Violeta Parra em cena do filme Violeta Se Fue a Los Cielos

Violeta Foi Para o Céu ★★★★☆

Título Original: Violeta Se Fue a Los Cielos
Ano: 2011
Direção: Andrés Wood
Elenco:  Francisca Gavilán, Christian Quevedo, Thomas Durand, Gabriela Aguilera, Roberto Farías, Marcial Tagle e Daniel Antivilo.

“A explosão deve ter sido ouvida de longe. Final drástico de todos os seus tormentos. Drástico. Como gostava ela das coisas. Através deste pequeno orifício, se foi a vida. E, com ela, os pássaros azuis e vermelhos, disse Atajualpa, meu velho mestre; já não lhe cabiam na alma. Por esse pequeno orifício entrou para a história. Lágrimas intermitentes e dois sentimentos. Alegria por sua libertação, tristeza por sua ausência que, pensei, definitiva. Erro, desde esse dia, sua presença não deixou de me acompanhar. Mãe fundadora de povoados, adiante de seu tempo, em permanente progresso e movimento. Os homens temiam essa força esmagadora com que transitou pela vida. Por essa razão, a postergaram, tramitavam e mentiam. Lhe bloqueavam o caminho com dificuldades porque era livre, ousada, valente. Insolente, certo, com aqueles que mereciam. Em minha memória está guardado, como um tesouro enterrado em outros tempos, o que quero contar. Simplesmente vivências e recordações. Momentos de privilégio da mão de minha mãe, enquanto filho homem. Apenas. As declarações de amor são válidas no momento em que são feitas. Estas são as minhas.”

Ángel Parra

Infância de Violeta Parra
Infância de Violeta Parra

O filme Violeta Se Fue a Los Cielos, dirigido pelo chileno Andrés Wood e lançado em 2011, se baseia no livro homônimo escrito pelo filho de Julieta Parra, Ángel. Assim como outras biografias, o longa-metragem acompanha a história da artista desde a sua infância, quando já apresentava tendências artísticas influenciadas pelos pais. Mas a história é mostrada de forma fluida, como lembranças, que vão hora ao final e hora ao começo de sua carreira, muitas vezes sem deixar muito clara a cronologia. Essa estrutura, juntamente com as histórias retratadas e a fotografia, geram cenas poéticas em que as imagens são acompanhadas pelas músicas interpretadas ou compostas pela cantora, mas também podem deixar o espectador confuso em alguns momentos pela dificuldade de estabelecer a passagem do tempo. Para amarrar a história, foram reencenados fragmentos de uma entrevista dada por Violeta a uma emissora de televisão argentina em 1962, poucos anos antes de morrer, onde mostra a sua inteligência e perspicácia e relembra os fatos vividos.

Francisca Gavilán como Violeta Parra
Francisca Gavilán como Violeta Parra

O grande destaque é, sem dúvida, a interpretação primorosa da atriz Francisca Gavilán, que interpreta a personagem principal e canta todas as músicas no filme. Um trabalho difícil, pois Violeta Parra era uma mulher forte, inconstante, apaixonada, rigorosa, alegre, amargurada. O filme inclui suas viagens pelo interior chileno em busca das populares canções chilenas, que se perderiam sem esse trabalho de pesquisa; a viagem com uma companhia circense, onde cantava com sua irmã, Hilda Parra; a ida até a Polônia comunista; sua estadia na França e a exposição e seus trabalhos no Louvre; seus casamentos e a morte de sua filha; a volta ao Chile e seu relacionamento com Gilbert Favre; e o fim de sua carreira e da sua vida.

O filme é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da história dessa mulher que é considerada a principal responsável pelo reconhecimento e renascimento da música folclórica chilena e latino-americana, em um estilo que ficou conhecido como nueva canción chilena. Também é interessante por mostrar várias locações do país de décadas atrás e passar por temas não apenas artísticos, mas também sociais e políticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s