Cena do filme Los 33

Os 33 ★★☆☆☆

Título Original: Los 33
Ano: 2015
Direção: Patricia Riggen
Elenco:  Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, James Brolin, Lou Diamond Phillips, Mario Casas, Juan Pablo Raba, Kate del Castillo, Cote de Pablo, Bob Gunton, Gabriel Byrne.

A exploração de minas fez do Chile o maior produtor de cobre do mundo, uma conquista alcançada às custas de trabalho perigoso, já que o índice de morte é de mais de 30 pessoas por ano – fora os que adoecem por problemas respiratórios. A Mina de San José é administrada pela San Esteban Mining Company, conhecida pela falta de segurança em seus empreendimentos. Segundo a Asociacíon Chilena de Seguridad, oito trabalhadores morreram no local nos últimos 12 anos e a empresa foi multada 42 vezes entre 2004 e 2040 por infringir regras de segurança. Apenas 3 inspetores trabalhavam nas 884 minas da região do Atacama na época do colapso.

O acidente aconteceu em 5 de agosto de 2010 devido ao deslocamento de uma enorme rocha. Dois grupos trabalhavam no local – um conseguiu escapar pela única entrada/saída da mina, enquanto o outro, formado por 32 chilenos e 1 boliviano, trabalhava em uma parte mais profunda e ficou preso. A poeira causada pelo desmoronamento os deixou cegos por até seis horas, causando irritação e queimação nos olhos.

Trabalho de resgate na Mina San José
Trabalho de resgate na Mina San José

Inicialmente, os mineiros tentaram escapar pelo sistema de ventilação, mas as escadas requeridas pelos códigos de segurança não haviam sido instaladas. Tempos depois, devido a outros deslocamentos do solo, essas saídas ficaram inacessíveis. Sem outra alternativa, eles se instalaram em um refúgio e passaram a racionar a pouca comida que tinham disponível. As tentativas de resgate foram dificultadas pela possibilidade de novos desmoronamentos, a falta de estrutura da mina, os mapas desatualizados e a composição do terreno, que causava desvios nas perfurações feitas pelas brocas na tentativa de descobrir a localização dos trabalhadores. O contato só foi feito 17 dias após o acidente, quando uma das brocas alcançou o local onde eles estavam presos – até então não havia certeza de que eles sequer estavam vivos. Eles prepararam um bilhete escrito “Estamos bien en el refugio – los 33”, que amarraram na broca quando esta alcançou o lugar onde estavam.

María Segovia, que no filme é interpretada por Juliette Binoche
María Segovia, que no filme é interpretada por Juliette Binoche

Um acampamento, chamado Campamento Esperanza, foi criado pelos familiares que aguardavam notícias sobre seus parentes presos na mina. A situação dessas pessoas também não era fácil, já que o clima do deserto é extremo e a estrutura era muito precária. Equipes de resgate, trabalhadores de construção e funcionários de meios de comunicação passaram a fazer parte do grupo, já que o caso tomou repercussão internacional. María Segovia, irmã mais velha de um dos homens presos na mina, Darío Segovia, ficou conhecida como La Alcaldesa (a prefeita) devido às suas iniciativas para organizar o grupo e exigir um posicionamento do governo e da mineradora. A situação externa era tensa, com o governo tendo que se posicionar sobre o assunto e criar para os familiares uma estrutura com cozinha, cantina, banheiros, escola para as crianças, etc.

Dentro da mina, o refúgio tinha cerca de 50 metros quadrados e dois longos bancos, mas problemas de ventilação fizeram com que os mineiros se estabelecessem em um dos túneis. A temperatura e a umidade eram altas a 700 metros abaixo do solo. Além do refúgio, eles possuíam cerca de 2 km de túneis onde podiam se movimentar. Como a reserva de alimentos era muito limitada, o suficiente para durar dois ou três dias, foi preciso racionar e cada um dos homens perdeu cerca de 8 kg até serem descobertos. A partir do momento do contato, os mineiros passaram a receber comida, remédios, apoio psicológico e médico, cartas dos parentes e outros itens para garantir sua sobrevivência, pois o resgate só aconteceu 70 dias após o acidente. Depois da saída, eles ainda precisaram ser hospitalizados para o tratamento de enfermidades diversas.

Cena do filme Los 33
Cena do filme Los 33

Como era de se esperar, alguns livros foram publicados nos anos seguintes ao acidente. Os mineiros fecharam um contrato em conjunto com Héctor Tobar, que teve acesso exclusivo aos seus depoimentos e lançou, em 2014, o livro Deep down dark: the untold stories of 33 men buried in a chilean mine, and the miracle that set them free.

O filme Los 33, com direção de Patricia Riggen, foi lançado no ano seguinte. Com foco no acidente e seus desdobramentos, o enredo conta o esforço dos trabalhos do resgate, as questões políticas envolvidas em um caso de repercussão tão grande, o drama das famílias e as situações precárias em que viveram os homens presos na mina. Infelizmente, algumas decisões fazem com que a obra perca força, principalmente a escolha por atores estrangeiros e a decisão de fazer o filme todo em inglês, claramente com o objetivo de alcançar um público maior. Existe uma desconexão entre a aparência, os costumes e a língua dos personagens do filme com a realidade, o que causa muita estranheza. Apesar de ser um bom recurso para conhecer a história do que passaram aquelas pessoas, o longa-metragem não chega a convencer ou emocionar o público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s