criou estruturas no mesmo estilo em várias partes da região.

  1. Hidroelétrica de Palü e Cavaglia

Após a Primeira Guerra Mundial, a geração de energia hidroelétrica ganhou mais importância nos Alpes, com o período pós-1926 sendo marcado pela construção da usina em Palü e Cavaglia. A imponência dessa construção é pouco perceptível quando vista de fora, pois se assemelha mais à uma fortaleza medieval. Cavaglia também é conhecida pelo seu Jardim Glacial, onde é possível observar o resultado de milhares de anos de pedras arrastadas pelas águas glaciais.

A bela região de Poschiavo
A bela região de Poschiavo

Essa região mais ao sul da Suíça possui uma paisagem totalmente diferente da que estávamos vendo anteriormente. Ali a neve deu lugar a um clima mais quente e vastos campos verdes aos pés das montanhas. Nessa parte do passeio as nuvens também já haviam se dissipado.

  1. Poschiavo

A principal cidade da região possui um imponente estilo renascentista na arquitetura de suas casas. Esses palácios foram construídos por prósperos residentes locais que fizeram suas fortunas no exterior.

Um dos destaques do local é o Lago di Poschiavo. Ao contrário do Lago Bianco, esse possui uma formação natural. Deu vontade de descer do trem para dar uma caminhada por lá. O dia estava lindo e a paisagem era realmente muito convidativa.

Lago di Poschiavo
Lago di Poschiavo
  1. Viadotto elicoidale di Brusio

O grande destaque do final do passeio é quando o trem percorre esse viaduto circular de 360°. Ele foi construído assim para permitir uma brusca mudança de altitude em um pequeno espaço. Essa parte eu não fotografei porque preferi filmar o movimento do trem e as mudanças proporcionadas no ponto de vista dos viajantes.

  1. Tirano

Porta Milanese. Porta Bormina. Porta Poschiavina. Os nomes dos seus portões medievais continuam a reforçar a estratégica importância dessa cidade, já na Itália. Ali se encerra o passeio do Bernina Express. A parte de trem, pelo menos.

Embora eu tivesse interesse em conhecer a cidade, já que nunca tinha ido na Itália, preferi seguir meu caminho no mesmo dia, pois o foco dessa viagem era mesmo a Suíça. É possível comprar a passagem ou reservar assento do Bernina Express já com estadia na cidade, mas você também pode fazer a reserva da hospedagem por conta própria e ter mais opções.

Estação de trens de Tirano
Estação de trens de Tirano

Com isso, eu e meus companheiros tivemos pouco mais de uma hora para almoçar. Escolhemos um restaurante perto da estação chamado Sale & Pepe, mesmo porque estávamos carregando nossas malas. Depois de passar tantos dias na Suíça, onde tudo é muito caro, achamos o preço lá bem em conta. Além disso, a culinária italiana é uma delícia.

Depois foi só voltar para a estação e seguir as placas para o ônibus panorâmico do Bernina Express, que viaja por mais umas três horas no trajeto entre Tirano, na Itália, até Lugano, na Suíça. Como se pode imaginar, o caminho é também cheio de lugares lindos para apreciar. Mas isso é assunto para outra postagem.

Fiz uma compilação de alguns dos vídeos que fiz durante a viagem de trem, na ordem que foram vistas durante o passeio, o que permite ter uma visão geral de como foi a experiência de viajar no Bernina Express. O que posso dizer é que foi um passeio maravilhoso. Apesar de parecer longo, fomos entretidos pelas constantes atrações durante o caminho, como pontes suspensas, túneis, vistas dos alpes suíços, passagens por trechos totalmente nevados e outros com belos campos verdes e céu aberto, lagos congelados e outros convidativos para uma gostosa caminhada, enfim. Um passeio cheio de beleza e uma experiência única usufruída de dentro do conforto do trem. Tudo isso com o bilhete já incluso no Swiss Travel Pass, só precisando pagar uma taxa pela reserva dos assentos. Imperdível!

42 comentários

  1. Por favor, pode me tirar uma dúvida? Pretendo ir a Zurique no final de dezembro 2018 e janeiro 209. Gostaria de saber se nessa época há o trem panorâmico de Chur até Davos. Apesar de olhar no sitio, não entendi se no inverno o trem para em Davos. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Kathia. A única linha do Bernina Express que funciona durante o inverno é a primeira (Chur – Tirano) e ela não passa em Davos.

      Linha 1: Chur – Tirano – Chur (o ano todo, diariamente)
      Linha 2: Davos Platz – Tirano – Davos Platz (verão)
      Linha 3: St. Moritz – Tirano – St. Moritz (verão)
      Linha 4: Tirano – St. Moritz – Tirano (verão)

      Curtir

  2. Olá tudo bem? Pretendo fazer o trecho Chur-Tirano em novembro, na primeira semana. Pesquisando o site para venda dos ingressos, vi que o trem que sai de manha vai direto de Chur a Tirano. Não é possível parar durante o trajeto e depois subir no próximo trem? Eu não vi qualquer opção nesse sentido. Vcs foram em qual época? Será que novembro é uma boa época?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá. O trem faz diversas paradas no caminho, mas apenas para embarque e desembarque, muito rápido. Se você descer para passear, o próximo trem não será o panorâmico, então acredito que não vale a pena. Quanto ao período, eu fiz a viagem em maio, na primavera. Imagino que em novembro estará mais frio e com a vegetação mais seca, mas deve ser lindo em qualquer época do ano!

      Curtir

  3. Olá! Deixei umas perguntas no outro post onde vc ensinava a comprar os tickets do Bernina no site. Somente dps li este artigo, que esclareceu minhas dúvidas. 🙂
    Adorei as dicas e as fotos!!! Ficarei hospedada no bis tbm. Irei com meu filho em JAN/2019 e aguardo paisagens encantadas branquinhas de neve. Parabéns pelo trabalho, virei sua fã.

    Abraços,
    Roberta.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ola. Iremos em 4 pessoas em Outubro/2018 fazer trajeto Chur/Bernina e estamos com uma duvida.
    O tempo de parada nas estacoes e curto? Em alguma estacao fica mais tempo?
    Augusto pereira

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Augusto. As paradas são todas bem rápidas, apenas o tempo de descer/subir algum passageiro. Você até pode descer para conhecer alguma das paradas, mas o próximo trem que você pegar não será panorâmico. Ou seja, não vale a pena. 😉

      Curtir

  5. Olá muito obrigada por compartilhar essas informações…
    Pode me tirar uma dúvida, estaremos hospedados em Chur, portanto pretendo fazer como vocês, realizar o passeio pela manhã… Mas como podemos fazer pra voltar de Tirano a Chur no mesmo dia??

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ola.
    Apenas para esclarecer. Li em um outro blog que apenas a primeira classe do Bermina Express era com janelas panoramicas e que a segunda classe tinha janelas normais. Entao essa informacao esta errada? Tanto a primeira quanto a segunda classe tem janelas panoramicas, o tamanho das janelas eh o mesmo?
    Alem de pagar o bilhete de 32 francos por trecho, ainda eh obrigatorio pagar a taxa de reserva?
    Vc saberia me dizer ate que idade a tarifa eh a metade para criancas? Tenho uma filha de 13 e outra de 9, quando fui comprar para mim, meu marido e elas, apareceu como sendo 3 adultos e 1 crianca. Achei estranho pois tinha lido que meia era ate 16 anos…
    Vc saberia dizer se no topo das montanhas a neve eh permanante? Vou no fim de junho.
    Muitissimo obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Sei responder algumas coisas e outras não. As janelas da segunda classe são sim panorâmicas, como mostradas nas fotos. Não sei se as da primeira classe são ainda maiores. É obrigatório fazer a reserva de assento. Quanto à idade, não sei… recomendo pesquisar na página oficial. Eu fiz o passeio em maio e tinha muita neve, como pode ser visto nas fotos. Imagino que tenha em junho, ainda que seja só em cima das montanhas.

      Curtir

    2. Pois é, Maisa. Inclusive no vídeo publicano noutro poste aqui da Viajento percebe-se que existem vagões no trem com janelas pequenas, que inclusive abrem.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Giovanni, eu viajei na segunda classe e as janelas eram panorâmicas e fixas, como mostrado nas fotos. Existem trens comuns que fazem esse mesmo trajeto, não necessitando de reserva prévia e sem as janelas grandes. Talvez por isso estejam confundido.

        Curtir

  7. Boa Noite, tudo bem? Vou em Setembro para Milao e gostaria de fazer o passeio do Bernina Express, porem quero muito passar pelo túnel Landwasser e para isso tenho que sair de Chur, correto? Eu irei dormir em Tirano, consigo fazer esse bate volta de Tirano/ Chur. O que voce recomenda ? Obrigado e parabéns pelas informações no blog

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Tiago. Pelo que eu vi no site do Bernina Express, você teria que dormir em Chur em vez de dormir em Tirano. O trajeto completo da viagem ficaria assim: ida Tirano -> Chur a tarde (14:25 a 18:19); dormir na cidade; volta Chur -> Tirano no dia seguinte de manhã (08:32 a 12:49). A página oficial para a compra dos bilhetes é da Rhaetian Railway, falo sobre isso em outra postagem: https://viajento.com/2018/03/27/bernina-express-como-comprar-a-passagem/

      Curtir

  8. Olá! De tudo o que vimos sobre esse trajeto seu post é o melhor, mas ainda me restou uma dúvida. Vamos lá! Viajaremos no dia 13 de setembro desse ano e ja adquirimos os assentos, pagando 16 francos por cada um deles. Acontece que desembarcaremos na Alemanha, dias antes, onde ficaremos duas noites, e somente estaremos em solo Suíço no dia 10, em Kreuzling, quando compraremos o SWISS TRAVEL PASS FLEX que também utilizaremos nesse trecho.
    Nossa pergunta: o pagamento e consequente reserva dos assentos ja assegura também a reserva das passagens ou precisamos nos antecipar de alguma forma para garantir a compra? Ou a apresentação dos passes no momento do embarque é o suficiente para assegurar a viagem?
    Nossos parabéns pelos fartos detalhes da viagem
    Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Muito obrigado pelo retorno positivo! Eu comprei o passe bem antes porque eu estava viajando pela Suíça, mas em nenhum momento tive que “vincular” o passe ao assento. Simplesmente cheguei no dia e apresentei os dois juntos. Então eu entendo que se vocês já reservaram o assento, vocês podem comprar o passe até no mesmo dia da viagem que estará tudo certo.

      Curtir

    1. Oi, Josi. As vistas variam bastante, então qualquer lado vai ser bom. Se pudesse escolher, eu iria do lado direito porque tem algumas partes mais interessantes, mas a empresa avisa que a posição do vagão não é definida, então não tem como você descobrir se vai viajar olhando para frente ou para trás, de um lado ou do outro.

      Curtir

    2. Olá, vou fazer o trecho de Chur à Tirano, com malas, e retorno p dormir em St Moritz, vc acha que devo fazer o trecho todo? Ou até St Moritz já é suficiente? P pegar um trem de Tirano p St Moritz eh fácil? Tem bastante opções de horários?
      Adorei seu post, obrigada e parabéns!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Como a paisagem vai mudando ao longo do caminho, acho que vale a pena fazer o trajeto todo sim! Eu não retornei para St. Moriz, mas imagino que tenha muitas opções de trem.

        Curtir

  9. Boa tarde, gostei de suas explicações, mas ainda tenho dúvidas,por favor será que pode me ajudar? se eu comprar o swiss travel pass me dá direito de pegar o bernina em tirano que é na Italia sem pagar alguma diferença? posso comprar o swiss travel pass; em Milão, Tirano ou Hamburgo quando lá chegar? O global pass da europa dá os mesmos direitos as visitas das montanhas visitas aos museus gratuitas? obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Abel. Você pode usar o Swiss Travel Pass saindo de Tirano da mesma forma que usaria na Suíça – em ambos os casos tem que pagar pela reserva do assento, que deve ser feita antecipadamente. Não tenho informações se você consegue comprar o passe em Milão ou Hamburgo porque não fui à essas cidades. Também nunca usei o Global Pass Europa, mas pelo que sei é só para passagens, sem visitas a museus.

      Curtir

    1. Dentro do trem é climatizado, dá para ficar o tempo todo de roupa normal. Em St. Moritz ainda vai estar friozinho no fim de maio… de precisar usar casaco, gorro, luva.

      Curtir

  10. Olá! Estou encantada com os seus posts. Estou organizando uma viagem que realizarei com o meu marido em abril próximo. gostaria de saber se o Swiss Travel Pass é válido quando inicia-se a viagem de Tirano para Chur e na sequência Zurich. Já busquei esta informação e mas não a encontrei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O Swiss Travel Pass é válido para toda essa viagem. A diferença é que no caso do trecho feito no trem panorâmico (Tirano – Chur) é preciso pagar uma taxa pois a reserva de assentos é obrigatória. Na sequência (Chur – Zurique), não paga nada com o passe.

      Curtir

      1. Oii!! que ótimo!! Estou entendendo que, mesmo saindo de uma cidade da Itália (Tirano) o Swiss Pass tem validade. Gratidão pela sua gentileza e atenção. Excelente domingo!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu fiz o caminho inverso, de Chur para Tirano. Depois peguei o ônibus de Tirano (Itália) e segui até Lugano (Suíça) e esse trecho também estava incluso no passe, mesmo saindo de uma cidade italiana.

        Curtir

      3. Simmm lí no seu blog. Parabéns pois você foi super detalhista nas informações. Estou colocando na “ponta do lápis” para ver se vale a pena!! Mais uma vez grata pelo seu retorno!!

        Curtido por 1 pessoa

  11. Olá ! Boa noite, estou amando suas dicas. Irei em maio pa Italia, estarei hospedada em Colico, como aluguei carro, irei até Tirano para pegar o trem, fiquei sabendo que tem o trem Originale que além de ser mais barato,tb tem janelas que podem ser abertas, será que consigo passagem na hora ? agradeço seu retorno.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta