Localização de Paris no Mapa Mundi

Paris – Geografia e clima

Paris cresceu em volta ao rio Sena, sendo a maior parte do seu terreno bastante plano – o ponto mais alto se encontra em Montmartre, com cerca de 130 metros acima do nível do mar. O Muro de Thiers foi erguido em volta da cidade foi entre 1841 e 1844 a mando do rei Luís Filipe com o intuito de proteger a cidade. Em 1860, as comunas que se encontravam no interior do muro foram anexadas a Paris. Com o avanço da escala da artilharia, a fortificação se tornou obsoleta e passou a ser destruída a partir de 1919. Depois disso, novas áreas passaram a fazer parte da cidade.

Divisão de Paris em arrondissements | Foto: The Promenader
Divisão de Paris em arrondissements | Foto: The Promenader

A cidade está dividida em vinte arrondissements, ou bairros, que são distribuídos em uma forma que lembra um caracol. A população elege os componentes do Conseil de Paris, composto por 163 membros – cada arrondissement tem um número de membros no conselho de acordo com a sua população. O conselho eleito escolhe, então, o prefeito – não necessariamente o mais votado pela população. Há pontos turísticos interessantes em várias dessas áreas, então é preciso rodar bastante a cidade. A boa notícia é que o sistema de metrô é muito bom, então o acesso é facilitado. A tabela abaixo mostra dados de 2015.

Médias mensais do clima de Paris

Temperatura
O inverno em Paris, entre dezembro e fevereiro, é frio e úmido. Quem visita a cidade nessa época do ano deve estar preparado para temperaturas próximas de zero. Dificilmente fica abaixo disso e neva durante o dia, mas pode acontecer. É a época mais barata e menos tumultuada para visitar a cidade.

A cidade se transforma na primavera a partir de março, quando os jardins e ruas são tomados pelas flores. A temperatura também fica mais agradável, chegando à casa dos 20 graus. As noite ainda podem ser geladinhas, então é bom sempre ter um casaco à mão. É a estação ideal para visitar os parques e jardins.

O verão é aproveitado pelos parisienses para dar o perdido e ir para outras cidades, principalmente em julho e agosto – período de férias. São espertos, já que a cidade é invadida por turistas, a temperatura média fica pelos 25°C e as filas (e os preços) das atrações, em geral, aumentam. Eu prefiro evitar os períodos de alta temporada.

No outono, o número de turistas diminui e a população em geral volta ao ritmo de vida normal depois das férias de verão. Os dias são mais frescos que nos meses anteriores, o que favorece passeios externos.

Duração do dia
No inverno os dias duram bem menos – amanhece mais tarde e anoitece cedo. Isso pode influenciar passeios externos e traz alterações no horário de funcionamento dos museus. Em compensação, passear por Paris a noite proporciona um novo olhar sobre a cidade com sua iluminação característica.

Dias de chuva e precipitações
Paris não tem uma grande variação de chuvas ao longo dos meses – em geral chove um a cada três ou quatro dias. Se você vai ficar poucos dias, é possível que pegue apenas sol ou dias com pouquíssima chuva, vai depender da sorte. A parte chata é quando está fazendo frio e fica caindo aquela chuvinha, principalmente nos passeios externos, e você molha o pé e quer morrer.


Resumo
Paris não é uma cidade de frio ou calor intenso, então dá para visitar o ano inteiro. Imagino que cada uma das estações tenha o seu charme, como já pude observar em outros lugares que visitei várias vezes. A Paris eu só fui em dezembro/janeiro e recomendo por ser uma época relativamente tranquila para os turistas, embora eu tenha pegado longas filas em algumas atrações (imagino como seria no verão). Se eu tivesse que optar por uma nova data para visitar a cidade, faria uma força para ir na primavera ou no outono.

2 comentários

Deixe uma resposta