Tag para mala Bon Voyage

Paris – Aéroport de Paris-Charles de Gaulle

O Aeroporto Charles de Gaulle (CDG) é a principal porta de entrada e saída dos voos internacionais na França. O nome é em referência a Charles de Gaulle, líder das forças francesas durante a Segunda Guerra Mundial e presidente do país entre os anos de 1959 a 1969. Se você vai viajar para Paris de Air France partindo do Brasil, seu voo irá descer nesse aeroporto. Ele também é a base principal da Delta Airlines na Europa.

Se você já quer chegar no aeroporto com um transfer reservado (caso você necessite de um carro maior ou adaptado para cadeira de rodas, por exemplo), ou se simplesmente preza pelo conforto, há várias opções online.

Reserva de transfer

Assim como em outras grandes cidades, o aeroporto está distante da parte central de Paris, uma decisão tomada devido à possibilidade de expansões futuras. É importante estar atento à localização do aeroporto para planejar bem a sua chegada, já que é preciso decidir que meio de transporte utilizar para ir até seu local de hospedagem na cidade. Sem esquecer da volta, quando é ainda mais importante pensar no trânsito para calcular bem o tempo de traslado entre Paris e o aeroporto e não correr o risco de perder seu voo.

Mapa do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle
Mapa do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle

Aliás, devido às proporções do Charles de Gaulle, também é necessário saber de qual terminal será feita a sua partida e levar em consideração o deslocamento dentro do próprio aeroporto. Além de não perder seu voo, você deve sempre se preocupar em identificar sua mala com informações como nome, endereço e telefone. Utilizando uma tag, você garante ainda que sua mala será facilmente identificada quando sair na esteira no seu local de destino, evitando que ocorram trocas com outros passageiros.

Terminal 1 do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle
Terminal 1 do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle

O planejamento e construção do aeroporto teve início em 1966, à época conhecido como Aéroport de Paris Nord. A abertura se deu em 1974, quando foi renomeado. Atualmente com mais de 30 km2 de área, o Charles de Gaulle possui três terminais. O Terminal 1 foi construído em forma de um polvo, com um prédio circular, onde estão os balcões de check-in e esteiras para restituição de bagagem. Cada andar desse prédio tem um propósito, sendo o primeiro para operações técnicas, o segundo com praça de alimentação, o terceiro com check-in, o quarto tem as lojas de duty-free, o quinto é reservado para a chegada dos passageiros e os restantes são escritórios e estacionamentos. Sete estruturas com portões de embarque são conectadas ao prédio principal através de passagens subterrâneas.

O Terminal 2, na verdade, consiste de vários terminais, nomeados de 2A a 2G, que são conectados por passagens internas. A exceção é o Terminal 2G, voltado para voos regionais, que possui acesso por ônibus. O Terminal 2F foi usado pela banda U2 como locação para a filmagem do clipe da música Beautiful Day, além da foto de capa do álbum All That You Can’t Leave Behind. O Terminal 3 fica a cerca de 1 km do Terminal 1 e não possui portões de embarque, sendo necessário pegar ônibus até as aeronaves. Para acessar o mapa de cada um dos terminais, acesse a página oficial.

24 comentários

  1. Nossa, achei bem interessante a minuciosa descrição de um aeroporto, conectando aspectos práticos e “arquitetônicos”. Fiquei imaginando que dá para usar informações daqui para ambientar uma história nesse aeroporto. Talvez até algo policial, em que o conhecimento desses aspectos seja essencial aos acontecimentos. Gostei! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Teofilo Tostes, você falando no tema policial me veio à memória algo que não é realmente policial mas inusitado. Você conhece a história de um iraniano que, ao chegar ao aeroporto Charles de Gaulle não conseguiu entrar na França e começou a morar dentro do terminal de passageiros? A história dele gerou um excelente filme com o ator Tom Hanks chamado “O Terminal”.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ótimas informações sobre o aeroporto de Paris! Meu filho já foi à Paris a serviço e quem sabe um dia eu também vá!! Gosto de viajar, mas por enquanto tenho viajado pelo nordeste.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cada aeroporto bonito por este mundo. E creio que será um diferencial cada vez mais empregado. Obras que reúnam praticidade, eficiência no serviços e somando-se a isso, o projeto arquitetônico ousado. Quanto será que tá uma coxinha neste aí de Paris? Abração.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Viajento, boa noite. No aeroporto de Zurique, dentro do terminal, tem um imenso supermercado chamado Migros, cujos preços são os mesmos em vigência no centro de Zurique, alguns preços até mais baratos. Mas a Suíça é outro planeta né? No Brasil os preços são assombrosamente altos dentro dos aeroportos, é um verdadeiro assalto.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sim, tem essa opção mais em conta! Mas mesmo no supermercado da Suíça se gasta bastante, principalmente se levarmos em conta o câmbio do real para o franco.

        Curtir

  4. Oiiii! Parabéns pelo post! me interessei bastante já que pretendo muito em breve viajar para a França.
    Muito interessante como nunca parei para pesquisar sobre o aeroporto de lá, obrigada pela dica!!
    Agora vou acompanhar mais os posts para pegar dicas pra minha próxima viagem!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta