Vista Bela Pousada

Morro de São Paulo – Vista Bela Pousada

Já fui duas vezes a Morro de São Paulo e em ambas as ocasiões me hospedei na Vista Bela Pousada. Da primeira vez, a reserva foi feita pelo programa de viagem Bancorbrás. Como eu gostei, resolvi ficar lá novamente na segunda ida à vila. Dessa vez, a reserva foi feita em diretamente com o hotel que, em um primeiro contato, nos informou um valor promocional. Quando fomos finalizar a reserva, cuja confirmação exigia o pagamento total da hospedagem com antecedência, nos disseram um valor mais alto. Tivemos que ligar para lá e reclamar, mas acredito havia sido uma falha de comunicação entre os funcionários. De qualquer maneira, uma falha grave a que os turistas devem estar atentos para não pagar mais do que devem. Por essas e outras que eu prefiro fazer todas as minhas reservas pelo Booking.com.


Comodidades

Construída em um espaçoso terreno, essa pousada preza pelo conforto dos hospedes em um ambiente agradável. Os jardins são bonitos e bem cuidados, com plantas e árvores que trazem um frescor ao ambiente, que pode ser aproveitado das sacadas com redes de cada apartamento ou nas áreas comuns.

Morro de São Paulo
Morro de São Paulo

Além dos jardins, é possível aproveitar a piscina no ponto mais alto da propriedade, de onde se tem uma bela vista da vila e do mar. É claro que, na maioria dos dias, os turistas estão mais interessados em ir curtir a praia e os atrativos da cidade, em vez de ficar no hotel. Mas confesso que eu aproveitei alguns momentos na piscina para relaxar e refrescar um pouco do calor. Ali também há um bar em que é possível pedir bebidas e drinks.

Café da manhã
Café da manhã

Se tem uma coisa que eu gosto é de comer, não nego. O café da manhã da pousada era bem gostoso, com algumas variações ao longo dos dias de hospedagem. Sucos naturais, bolos preparados no dia e outros produtos frescos são o destaque. Muitos hotéis caros não possuem um café da manhã tão bem preparado. A minha única reclamação é quanto ao horário em que é servido, apenas a partir das 8 horas da manhã – muito tarde, na minha opinião, para quem está na praia e pode querer sair mais cedo. Além disso, a concentração do café da manhã em um horário limitado fazia com que a maioria dos hospedes fossem comer ao mesmo tempo, o que causava problemas como a falta de xícaras e talheres limpos.

Eles até falam que é possível servir o café antes, se pedido com antecedência. Mas acho que não custava nada começarem pelo menos às 7 horas todos os dias. Além do café da manhã, é servido como cortesia um lanche mais simples a tarde, composto basicamente de chá, café, biscoitos e/ou bolos.


Conforto

A pousada possui quatorze apartamentos divididos em estruturas independentes que ficam espalhadas pelos jardins da propriedade. Eu gosto dessa organização porque dá a impressão de que eles funcionam como propriedades particulares em vez de um longo corredor em que você precisa achar a porta com o seu número.

Quarto para três pessoas
Quarto para três pessoas

Os quartos são novos ou recém reformados. Eu gostei porque eles são espaçosos e bem confortáveis. O ar-condicionado é um item essencial, já que pode fazer bastante calor dependendo da época do ano. Além disso, há um frigobar e você pode trazer seus próprios alimentos e bebidas, em vez de consumir o que é disponibilizado por um preço mais elevado. Outra coisa que gostei é que o chuveiro é dividido do banheiro e a pia fica do lado de fora, o que pode agilizar o processo de arrumação – enquanto um caga (hehe), o outro toma banho e o terceiro já está escovando os dentes ou usando o espelho para passar protetor.

Jardim da pousada
Jardim da pousada

A parte externa também é bastante confortável, com espaços para sentar ou deitar à sombra das árvores. No jardim, os pés de pitanga estavam bem carregados e podíamos comer à vontade.


Wi-Fi gratuito

A internet funcionava nosso quarto, mas as vezes ficava bem lenta. Tudo bem quanto a isso, uma vez que a reserva deixava claro que a internet estaria disponível nas áreas comuns. A conexão é melhor perto da recepção, que fica no local onde é servido o café da manhã. Como lá ficam as mesas e cadeiras, servindo também como sala de televisão durante o dia, o acesso é livre em qualquer momento e sempre há lugar para se sentar.

Salão do café da manhã e recepção
Salão do café da manhã e recepção

Limpeza

Assim como a maioria das pousadas e hotéis, ali é feita a arrumação diária dos quartos. Eu, na verdade, nem faço tanta questão – muitas vezes deixo na porta aquele aviso de “não perturbe” para que não entrem no quarto, mas nessa pousada nem tinha essa opção.

As áreas comuns também estavam sempre bem limpinhas. No café da manhã, para evitar que os mosquitos pousassem na comida, eram usados panos de prato ou aquelas estruturas com rede de proteção, o que funcionava bem.


Localização

A pousada fica na Primeira Praia, ou seja, na parte mais central da vila de Morro de São Paulo. É preciso subir um morrinho para chegar até ela, mas nada muito dramático – além disso, essa localização permite que se tenha a vista citada no nome. Apesar de estar fora do agito, essa estadia está suficientemente próxima da praça e da rua principal, bem como das 1ª e 2ª praias.


Funcionários

O atendimento é cortês, sem muitos exageros. Fomos bem recebidos e havia sempre um funcionário na recepção para o caso de precisarmos de algo – a chave era sempre deixada lá quando saíamos. Fora o problema no valor da reserva, não tenho do que reclamar no atendimento.


Custo-benefício

Havia opções mais caras e mais baratas na cidade – eu sempre busco analisar o custo-benefício e procuro uma estadia que esteja bem avaliada nos sites especializados. A pousada possui dois tipos de apartamentos: com vista para o jardim, um pouco mais baratos, e com vista para o mar. Como a diferença não era muito grande, pegamos com vista para o mar, embora não me importasse de ficar no outro. Além disso, pegamos uma promoção por ter ido fora da alta temporada, o que deixou o passeio todo mais em conta. Valeu muito à pena!


Reservar hotel na cidade


Resumo

+ Conforto nas áreas comuns e no quarto
+ Limpeza
+ Localização com vista privilegiada
+ Preço
– Café da manhã com horário limitado
– Wi-fi fraco no quarto
– Dificuldade na reserva

3 comentários

  1. Bom dia amigo, td joia?
    Estou fazendo a reserva pela Bancorbras nessa pousada. Qdo foi que vc esteve na pousada?
    Estou com algum receio desse cafe da manha as 8hs e do quarto rservado ao convenio nao ser bom?
    Dá pra ir do Porto até a pousada sem usar os “taxis”?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Thiago. Bom?! Pelo que eu percebi não tem nenhum quarto ruim na pousada, a diferença é que alguns tem vista da praia e outros são voltados para o jardim. Já fiz reserva pela Bancorbrás e particular, não tem diferença. Fiquei lá duas vezes, a última vez em 2016, e achei o café da manhã bem gostoso. Dá para ir caminhando até a pousada, mas tem que subir e descer morro. Eu estava com uma mala pequena e não muito pesada, então achei tranquilo. Se for de mochila é mais fácil ainda.

      Curtir

Deixe uma resposta