Passamos por trechos cobertos de neve

Bernina Express – Como comprar a passagem para o trem panorâmico

Eu estava fazendo os meus planejamentos para a viagem pela Suíça e já tinha decidido que iria fazer um dos famosos tours panorâmicos de trem. Depois de optar pelo Bernina Express, me deparei com algumas questões que, acredito, podem ser as mesmas dúvidas de outras pessoas. Por isso, achei importante fazer uma postagem sobre o tema.

O passeio é descrito como a mais espetacular maneira de cruzar os Alpes Suíços. Eu não fiz nenhum outro tour panorâmico no país, mas posso confirmar que esse é fantástico. Passando pela mais alta linha ferroviária dos Alpes, o trem vai de norte ao sul, ligando a região suíça que fala alemão com a italiana, passando por geleiras, lagos, regiões campestres e pequenas vilas.


Criar uma conta

Antes de partir para a compra em si, recomendo que você crie uma conta na página do Rhaetian Railway e faça o login. Isso irá permitir que você consulte posteriormente seu pedido e irá agilizar os passos finais do processo. Acredito que o site tenha mudado um pouco, já que se passou algum tempo que eu fiz o passeio. Mas dá para entender a sequência da compra.


Definição do trajeto

O primeiro passo é definir o trajeto a ser percorrido. Como eu gosto de aproveitar ao máximo, decidi pelo percurso completo, de Chur a Tirano. Você pode embarcar e desembarcar em qualquer uma das cidades onde há paradas, mas, com isso, você terá que continuar a viagem em um trem normal, sem as grandes janelas panorâmicas que são características da linha.

Mapa do trajeto completo do Bernina Express
Mapa do trajeto completo do Bernina Express

Eu preferi fazer o passeio contínuo, que tem pouco mais de 4 horas de duração, mesmo porque eu estava fazendo uma viagem sem volta e precisava levar mala, fica chato descer e subir de trem toda hora. No caso da viagem toda pelo Bernina Express, que é o que a maioria dos passageiros estava fazendo, você embarca, relaxa e goza. Literalmente. Porque as paisagens são realmente de cair o cu da bunda.

Pesquisa pelo trajeto
Pesquisa pelo trajeto

No mapa acima, você pode perceber que há uma linha ligando a cidade de Tirano, na Itália, a Lugano, na Suíça. Esse trajeto é um complemento da viagem feito de ônibus, também panorâmico, somente disponível na primavera e no verão. Como eu não tinha tempo para visitar a Itália, decidi por esse trajeto que combina trem (Chur → Tirano), parada na cidade italiana para almoço e seguir viagem de ônibus (Tirano → Lugano).


Horário e data de viagem

Você pode simular o seu trajeto escolhido na página oficial. A viagem que eu fiz era saindo de manhã e chegando em Tirano, na Itália, na hora do almoço. Com isso em mente, eu decidi ir para Chur no dia anterior e aproveitei para conhecer o centro histórico da cidade.

Resultado da pesquisa
Resultado da pesquisa

As passagens começam a ser vendidas com poucos meses de antecedência. É bom ficar de olho nessa data porque os assentos são, obrigatoriamente, reservados. Você tem também a opção de fazer uma reserva dos assentos primeiro, já que elas são liberadas antes, e deixar para comprar o bilhete depois, quando forem liberadas. Mas o processo é um pouco mais confuso. Basicamente, você entra na página oficial e faz somente a compra do lugar. A passagem você deixa para comprar depois em nesse link, com atenção para escolher o trajeto que passa por Samedan – Pontresina, que é onde o Bernina Express tem conexões. No meu caso, estávamos em quatro pessoas e eu queria fazer a compra o quanto antes para garantir que todos viajassem juntos. Ainda assim, achei mais fácil esperar a possibilidade de fazer a reserva do assento e a compra dos bilhetes ao mesmo tempo. Definido e trajeto e a data, basta clicar em Choose Outward Journey.


Passageiros

Na segunda tela de compra você define em qual classe irá viajar e quantos são os passageiros. Como eu iria viajar com o Swiss Travel Pass, já estava definido que seria na segunda classe. Há a possibilidade de pagar a diferença para um upgrade para a primeira classe, mas isso deve ser feito na estação ou com a pessoa que confere os bilhetes no trem. Seja qual for a escolha, a opção deve ser preenchida após definir o número de passageiros de cada idade. Na parte de baixo, o valor vai sendo atualizado. Os portadores do passe viajam de graça, mas é preciso pagar a taxa de reserva de assento, que é exigida para o Bernina Express. Depois de concluído o preenchimento, basta clicar em Continue.

Definição dos passageiros
Definição dos passageiros

Reserva

A próxima tela é a de reserva (caso você não tenha feito antes) onde você deverá conferir minuciosamente a data e horário da viagem, a quantidade de passageiros e a classe. É nesse momento que você faz a reserva do assento. Há diferença entre os vagões de primeira e segunda classe. Se você escolheu segunda classe lá atrás, talvez seja preciso escolher outro coach ou wagon para ter acesso às poltronas verdes, que são as disponíveis. As que aparecem em cinza são da primeira classe ou já foram compradas.

Definição dos assentos no trem
Definição dos assentos no trem

Nessa página eles avisam que a posição do vagão não é definida, então não tem como você descobrir se vai viajar olhando para frente ou para trás. Perceba que as poltronas da segunda classe são divididas em grupos de quatro em que duas pessoas viajam olhando diretamente para as outras duas pessoas.

Reserva dos assentos do ônibus
Reserva dos assentos do ônibus

Se você estiver comprando também a passagem no ônibus panorâmico que vai de Tirano → Lugano, também será necessário reservar o assento. Aliás, devo informar que o preço que aparece nas telas que eu tirei inclui a passagem de ônibus. Nesse trecho, todo mundo viaja voltado para frente. Para consultar os preços somente da viagem de trem ou os preços atuais (eu fiz essa viagem em 2017), acesse a página oficial e faça a simulação como se fosse comprar.


Completar a reserva

O último passo é ler atentamente o resumo da viagem. Essa tela mostra a data, o lugar de partida com o horário, o destino final com o horário, o número de passageiros, a classe escolhida, os assentos reservados e o endereço de contato.

Resumo da reserva
Resumo da reserva

Depois de tudo confirmado, basta realizar o pagamento no cartão de crédito. É importante ressaltar que, para fazer essa compra, não é necessário já ter o Swiss Travel Pass em mãos. Na verdade, eu fiz a reserva meses antes da viagem e só comprei o passe quando cheguei na Suíça. Concluído o processo, os bilhetes chegarão no e-mail cadastrado. Aí basta imprimir os bilhetes e levar, junto com o passaporte para identificação, para a estação de partida.

Pagamento das reservas
Pagamento das reservas

Opcionais

O processo de reserva pode mudar um pouco dependendo do que você decidir de seu trajeto. Além disso, há a opção de incluir refeições a bordo e hospedagem no hotel de Tirano para aqueles que quiserem passar uma noite na cidade. Você também pode fazer a reserva da hospedagem por conta própria e ter mais opções.


Para quem está saindo de Milão para fazer o passeio, como é o caso de algumas pessoas que já fizeram as suas pesquisas nessa postagem e me mandaram dúvidas com relação à compra das passagens, uma boa opção é reservar o passeio online já com tudo planejado e incluso. Importante notar que nesse passeio, embora o trecho St. Moritz -> Tirano seja o mesmo do Bernina Express, ele é feito em um trem regional que tem janelas comuns e não é considerado panorâmico.

Reserva de passeio ou atração

60 comentários

  1. Olaa
    Estarei indo para suica no comeco do mes de setembro e estou tentando comprar minhas passagem do bernina express de acordo com a indicacao do site, porem na parte de preencher o ticke-reduction surgiu uma duvida
    colocao a opcao tickets avaliable ou deixo no reduction, percebi que tem uma diferencao entre ambos
    a opcao tickets available seria extamento o que
    obrigado pela ajuda

    Curtir

    1. Olá! Você tem que ver se você tem direito a alguma das reduções de valor. Eu, por exemplo, tinha adquirido o Swiss Travel Pass (https://viajento.com/2018/03/23/suica-swiss-travel-pass/) e escolhi essa opção, então o valor super reduzido que aparece lá é porque só está sendo cobrado o valor da reserva do assento. A mesma coisa com o ticket available, que quer dizer que você já tem um bilhete válido ara a viagem, mas está apenas marcando o lugar em que vai viajar. Se você não tem nenhum tipo de desconto, tem que pagar o valor completo mesmo.

      Curtir

  2. Olá!
    Adorei o seu post, foi bastante didático, incluindo as telas do site onde comprar as passagens. Mas fiquei com uma dúvida: o vagão de segunda classe tbm é panorâmico? Pela sua foto, me parece que sim. E como faço para reservar refeições a bordo?

    Obrigada,
    Roberta.

    Curtir

    1. Sim, as fotos que eu tirei foram na segunda classe. As refeições a bordo podem ser feitas junto com a compra do bilhete (eu levei meu próprio lanche pra economizar, hehe).

      Curtir

  3. Boa noite, agradeço pelas dicas que nos deixou. Estou indo ao norte da Italia em tres semanas e pegarei o trem do Bernina. Tenho algumas dúvidas…. como sairei de tirano (estarei de carro e deixarei lá o carro), vale a pena ir até chur ? Ou o trajeto tradicional ate St Moritiz já vale ? vi no site os horarios para ir de tirano ate st moritz, tem trem saindo desde de manhã. Porém, para sair de tirano até chur, só sai ás 14h. Dessa forma, eu pegaria boa parte do trajeto a noite. Vale a pena ir ate chur para fazer o caminho inverso no dia seguinte ? ou um bate e volta de tirano ate st moritiz ja é suficiente ?
    Outra coisa -qual a diferença entre primeira e segunda classe ?
    Agradeço desde já por tudo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Maria! Realmente saindo às 14h, você pegaria a última hora de passeio a noite, já que o sol irá se pôr lá pelas das cinco da tarde. Eu fiz o trajeto completo saindo de Chur para Tirano de manhã. No final deixo o link da postagem que tem algumas fotos do trajeto. Eu acho que vale a pena você dar uma olhada para definir se vai fazer só uma parte do caminho ou dormir em Chur para voltar no dia seguinte. Com relação à primeira/segunda classe, eu não achei que valia a pena pagar a mais não. Fui de segunda classe e bem confortável. Só fique atenta para comprar o ingressos com antecedência, já que é necessário reservar o assento. Espero ter ajudado. Abraço! https://viajento.com/2018/03/29/bernina-express-trem-panoramico-de-chur-a-tirano/

      Curtir

  4. Boa tarde. Quando eu pesquiso no site da SBB, aparece um trem de Tirano a St Moritz às 09:41. Daí quando eu pesquiso no site da Rhb (no mesmo dia), aparece também um trem às 09:41. É o mesmo trem?
    A SBB só vende bilhetes para trens comuns? A Rhb só vende bilhetes do Bernina Express?
    Percebi também que os horários do Bernina Express são variáveis, tem dias que aparece às 09:41, outros dias às 10:07 (no site Rhb). Estou fazendo alguma coisa errada? Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Cristina. O site do SBB vende passagens de trens, ônibus, barco, teleférico, e outros, incluindo o Bernina Express. Se você comprar por lá, depois você vai ter que fazer a reserva do assento, que é obrigatória e cobrada a parte. Já comprando direto no RhB, já faz a compra e a reserva de uma vez. Seja como for, o valor final é o mesmo.

      Curtir

      1. Agora entendi! Eu achava que o site da SBB só vendia bilhetes para trens comuns, mas muitos trens aparecem “PR” (de panorâmico com reserva obrigatória), sem citar exatamente que é o Bernina Express, e o site nem dá a opção de reservar. Isso confunde quem não tem prática. Então acho melhor reservar o Bernina Express pelo RhB, é mais garantido. Muito obrigada!

        Curtido por 1 pessoa

  5. Só mais uma coisa: o site RhB permite a compra de bilhetes no máximo com 2 meses de antecedência. Porém, o site permite a reserva do assento com 6 meses de antecedência, sem a compra do bilhete. Você sabe como funciona isso? Se eu reservar o assento antes de comprar o bilhete, como faço para comprar o bilhete depois? Estou tentando descobrir isso no site, mas está um pouco confuso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Quando eu fiz essa viagem, eu usei o Swiss Travel Pass, então eu não precisei comprar o bilhete. Apenas entrei no site para fazer a reserva. No caso se comprar o bilhete, acho que tem que deixar a reserva para fazer junto nesse período de dois meses mesmo.

      Curtir

    2. ola Cristina
      Esta tambem eh uma duvida minha. Como vi que sua pergunta foi em Janeiro, queria saber como fez. Vou viajar em Junho e tb aparece disponivel apenas a reserva. Achei o site bem confuso de compra tb. agradeceria muito pela sua ajuda.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Olá, Maisa. Eu ainda não viajei, vou só no final de setembro. Mas farei o seguinte: vou reservar só os assentos no Bernina Express com 6 meses de antecedência . Quanto ao bilhete propriamente dito, farei o seguinte: como viajarei só de ida (de Tirano a St. Moritz, de St. Moritz a Chur e de Chur a Zurique), comprarei o bilhete SAVER DAY PASS (Spartageskarte), que é vendido com 60 dias de antecedência pelo site sbb.ch. Esse bilhete dá direito a viagens ilimitadas de trem, ônibus e bonde (inclusive urbano) durante aquele dia e dá direito ao Bernina Express também (e a todos os outros trens). Dessa forma, não preciso comprar o bilhete do Bernina, só reservar o assento mesmo. Lembrando que o Bernina Express sempre precisa de reserva de assento, os outros trens não. Fiz as contas e é muito mais vantajoso comprar esse passe do que bilhetes ponto a ponto. Já para quem vai fazer só o Bernina, acho melhor comprar o bilhete e reservar os assentos de uma vez só, pelo site rhb.ch. Pesquisei muito e não achei outra forma de comprar.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Obrigado pela dica, Cristina. No meu caso também só fiz a reserva, pois estava usando o Swiss Travel Pass. Para mim foi a opção mais vantajosa, já que passei quase um mês viajando pelo país e esse bilhete também dava acesso a todos os museus, além dos transportes por trem, barco e dentro da cidade. Maisa, você vai precisar avaliar o preço dos seus trajetos e passeios para ver o que é mais vantajoso. Quanto à compra e reserva juntos, eu também não achei outra alternativa, assim como a Cristina. :-/

        Curtir

      3. Muito obrigada! A minha viagem é pela Itália. Vou só fazer esse bate-volta de Tirano a St Moritz no Bermina. Então acho que não compensa fazer um passe desses.
        Estou com medo de não reservar agora e ficar sem lugar, mas tb não sei como proceder com a compra daqui 1 mês caso já tenha pago a reserva…
        vou pesquisar mais um pouco😉

        Curtido por 1 pessoa

  6. Olá. Adorei as dicas do post!
    Tenho dúvidas em relação a levar bagagem no Bernina Express. É possível levar consigo uma ou até duas malas grande/média? Ou é obrigatório usar o serviço de entrega dos trens na Suíça? Eu descerei somente em Tirano, para almoçar, e depois, na volta, em St. Moritz, onde pretendo pernoitar. Preferia levar minhas malas comigo, mas, não sei se é possível.
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, parabéns pelo texto, muito interessante, porém não consigo fazer a pesquisa do Bernina trajeto CHUR a Tirano, não aparece a estação inicial de CHUR, o que devo escolher?

    Curtido por 1 pessoa

  8. Alguém sabe se na estação de trem de St. Moritz tem depósito de bagagens? Pretendo descer em St. Moritz, passear e depois seguir viagem para Zurique, por isso vou com as malas. Mas passear com as malas não dá, né?

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá…amando as dicas. Se Deus quiser, irei em novembro. Pretendo fazer o Bernina a partir de Tirano. Poderia me informar se consigo adquirir o swiss pass em Tirano? Poderei fazer a reserva de assento com algum funcionário ou é obrigatório pelo site? Sou péssima em tecnologia…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Imagino que dê para comprar o Swiss Travel Pass lá sim, pois a estação de Tirano não é tão pequena e tem trens e ônibus que partem de lá para a Suíça. Com relação à reserva, dá para fazer pessoalmente, mas a questão é se terá vaga disponível… mais seguro garantir com antecedência.

      Curtir

  10. Olá tenho uma dúvida, o que é coach? Vagão? Entrei no site as poltronas para setembro 2019 maioria cinza,. Posso reservar agora é pagar próximo, 2 meses antes é a data que permitem.?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isso mesmo… mas acho que agora aparece como “wagon”, que é vagão. E você pode fazer a reserva do assento agora (que também é paga), mas a compra do bilhete só com dois meses de antecedência.

      Curtir

      1. Como eu achei confuso essa história de pagar a reserva com 3 meses de antecedência e depois comprar as passagens, resolvi esperar os 2 meses e já fazer tudo junto. Vou em junho. Comprei semana passada e só tinha 6 poltronas ocupadas no vagão. Estava bem tranquilo. Vou fazer ida e volta Tirano – St. Moritz.
        Em Julho posso dar mais informações de como foi…

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu também comprei com dois meses de antecedência e deu tudo certo. Imagino que fiquei mais complicado a partir de julho, que são as férias de verão da Europa.

        Curtir

      3. Obrigada pela resposta. Então, eu achei confuso o site, quer dizer que o que fiz em maio foi pagar a reserva do assento?
        (…)
        Depois de trocar alguns email me informaram que: “The voucher was attached in the e-mail you received after your booking. You have to print out this voucher and show it on the train together with your valid tickets.” Fiquei na duvida no validar o ticket, como é validar o ticket? é na hora quando chegar na estação para embarcar ou pelo site. Eu só consigo imprimir o bilhete dois meses antes e pelo site? Tenho que entrar e comprar ainda? Minha preocupação e chegar na hora e falar que algo aconteceu ou a compra não foi finalizado e tal.

        Curtido por 1 pessoa

      4. É bem confuso mesmo. 😦

        1. O que você fez foi reservar os assentos para a viagem, o que é obrigatório. Você já tem esse voucher.
        2. Agora você precisa também comprar o bilhete da viagem em si. Quando ele fala “valid tickets” não é para validar um bilhete. A tradução correta seria “bilhete válido”, ou seja, uma passagem que te permita embarcar no Bernina Express. Eu não lembro no site como que faz a compra separada.
        3. No dia do embarque você leva as duas coisas: a reserva do assento + bilhete válido.

        Curtir

  11. Boa Noite. Adorei suas dicas, mas ainda estou com uma dúvida.
    Se eu comprar o swiss pass de segunda classe posso fazer a reserva no Bernina na primeira classe? É possível fazer upgrade? Onde pago a diferença? É na própria estação de Chur ?
    Obs: faremos o trajeto Chur à Tirano e depois pegaremos o ônibus para Lugano no mesmo dia

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite, Alessandra. Quando eu fiz essa viagem eu pesquisei sobre isso e li que era possível pagar a diferença na estação ou na própria viagem, quando o funcionário passa conferindo os bilhetes. Mas acabei indo de segunda classe mesmo, então não tenho certeza de como funciona. De qualquer maneira, você precisa reservar os assentos com antecedência. O valor da reserva é o mesmo para as duas classes.

      Eu também fiz o passeio completo até Lugano. Tem postagens dos trechos de trem (https://viajento.com/2018/03/29/bernina-express-trem-panoramico-de-chur-a-tirano/) e de ônibus (https://viajento.com/2018/03/31/bernina-express-onibus-panoramico-de-tirano-a-lugano/) aqui no blog.

      Curtir

  12. Obrigada pelas dicas! estava super confusa em relação a compra e trajeto do Bernina Express até Tirano e aqui no seu blog conseguir sanar o que precisava. Porém, ainda tenho uma questão. Estarei em Lucerna e de lá vou bem cedo para Chur para embarcar no Bernina das 8h32 até Tirano. Para tanto, precisarei sair as 5h de Lucerna. Você saberia dizer se eu consigo reservar os trem de Lucerna até Chur com antecedência ou apenas na hora mesmo? Eu terei o Swiss Pass…
    obrigada!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Thamirys. Não tem necessidade de fazer essa reserva. Fiz vários trajetos entre cidades lá e os trens nunca estavam lotados. Com o passe, você só chega, embarca e vai feliz pro seu destino! 😉

      Curtir

      1. Obrigada!! E, sem querer abusar, rsrs… chegando em Tirano, também é tranquilo comprar o trajeto Tirano – Milão na hora? Não estou encontrando onde comprar antecipadamente…
        obrigada novamente!! 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  13. Ola! Gostaria de saber qual é o melhor assento e vagão? e qual seria melhor destino. Vou sair de Tirano, mas estou na dúvida entre St Moristiz e Chur, pois depois vou p Zurique….vou em fevereiro 2020…. quero ver neve (rsrs)

    Curtido por 1 pessoa

  14. Adorei seu post! Irei para Milão em outubro/2020 e queria aproveitar e fazer este passeio com o Bermina, neste caso seria de Tirano para St. Moritz. Uma dúvida que tenho é se posso comprar uma passagem de ida e volta, mas ficar 1 noite em St Moritz. Voltar apenas no outro dia para conhecer o lugar com mais calma. Ou se obrigatoriamente preciso fazer um bate e volta, ou preciso comprar ida e depois a volta separado, nesse caso ficaria mais caro?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nesse caso tem que comprar separado a ida e a volta, porque junto só se for no mesmo dia. Recomendo que você fala a simulação no site para no máximo daqui dois meses para ver se fica mais caro e qual é a diferença.

      Curtir

  15. Olá! Eu poderia comprar só um passeio, ida e volta, de Chur até St Moritz? Procurei no site, mas não consegui… Agradeço qq info.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Ola boa noite ! Eu vi em alguns vídeos que não são todos que tem as janelas panorâmicas isso é verdade ? Quando eu for comprar aparece la que tem ou não ? E também que a janela panorâmica seria só na primeira classe isso não é verdade então ? Obrigado adorei as dicas estou indo agora em Maio !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Você consegue comprar junto se for fazer ida e volta no mesmo dia, basta escolher a opção “return” (se estiver acessando em inglês). Nesse caso, você vai de manhã e volta a tarde, por exemplo.

      Observe que serão cobrados dois valores: a reserva do assento e a compra do bilhete, sendo que esse último só é vendido com dois meses de antecedência. A partir de 1° de abril você consegue fazer tudo junto para 1° de junho.

      Nesse passeio (https://www.civitatis.com/pt/milao/excursao-alpes-suicos/?aid=7393) a viagem é feita em um trem regional que tem janelas menores que o Bernina Express, então não é tão panorâmico. O trajeto é o seguinte:
      Milão -> St. Moritz
      St. Mortiz -> Tirano (viagem de trem no mesmo trajeto do Bernina Express)
      Tirano -> Milão

      Curtir

  17. Boa noite!! Estou indo no inverno. Entendi que para ir de tirano a st moritz posso ter duas opções: o trem regionale e o Bernina, correto? Mas como meu destino final será zurich, tenho dúvidas em relação a esse segundo trecho (sr. Moritz a zurich ) . Existe trem regionale de st moritz a chur?
    Quais aa opções que tenho para ir de chur a zurich?

    Muito obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  18. Olá!

    Você saberia dizer porque no site de reservas aparecem apenas 3 vagões (1 de primeira classe e 2 de segunda)? Fui fazer a reserva para fevereiro e está quase cheio o trem de primeira classe.

    Será que o restante deixam para comprar na hora? Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  19. Olá!
    Quantos meses de antecedência libera pra compra dessa rota?
    Preciso reservar de Lugano a St Moritz para data de 23 de abril de 2024 e diz que não tem assentos disponíveis.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Olá! Parabéns pelo seu blog! bastante completo e util! Gostaria de tirar uma duvida, caso possa ajudar: comprei passagem no Bernina (não foi o BEX), me confundi e comprei o regional, mas tenho que mudar para o dia seguinte. É possível cancelar ou trocar a data? O bilhete é valido por quanto tempo? apenas no mesmo dia ou teria validade até o dia seguinte?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta