Bonsai Sushi & Contemporâneo

São Luís – Bonsai Sushi & Contemporâneo

No sul da Ásia, por volta do século 2 d.C., o arroz era usado para preservar o peixe, que era colocado entre camadas de arroz e guardado durante alguns meses. O peixe era então consumido e o arroz, descartado.

Eventualmente, essa prática espalhou-se e, por volta de 7 d.C., chegou ao Japão. Três séculos depois, os japoneses passaram a adicionar vinagre ao arroz, aumentando o tempo de conservação e aprimorando o sabor do peixe.

No século 18 d.C., em Tóquio, um mercador de sushi criou os primeiros blocos de arroz com uma lâmina de peixe fresco por cima, diminuindo assim o tempo de espera para o consumo e dando origem ao sushi como o conhecemos hoje.

Assim estava escrito no cardápio do Bonsai Sushi. Já lá pelos anos 2000, eu experimentei pela primeira vez a iguaria e… cuspi. Sim, aquilo fez um bololô na minha boca que eu mastigava e não processava, além de estranhar muito o sabor da alga (nori). Enfim, deu ruim. Com o passar do tempo, entretanto, abri o meu coração para a culinária oriental e aprendi a amar alguns pratos. Quando me recomendaram esse restaurante, que fica pertinho do Hotel Luzeiros, onde fiquei hospedado, já me programei para jantar lá um dia.


Ambiente ★★★☆☆

O restaurante funciona na Avenida dos Holandeses, 145, exatamente ao lado do Recoleta Steaks and Sandwich Shop. Ali há uma área externa com algumas mesas na calçada, mas como faz muito calor na cidade, preferi o ambiente interno, que estava mais fresquinho com o ar-condicionado.

Ambiente interno do restaurante
Ambiente interno do restaurante

Lá dentro estava tudo bem limpinho. O ambiente, embora pequeno, é confortável o suficiente e o espelho na parede dá a sensação de um espaço maior. Só senti falta de uma decoração mais voltada para a cultura japonesa, ainda que fossem pequenos detalhes.


Serviço ★★★★☆

Como fui logo no começo da noite de uma segunda-feira, o restaurante estava bem vazio – havia umas duas mesas ocupadas, além da minha. Nessa situação é difícil que o atendimento seja ruim (embora existam algumas pessoas que consigam essa proeza). Mas não foi o caso, fomos muito bem recebidos, o garçom tirou algumas dúvidas que tínhamos sobre o menu e os pratos chegaram bem rapidinho.


Preço ★★★★☆

Esse restaurante foi eleito o melhor sushi de São Luís pelos internautas em uma pesquisa realizada em 2017 pelo Você Gastrô. Para um local já tradicional na cidade e que serve comida de boa qualidade, achei os preços justos. Na página oficial do restaurante no Facebook, vi algumas pessoas reclamando da taxa de entrega para o delivery. Como eu fui comer no local, não tive esse problema. Vale a pena pedir um dos combos e, além disso, como era segunda-feira, havia uma promoção de misscrock – pedindo um, ganhava outro. Fiquei feliz.

Cardápio com combinados promocionais
Cardápio com combinados promocionais

O local também oferece almoço executivo com entrada + prato principal + sobremesa por um preço super em conta de segunda a sexta-feira. Como nós fomos para o jantar, optamos por pedir sushis.


Comida ★★★★

Existem muitos restaurantes japoneses que trabalham, atualmente, no esquema de self-service. Eu, particularmente, preciso sempre pedir à la carte porque a refeição vem mais fresca e saborosa quando preparados na hora. Infelizmente não tinham atum para sashimi, o que me deixou um pouco frustrado – detesto quando acontece isso comigo. Além disso, achei que o shoyo estava um pouco aguado.

Sushis e misscrock
Sushis e misscrock

Mas o que importa é que a comida que pedimos estava realmente uma delícia. Como não estávamos com muita fome, escolhemos dividir o Combo 1 que vinha com 4 niguiri, 4 hot filadélfia, 4 hossomaki e 4 uramaki, escolhendo os sabores dentro da lista disponível no cardápio. Também pedimos um Misscrock de salmão, que é o peixe servido com creme sobre uma massa frita e bem crocante de pastel, que achamos bem gostoso e suculento. Normalmente isso seria comida suficiente para uma pessoa comer muito bem e não ficaria caro. Como dividimos, ficou realmente uma pechincha.


Resumo ★★★★☆

Servindo produtos frescos e preparados na hora, esse restaurante é uma ótima opção para quem gosta de comida oriental. Se eu tivesse ficado mais dias em São Luís, certamente voltaria para almoçar e experimentar um dos pratos – vi as fotos no Facebook e fiquei aguando. Além de tudo, o Bonsai não é caro e o atendimento foi ótimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s