Pôr-do-sol em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo – Pôr-do-sol em Passárgada

Fiz uma postagem sobre o pôr-do-sol na Toca do Morcego, provavelmente o lugar mais famoso de Morro de São Paulo para apreciar esse espetáculo da natureza e tomar bons drinks, mas já ouvi a opinião de algumas pessoas reclamando que tem que pagar entrada, mimimi… Enfim. Seja por questão de economia, por gostar de um lugar mais tranquilo ou porque vai passar vários dias na vila e quer aproveitar para conhecer lugares diferentes, vim dar essa dica sobre o Restaurante Passárgada, que fica na pousada de mesmo nome.

Reservar hotel

Localizado na Rua Caminho do Farol, 1, esse restaurante faz parte da pousada de mesmo nome. A localização é ótima, bem perto da pracinha que fica em frente à igreja Nossa Senhora da Luz, logo na entrada de Morro de São Paulo. Chegar lá é ainda mais fácil do que ir para a Toca do Morcego, já que não é preciso subir o morro.

Cardápio do restaurante Passárgada
Cardápio do restaurante Passárgada

Para quem não estiver afim de gastar muito, esse é realmente bem melhor do que a toca. Das vezes que eu fui, aproveitei para fazer a linha britânica e tomar um chá da tarde. Eles têm uns bolos e outros lanches bem gostosos e os preços são dignos. Obviamente que você não tem nenhuma obrigação de pedir nada. Você pode simplesmente chegar e sentar que o pessoal do atendimento nem se incomoda. Mas já que você vai ficar no local por um tempo, esperando anoitecer, é bom mesmo aproveitar a oportunidade para mastigar alguma coisa – comer é sempre bom, esse é o meu lema.

Falando nisso, o restaurante também oferece opções de refeição. Eu não cheguei a experimentar, mas dá para aproveitar a ocasião para emendar em um jantar ali mesmo. Eu fiquei só no lanche mesmo. Em outras mesas, algumas pessoas aproveitaram para pedir uma cervejinha, que também combina bem com o clima da praia.

Vista do saguão do restaurante
Vista do saguão do restaurante

A grande vantagem desse lugar é que ele não fica cheio, então você pode chegar um pouco próximo do fim da tarde e não vai ter problemas para achar uma boa mesa para se sentar. É claro que se você quiser o melhor lugar, você precisa ir um pouco antes. Mas das vezes que eu fui, uma parte considerável das mesas ficou vazia. Isso tem um impacto também no atendimento, que é feito de forma calma. O lugar é tão tranquilo, que você pode ficar de boa batendo papo ou até mesmo levar um livro para ler enquanto espera o sol baixar. Descendo as escadas, tem uma piscina bem interessante, mas seu uso é reservado para as pessoas que estão hospedadas na pousada.

Cai a noite em Morro de São Paulo
Cai a noite em Morro de São Paulo

O balcão do restaurante é voltado para o continente, o que é ideal para ver o pôr-do-sol. Dali temos a vista do porto e a presença dos barcos complementa o visual, rendendo fotos ótimas. Nos últimos minutos, quando o sol está quase se escondendo no horizonte, o pessoal do restaurante coloca para tocar o Bolero de Ravel, uma música que parece ter se tornado a trilha sonora oficial para se despedir do dia. Não sei onde, como e por quê surgiu essa tradição, mas há muitos anos que vários lugares adotaram a música para o pôr-do-sol. E eu confesso que realmente combina.

5 comentários

      1. É um dos destinos da minha quilométrica lista de lugares à conhecer hahahaha
        Quem sabe em breve 😉

        Curtido por 1 pessoa

  1. Gostei muito do blog e das dicas. Vocês escrevem bem oque sentimos e pensamos. Parabéns! Tudo anotado para a estadia em Morro.

    Curtir

Deixe uma resposta